Formação para o letramento – Contextos, práticas e atores

R$68,00

 ISBN 978-85-7854-281-8

Organizadora: Amélia Escotto do Amaral Ribeiro

Formato: 14x21cm

180 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2014

Resumo:

O presente livro tem como objetivo principal compartilhar reflexões a respeito da formação e dos saberes docentes, especialmente, daqueles relacionados à alfabetização. Saberes estes que vêm sendo retomados e reivindicados a partir do advento dos estudos e práticas decorrentes do letramento, no contexto escolar.

Tomando o contexto da prática como eixo estruturador da constituição das identidades e singularidades docentes, busca-se trazer à discussão elementos relacionados aos saberes docentes em alfabetização que emergem das vozes dos próprios professores alfabetizadores. Assume-se, assim, uma perspectiva integradora dos saberes docentes, expressos nas suas dimensões pedagógicas e prática, uma vez que são examinados aspectos que influenciam a prática pedagógica em alfabetização e que constituem a própria profissionalidade docente.

Categorias: , ,

Descrição

Currículo da organizadora:

Amélia Escotto do Amaral Ribeiro
Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro-Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. Atua na Licenciatura em Pedagogia, na Especialização em Organização Curricular na Educação Básica e no Mestrado em Educação, Comunicação e Cultura das Periferias Urbanas (UERJ/FEBF). Coordena o Grupo de Estudo “Letramento Escolar, Cultura e Sociedade”. Desenvolve pesquisas em alfabetização, formação de professores, letramento, gestão escolar e pedagogia empresarial. Autora dos livros: “Letramento: significados e tendências”, “Pedagogia Empresarial – atuação do pedagogo na empresa” e “Temas atuais em Pedagogia Empresarial”, todos publicados pela WAK Editora.

 

Sumário:

INTRODUÇÃO 

DE ALFABETIZAÇÃO A LETRAMENTO: AFINAL, O QUE HÁ NESSA GUINADA?
Kanavillil Rajagopalan
(Unicamp) 

O PROFESSOR FRENTE À ALFABETIZAÇÃO: ALGUMAS “PISTAS” PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Sonia Regina Mendes dos Santos
(UERJ) 

INVESTIGANDO AS IDENTIDADES DOCENTES EM CONTEXTOS DE TROCAS CULTURAIS
Marize Peixoto da Silva Figueiredo
(UERJ) 

PRÁTICAS DE LETRAMENTO ESCOLAR EM PERSPECTIVA INTEGRADORA: POR UM MEIO AMBIENTE LINGUÍSTICO-CULTURAL FAVORÁVEL À APRENDIZAGEM
Alexandre do Amaral Ribeiro
(UERJ) 

OS REGISTROS COMO REVELADORES DOS DESAFIOS DO FAZER DOCENTE EM ALFABETIZAÇÃO
Alessandra Ribeiro Baptista (UERJ/UNESA)
Amélia Escotto do Amaral Ribeiro (UERJ) 

RECUSAS E DESEJOS: O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ALGUNS DOS SENTIDOS PARA O TRABALHO COM CRIANÇAS
Messias Dieb
(UFC) 

LETRAMENTO ESCOLAR EM TEMPOS DE CONFUSÕES PEDAGÓGICAS: REFLEXÕES
Amélia Escotto do Amaral Ribeiro
(UERJ)

Informação adicional

Peso 0,250 kg
Dimensões 14 × 21 × 3 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?