Descrição
Currículo do autor:
Wolmer Ricardo Tavares é mestre em Educação e Sociedade. Especialista em Educação Ambiental e Patrimonial. Especialista em Análise de Negócios e Informação, especialista em Análise de Sistemas. Escritor, congressista, palestrante e professor universitário.
Para mais informações, acesse: www.wolmer.pro.br
Contatos:
E-mail: wolmertavares@gmail.com
Facebook: wolmertavares
URL: www.wolmer.pro.br
Sumário:
Introdução………………………………………………………….. 13
Informação: a gênese de tudo…………………………………… 15
Informação: questão de semântica………………………… 16
Conhecimento…………………………………………………… 18
Conhecimento crítico versus sabedoria convencional… 21
Oratória ………………………………………………………… 23
Comunicação e importância de uma língua ……………… 25
Inteligência e metodologia do desenvolvimento intelectual ……………………………….. 27
Teoria de gestalt ………………………………………………. 29
Inteligência emocional ……………………………………….. 32
Janela de johari e inteligência emocional ……………….. 36
Descartes e o método ………………………………………… 37
Simonides: método da memória …………………………….. 39
Coeficiente emocional (qe) e desenvolvimento do ser ……………………………………. 41
Mapeamento cognitivo ………………………………………. 46
Educação …………………………………………………………….. 51
Educação: um alicerce para mudanças ……………………. 51
Educação e política ……………………………………………. 52
Educação: transformando a realidade …………………… 54
Educação: um estudo errado? ……………………………… 57
Vontade ou necessidade? ……………………………………. 60
Do sujeito-objeto ao sujeito-ser ………………………….. 61
Neodiretividade da educação ……………………………….. 62
Educação: a humanização e a integralidade do homem …………………………………. 63
Educação e escuta pedagógica ……………………………… 66
Alfabetizado versus letrado ……………………………….. 68
A educação: do discurso ao diálogo ………………………. 71
Letramento: alavancando o desenvolvimento socioeconômico ………………………………………………… 73
Educação: do erro crasso ao paradoxo ………………….. 75
Educação: solução de problemas ………………………….. 78
Narciso acha feio o que não é espelho …………………… 81
Paideia: uma utopia? ………………………………………….. 82
Gestão pedagógica ………………………………………………… 85
Gestão pedagógica ……………………………………………. 85
Gestão pedagógica e planejamento estratégico ……………………………………………………… 87
O ambiente interno …………………………………………… 89
Gestão pedagógica: técnicas e ferramentas ……………. 91
Storytelling ……………………………………………………. 93
Confiabilidade humana ………………………………………. 94
Capital intelectual…………………………………………….. 95
Pdca ………………………………………………………………. 97
Crowdsourcing ………………………………………………… 99
Sensemaking …………………………………………………… 100
Inteligência competitiva ……………………………………. 101
Inteligência coletiva ………………………………………… 102
Qualidade de vida …………………………………………….. 103
Gestão escolar …………………………………………………… 107
Saindo do estrabismo da educação ………………………. 107
Projeto pedagógico: uma necessidade para sair da inércia ………………………………………….. 110
Gestão escolar ……………………………………………….. 113
Gestor e liderança …………………………………………… 117
Gestão e autonomia ………………………………………… 120
Gestão e disciplina …………………………………………… 121
Gestão escolar e contrato pedagógico ………………… 124
Contrato pedagógico ………………………………………. 126
Normas internas do processo disciplinar ………….. 126
Compete ao discente …………………………………….. 127
É vetado ao discente …………………………………….. 128
Sanções …………………………………………………….. 129
Aplicação das sanções ………………………………….. 132
Direitos do discente …………………………………….. 132
Normas gerais ……………………………………………. 132
Educador social e aprendizagem baseada no problema …………………………………………………… 135
Gestão e educação social ………………………………….. 138
Socialização …………………………………………………… 143
Gestão de pessoas versus educador ……………………… 145
Considerações…………………………………………………….. 163
Referências ………………………………………………………… 169
Anexos ……………………………………………………………… 179
Anexo i – estudo errado – gabriel pensador ………….. 179
Anexo ii – decreto-lei no. 477……………………………… 183
Anexo iii – a novidade ……………………………………….. 187
Anexo iv – a pressão do ensino …………………………………….189
Avaliações
Não há avaliações ainda.