Descrição
Currículo da autora:
Fernanda de Araújo Binatti Chiote
Graduada em Pedagogia, com habilitação em Magistério da Educação Especial, pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005). Mestre em Educação pelo PPGE/UFES (2011). Atuou como professora de educação infantil (2006-2011). Atualmente é pedagoga pela Secretária de Estado de Educação do Espírito Santo. Membro do Grupo de Estudos sobre Autismo (GESA), do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial (NEESP) do Centro de Educação da UFES, tendo como interesse de estudo a escolarização e o desenvolvimento da criança com Autismo.
Sumário:
Para iniciar a conversa…………………………………………………………….. 9
Do diagnóstico à escolarização: ditos e feitos
sobre o Autismo infantil…………………………………………………………. 13
Olhando o desenvolvimento infantil e o Autismo
a partir da perspectiva histórico-cultural……………………………. 23
Como ocorre o desenvolvimento infantil?…………………… 25
Como ocorrem esses modos de interação
e de mediação?
Qual é o papel do outro e da linguagem
no desenvolvimento infantil?…………………………………………. 30
Pensando o desenvolvimento da criança com
Autismo………………………………………………………………………………. 36
Qual é o papel do professor no desenvolvimento
da criança com Autismo?……………………………………………………….. 43
A criança com Autismo na educação infantil:
(des)encontros, trabalho colaborativo e aposta
no sujeito para além do Autismo…………………………………………. 51
Os (des)encontros nos espaços e tempos
da educação infantil……………………………………………………………. 52
O trabalho colaborativo com as professoras……………….. 60
Uma aposta no sujeito para além do Autismo:
ampliando o olhar para Daniel………………………………………… 64
Adultos e crianças participam da inserção de Daniel
nos diferentes espaços e tempos
da educação infantil………………………………………………………. 74
Inserindo Daniel nos diferentes
espaços e tempos…………………………………………………………….. 77
Orientando Daniel nos diferentes espaços
e tempos: a colaboração de outras crianças……………….. 87
Brincando com Daniel…………………………………………………………….. 97
A mediação pedagógica na brincadeira
com Daniel…………………………………………………………………………. 102
A mediação e a inserção de Daniel na brincadeira
de faz de conta…………………………………………………………………. 123
Novas possibilidades de encontro com a criança
com Autismo na educação infantil………………………………………. 135
Referências……………………………………………………………………………….. 141
Avaliações
Não há avaliações ainda.