Gestão Pedagógica – gerindo escolas para cidadania crítica

R$58,00

ISBN 978-85-7854-078-4

Autor: Wolmer Ricardo Tavares

Formato: 14x21cm

196 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2009

Resumo:

‘Gestão Pedagógica Gerindo Escolas para a Cidadania Crítica’ é um livro que mostra que a educação não é para ser padronizada e, tampouco, deve ser limitada a um simples compêndio a ser traduzido em plano de ação sem uma visão holística. Essa visão se faz mediante uma gestão pedagógica e escolar.

Descrição

Currículo do autor:

Wolmer Ricardo Tavares é mestre em Educação e Sociedade. Especialista em Educação Ambiental e Patrimonial. Especialista em Análise de Negócios e Informação, especialista em Análise de Sistemas. Escritor, congressista, palestrante e professor universitário.

Para mais informações, acesse: www.wolmer.pro.br

Contatos:

E-mail: wolmertavares@gmail.com

Facebook: wolmertavares

URL: www.wolmer.pro.br

 

Sumário:

Introdução………………………………………………………….. 13

Informação: a gênese de tudo…………………………………… 15

Informação: questão de semântica………………………… 16

Conhecimento…………………………………………………… 18

Conhecimento crítico versus sabedoria convencional… 21

Oratória ………………………………………………………… 23

Comunicação e importância de uma língua ……………… 25

Inteligência e metodologia do desenvolvimento intelectual ……………………………….. 27

Teoria de gestalt ………………………………………………. 29

Inteligência emocional ……………………………………….. 32

Janela de johari e inteligência emocional ……………….. 36

Descartes e o método ………………………………………… 37

Simonides: método da memória …………………………….. 39

Coeficiente emocional (qe) e desenvolvimento do ser ……………………………………. 41

Mapeamento cognitivo ………………………………………. 46

Educação …………………………………………………………….. 51

Educação: um alicerce para mudanças ……………………. 51

Educação e política ……………………………………………. 52

Educação: transformando a realidade …………………… 54

Educação: um estudo errado? ……………………………… 57

Vontade ou necessidade? ……………………………………. 60

Do sujeito-objeto ao sujeito-ser ………………………….. 61

Neodiretividade da educação ……………………………….. 62

Educação: a humanização e a integralidade do homem …………………………………. 63

Educação e escuta pedagógica ……………………………… 66

Alfabetizado versus letrado ……………………………….. 68

A educação: do discurso ao diálogo ………………………. 71

Letramento: alavancando o desenvolvimento socioeconômico ………………………………………………… 73

Educação: do erro crasso ao paradoxo ………………….. 75

Educação: solução de problemas ………………………….. 78

Narciso acha feio o que não é espelho …………………… 81

Paideia: uma utopia? ………………………………………….. 82

Gestão pedagógica ………………………………………………… 85

Gestão pedagógica ……………………………………………. 85

Gestão pedagógica e planejamento estratégico ……………………………………………………… 87

O ambiente interno …………………………………………… 89

Gestão pedagógica: técnicas e ferramentas ……………. 91

Storytelling ……………………………………………………. 93

Confiabilidade humana ………………………………………. 94

Capital intelectual…………………………………………….. 95

Pdca ………………………………………………………………. 97

Crowdsourcing ………………………………………………… 99

Sensemaking …………………………………………………… 100

Inteligência competitiva ……………………………………. 101

Inteligência coletiva ………………………………………… 102

Qualidade de vida …………………………………………….. 103

Gestão escolar …………………………………………………… 107

Saindo do estrabismo da educação ………………………. 107

Projeto pedagógico: uma necessidade para sair da inércia ………………………………………….. 110

Gestão escolar ……………………………………………….. 113

Gestor e liderança …………………………………………… 117

Gestão e autonomia ………………………………………… 120

Gestão e disciplina …………………………………………… 121

Gestão escolar e contrato pedagógico ………………… 124

Contrato pedagógico ………………………………………. 126

Normas internas do processo disciplinar ………….. 126

Compete ao discente …………………………………….. 127

É vetado ao discente …………………………………….. 128

Sanções …………………………………………………….. 129

Aplicação das sanções ………………………………….. 132

Direitos do discente …………………………………….. 132

Normas gerais ……………………………………………. 132

Educador social e aprendizagem baseada no problema …………………………………………………… 135

Gestão e educação social ………………………………….. 138

Socialização …………………………………………………… 143

Gestão de pessoas versus educador ……………………… 145

Considerações…………………………………………………….. 163

Referências ………………………………………………………… 169

Anexos ……………………………………………………………… 179

Anexo i – estudo errado – gabriel pensador ………….. 179

Anexo ii – decreto-lei no. 477……………………………… 183

Anexo iii – a novidade ……………………………………….. 187

Anexo iv – a pressão do ensino …………………………………….189

Informação adicional

Peso 0,250 kg
Dimensões 14 × 21 × 2 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?