Descrição
Fátima Alves
Fonoaudióloga. Psicomotricista. Socioterapeuta Ramain-Thiers. Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. Docente de Graduação e Pós-graduação de algumas Faculdades no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e João Pessoa. Coordenadora dos cursos de pós-graduação em Psicomotricidade, presencial, de Letramento e Alfabetização da AVM Educacional. Conselheira e ex-presidente da ABP (Associação Brasileira de Psicomotricidade). Autora e Coautora de livros da Wak Editora. Conferencista em eventos Nacionais e Internacionais de Educação. Autora, coordenadora, tutora e professora do curso: Para Entender a Síndrome de Down da Ofbox Educação Profissional.
Sumário
PREFÁCIO
Luiz Gustavo de Vasconcellos………………………………. 23
APRESENTAÇÃO
Fátima Alves………………………………………………….. 25
CAPÍTULO I
EDUCAÇÃO INFANTIL, PSICOMOTRICIDADE E LUDICIDADE: UMA REFLEXÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA
Andréia Dutra Escarião……………………………………… 33
CAPÍTULO II
A PSICOMOTRICIDADE NA
DEFICIÊNCIA VISUAL (DV)
Caroline Lago, Lucas Bragrança e Cristiana Crespo……… 49
CAPÍTULO III
REVISÃO SISTEMÁTICA DAS IMPLICAÇÕES
DA RELAÇÃO ENTRE A ALTERAÇÃO PROPRIOCEPTIVA, A INSUFICIÊNCIA DE CONVERGÊNCIA OCULAR (ICO), O TRANSTORNO NO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL (TPAC) E AS HABILIDADES COGNITIVAS NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA
Cristiane de Oliveira Vieira Souza…………………………. 69
CAPÍTULO IV
O PALCO CLÍNICO: A CRIAÇÃO DE MEMÓRIAS
E DE NOVOS SENTIDOS NA VELHICE EM UMA PERSPECTIVA PSICOMOTORA
Cristie de Moraes Campello e Katia Bizzo Schaefer………. 87
CAPÍTULO V
PSICOMOTRICIDADE NO COLETIVO:
UM DISPOSITIVO PARA A ANÁLISE CARTOGRÁFICA
Etelvina Maria França Soares……………………………….. 103
CAPÍTULO VI
VIRANDO DO AVESSO: A PSICOMOTRICIDADE AMPLIANDO OS HORIZONTES DA ESCOLA
Jocian Machado Bueno……………………………………… 119
CAPÍTULO VII
BRINCADEIRAS MUSICAIS, PSICOMOTRICIDADE E FUNÇÕES EXECUTIVAS
Junior Cadima e Yone Gouveia…………………………….. 141
CAPÍTULO VIII
O CORPO NÃO DITO
Movimentos corporais na formação da linguagem da criança –
a Psicomotricidade mediando as novas linguagens
Karenina Azevedo…………………………………………. 167
CAPÍTULO IX
PSICOMOTRICIDADE E TEA: RECONHECENDO
O EU E O OUTRO POR MEIO DO VÍNCULO
COM O CORPO E SUAS POSSIBILIDADES
Margarete Lima…………………………………………….. 181
CAPÍTULO X
A EDUCAÇÃO PSICOMOTORA E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL
Fátima Vasconcelos……………………………………….. 195
CAPÍTULO XI
PSICOMOTRICIDADE E SUA RELAÇÃO COM A LINGUAGEM ESCRITA
Mariângela Stampa………………………………………… 205
CAPÍTULO XII
A PORTA DA PSICOMOTRICIDADE
Michelle Rebello e Bruna Fonseca……………………… 221
CAPÍTULO XIII
SENTIR, VIVER E PERCEBER NO MEIO AQUÁTICO – O ENCONTRO DA NATAÇÃO COM
A PSICOMOTRICIDADE
Renata Rodrigues………………………………………….. 227
CAPÍTULO XIV
A INFLUÊNCIA DAS CRENÇAS PARENTAIS NO COMPORTAMENTO DOS PAIS DURANTE A SESSÃO
DE PSICOMOTRICIDADE PARA OS BEBÊS
Rossana Pugliese…………………………………………… 239
CAPÍTULO XV
COMO MELHORAR A IMAGEM CORPORAL DAS MULHERES MASTECTOMIZADAS COM A PSICOMOTRICIDADE
Samyra Figueira……………………………………………. 255
CAPÍTULO XVI
A ESPONTANEIDADE DUAL NA PRÁTICA
PSICOMOTORA AUCOUTURIER
Silvia Carné…………………………………………………. 267
CAPÍTULO XVII
O ELO ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E A PSICOMOTRICIDADE
Silvio Nunes e Tainá Aguiar…………………………….. 281
CAPÍTULO XVIII
EDUCAÇÃO FÍSICA E CRIANÇAS COM TEA: UMA EXPERIÊNCIA HOME CARE SOB O PRISMA DA PSICOMOTRICIDADE
Thiago Hallison Medeiros de Lima e
Ana Michele de Almeida Nascimento…………………. 301
CAPÍTULO XIX
A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
A ATUAÇÃO DO PROFESSOR EM DUAS ESCOLAS
DA CIDADE DE JOÃO PESSOA
Yone Gouveia e
Barbara Maria Machado de Lucena 317
Avaliações
Não há avaliações ainda.