Descrição
Fátima Alves
Fonoaudióloga. Psicomotricista. Socioterapeuta Ramain-Thiers. Mestre em Ensino de
Ciências da Saúde e do Ambiente. Docente de Graduação e Pós-graduação de
algumas Faculdades no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e João Pessoa. Conselheira
e ex-presidente da ABP (Associação Brasileira de Psicomotricidade). Autora e
coautora de livros da Wak Editora. Conferencista em eventos Nacionais e
Internacionais de Educação. Autora, coordenadora, tutora e professora do curso: Para
Entender a Síndrome de Down da Ofbox Educação Profissional.
Sumário
PREFÁCIO …………………………………………………………………….. 25
APRESENTAÇÃO ………………………………………………………….. 29
DEPOIMENTOS ……………………………………………………………. 39
CAPÍTULO I – A APRENDIZAGEM DA ROTINA PEDAGÓGICA EM DOIS PASSOS: CONSERVAÇÃO
EMOCIONAL E DESENVOLVIMENTO DE AUTONOMIA PARA AS CRIANÇAS COM TEA
Andreia Luana de Jesus Martins …………………………………… 43
CAPÍTULO II – FUNÇÕES EXECUTIVAS E CONTRIBUIÇÕES MOTORAS EM CRIANÇAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Cristiane Nery Martins ……………………………………………….. 51
CAPÍTULO III – ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Dayse Serra ………………………………………………………………. 63
CAPÍTULO IV – O USO DE PSICOFÁRMACOS É NECESSÁRIO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, QUANDO?
Emanoele Freitas ……………………………………………………….. 73
CAPÍTULO V – AUTISMO, ESCOLARIZAÇÃO E AFETIVIDADE
Eugênio Cunha …………………………………………………………. 83
CAPÍTULO VI – AFETIVIDADE GENUÍNA NO AUTISMO: UM CAMINHO E UMA CONEXÃO ALÉM DO ABRAÇO
Felipe Augusto de Lima Barbosa …………………………………… 93
CAPÍTULO VII – EXERCÍCIO FÍSICO NA PROMOÇÃO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA EM PESSOAS COM TEA E SEUS FAMILIARES
Carlos Eduardo Lima Monteiro ……………………………………. 99
CAPÍTULO VIII – A ESTRANHA DAS ESCOLAS TÍPICAS
Letícia Mariana …………………………………………………………. 105
CAPÍTULO IX – A INCLUSÃO DE DOIS AUTISTAS EM UMA ESCOLA REGULAR DE ENSINO MÉDIO PÓS-PANDEMIA E AFASTAMENTO SOCIAL
Michele Joia da Silva ………………………………………………….. 111
CAPÍTULO X – A IMPORTÂNCIA DO PSICOMOTRICISTA NA AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR NO TEA
Noboru Ito Júnior ……………………………………………………… 121
CAPÍTULO XI – ALTERAÇÕES MOTORAS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E BASES PSICOMOTORAS ENVOLVIDAS
Tarita Inoue Oliveira Garcia ………………………………………… 129
CAPÍTULO XII – A DISPONIBILIDADE PSICOMOTORA DAS FAMÍLIAS ATÍPICAS
Carla Carolina Signes, Kelly Aparecida de
Oliveira Araujo Muniz, Marília Serpa Quintanilha,
Marise Giesta de Azevedo Afonso, Natália da Silva Moraes,
Paula Taissun de Melo, Rose Wedekind,
Sabrina dos Santos Passos e Vanessa Torres de Oliveira …….. 149
CAPÍTULO XIII – TEA: O DIÁLOGO TÔNICO NO LÚDICO PSICOMOTOR
Valeria Priscila de Oliveira …………………………………………… 179
CAPÍTULO XIV – O IMPACTO POSITIVO DA ESTIMULAÇÃO PSICOMOTORA PRECOCE EM
CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TEA NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Vitor Aguiar ……………………………………………………………… 183
Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.
Avaliações
Não há avaliações ainda.