Guia de Autismo – O caminhar com os corações azuis

R$98,00

ISBN 978-85-7854-699-1

Organizadora: Fátima Alves

Formato: 17x24cm

216 páginas

Ano de publicação: 1º edição –  2025

Resumo

Existem obras literárias inspiradoras que são divisores de águas em nossas
vidas, esta com certeza é uma delas. O TEA afeta o comportamento da pessoa. Nesta
obra, você saberá que cada pessoa dentro do espectro desenvolve sintomas e
características variados, é de cada um, e irá depender de como é sua relação e
comportamento diante de cada situação. Ela se destina a estudiosos, a famílias, a
cuidadores, a pesquisadores e a todos aqueles que desejam aprofundar-se no tema.

“Ao explorar os capítulos desta nova obra, com a riqueza e
diversidade de cada autor, percebo o impacto positivo que ela
poderá ter na compreensão do TEA. A obra proporciona uma
linguagem acessível e direta, fundamentada em anos de estudos
e pesquisas, e certamente contribuirá para que muitas famílias e
escolas ampliem seus horizontes sobre o transtorno. O
conhecimento é uma ferramenta poderosa para aliviar dores,
dissipar culpas infundadas e abrir novos caminhos. Como mãe
de um jovem autista de 19 anos, que enfrentou grandes desafios
para encontrar atendimento especializado, entendo
profundamente a importância de buscar informações e soluções
para melhorar a qualidade de vida.” (Delma Ker, professora)

“Durante, aproximadamente, um ano de construção deste livro, Fátima Alves
não reuniu apenas bons profissionais, mas, muito mais que isso, reuniu
pessoas boas que se debruçaram em seus estudos, tecendo capítulos
incríveis para auxiliar os leitores em sua jornada.” (Eliana Ribeiro dos Santos,
professora)

Descrição

Fátima Alves
Fonoaudióloga. Psicomotricista. Socioterapeuta Ramain-Thiers. Mestre em Ensino de
Ciências da Saúde e do Ambiente. Docente de Graduação e Pós-graduação de
algumas Faculdades no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e João Pessoa. Conselheira
e ex-presidente da ABP (Associação Brasileira de Psicomotricidade). Autora e
coautora de livros da Wak Editora. Conferencista em eventos Nacionais e
Internacionais de Educação. Autora, coordenadora, tutora e professora do curso: Para
Entender a Síndrome de Down da Ofbox Educação Profissional.

 

Sumário
PREFÁCIO …………………………………………………………………….. 25
APRESENTAÇÃO ………………………………………………………….. 29
DEPOIMENTOS ……………………………………………………………. 39
CAPÍTULO I – A APRENDIZAGEM DA ROTINA PEDAGÓGICA EM DOIS PASSOS: CONSERVAÇÃO
EMOCIONAL E DESENVOLVIMENTO DE AUTONOMIA PARA AS CRIANÇAS COM TEA
Andreia Luana de Jesus Martins …………………………………… 43
CAPÍTULO II – FUNÇÕES EXECUTIVAS E CONTRIBUIÇÕES MOTORAS EM CRIANÇAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Cristiane Nery Martins ……………………………………………….. 51
CAPÍTULO III – ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Dayse Serra ………………………………………………………………. 63
CAPÍTULO IV – O USO DE PSICOFÁRMACOS É NECESSÁRIO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, QUANDO?
Emanoele Freitas ……………………………………………………….. 73
CAPÍTULO V – AUTISMO, ESCOLARIZAÇÃO E AFETIVIDADE
Eugênio Cunha …………………………………………………………. 83
CAPÍTULO VI – AFETIVIDADE GENUÍNA NO AUTISMO: UM CAMINHO E UMA CONEXÃO ALÉM DO ABRAÇO
Felipe Augusto de Lima Barbosa …………………………………… 93
CAPÍTULO VII – EXERCÍCIO FÍSICO NA PROMOÇÃO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA EM PESSOAS COM TEA E SEUS FAMILIARES
Carlos Eduardo Lima Monteiro ……………………………………. 99
CAPÍTULO VIII – A ESTRANHA DAS ESCOLAS TÍPICAS
Letícia Mariana …………………………………………………………. 105
CAPÍTULO IX – A INCLUSÃO DE DOIS AUTISTAS EM UMA ESCOLA REGULAR DE ENSINO MÉDIO PÓS-PANDEMIA E AFASTAMENTO SOCIAL
Michele Joia da Silva ………………………………………………….. 111
CAPÍTULO X – A IMPORTÂNCIA DO PSICOMOTRICISTA NA AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR NO TEA
Noboru Ito Júnior ……………………………………………………… 121
CAPÍTULO XI – ALTERAÇÕES MOTORAS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E BASES PSICOMOTORAS ENVOLVIDAS
Tarita Inoue Oliveira Garcia ………………………………………… 129
CAPÍTULO XII – A DISPONIBILIDADE PSICOMOTORA DAS FAMÍLIAS ATÍPICAS
Carla Carolina Signes, Kelly Aparecida de
Oliveira Araujo Muniz, Marília Serpa Quintanilha,
Marise Giesta de Azevedo Afonso, Natália da Silva Moraes,
Paula Taissun de Melo, Rose Wedekind,
Sabrina dos Santos Passos e Vanessa Torres de Oliveira …….. 149
CAPÍTULO XIII – TEA: O DIÁLOGO TÔNICO NO LÚDICO PSICOMOTOR
Valeria Priscila de Oliveira …………………………………………… 179
CAPÍTULO XIV – O IMPACTO POSITIVO DA ESTIMULAÇÃO PSICOMOTORA PRECOCE EM
CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TEA NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Vitor Aguiar ……………………………………………………………… 183

 

 

Informação adicional

Peso 0,400 kg
Dimensões 02 × 17 × 24 cm

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