Inclusão da Criança Com Autismo na Educação Infantil – Trabalhando a mediação pedagógica

R$62,00

ISBN 978-85-7854-234-4

Autora: Fernanda de Araújo Binatti Chiote

Formato: 14x21cm

148 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2013 / 4° edição – 2023

Resumo

Em “A Inclusão da Criança com Autismo na Educação Infantil”, a autora, no diálogo com os estudos de Vigotski, desloca o olhar de falta e limitações que o diagnóstico de Autismo muitas vezes impõe para olhar a criança que aprende e se desenvolve no meio social concreto. Toma como base a abordagem histórico-cultural e enfatiza os processos interativos que favorecem a participação da criança com Autismo no contexto da educação infantil.
O livro, a partir de um estudo de caso, busca romper com a ideia de que, no espaço da escola regular, os professores têm pouco a contribuir no desenvolvimento da criança com Autismo. Interessa-se pela mediação pedagógica, na intencionalidade e sistematização do trabalho docente, investindo para que essa criança participe das práticas cotidianas da educação infantil e delas se aproprie.

Descrição

Currículo da autora:

Fernanda de Araújo Binatti Chiote
Graduada em Pedagogia, com habilitação em Magistério da Educação Especial, pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005). Mestre em Educação pelo PPGE/UFES (2011). Atuou como professora de educação infantil (2006-2011). Atualmente é pedagoga pela Secretária de Estado de Educação do Espírito Santo. Membro do Grupo de Estudos sobre Autismo (GESA), do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial (NEESP) do Centro de Educação da UFES, tendo como interesse de estudo a escolarização e o desenvolvimento da criança com Autismo.

Sumário:

Para iniciar a conversa…………………………………………………………….. 9

Do diagnóstico à escolarização: ditos e feitos

sobre o Autismo infantil…………………………………………………………. 13

Olhando o desenvolvimento infantil e o Autismo

a partir da perspectiva histórico-cultural……………………………. 23

Como ocorre o desenvolvimento infantil?…………………… 25

Como ocorrem esses modos de interação

e de mediação?

Qual é o papel do outro e da linguagem

no desenvolvimento infantil?…………………………………………. 30

Pensando o desenvolvimento da criança com

Autismo………………………………………………………………………………. 36

Qual é o papel do professor no desenvolvimento

da criança com Autismo?……………………………………………………….. 43

A criança com Autismo na educação infantil:

(des)encontros, trabalho colaborativo e aposta

no sujeito para além do Autismo…………………………………………. 51

Os (des)encontros nos espaços e tempos

da educação infantil……………………………………………………………. 52

O trabalho colaborativo com as professoras……………….. 60

Uma aposta no sujeito para além do Autismo:

ampliando o olhar para Daniel………………………………………… 64

Adultos e crianças participam da inserção de Daniel

nos diferentes espaços e tempos

da educação infantil………………………………………………………. 74

Inserindo Daniel nos diferentes

espaços e tempos…………………………………………………………….. 77

Orientando Daniel nos diferentes espaços

e tempos: a colaboração de outras crianças……………….. 87

Brincando com Daniel…………………………………………………………….. 97

A mediação pedagógica na brincadeira

com Daniel…………………………………………………………………………. 102

A mediação e a inserção de Daniel na brincadeira

de faz de conta…………………………………………………………………. 123

Novas possibilidades de encontro com a criança

com Autismo na educação infantil………………………………………. 135

Referências……………………………………………………………………………….. 141

 

Informação adicional

Peso 0,200 kg
Dimensões 3 × 14 × 21 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?