Descrição
Currículo da organizadora:
Amélia Escotto do Amaral Ribeiro
Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro-Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. Atua na Licenciatura em Pedagogia, na Especialização em Organização Curricular na Educação Básica e no Mestrado em Educação, Comunicação e Cultura das Periferias Urbanas (UERJ/FEBF). Coordena o Grupo de Estudo “Letramento Escolar, Cultura e Sociedade”. Desenvolve pesquisas em alfabetização, formação de professores, letramento, gestão escolar e pedagogia empresarial. Autora dos livros: “Letramento: significados e tendências”, “Pedagogia Empresarial – atuação do pedagogo na empresa” e “Temas atuais em Pedagogia Empresarial”, todos publicados pela WAK Editora.
Sumário:
INTRODUÇÃO
DE ALFABETIZAÇÃO A LETRAMENTO: AFINAL, O QUE HÁ NESSA GUINADA?
Kanavillil Rajagopalan
(Unicamp)
O PROFESSOR FRENTE À ALFABETIZAÇÃO: ALGUMAS “PISTAS” PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Sonia Regina Mendes dos Santos
(UERJ)
INVESTIGANDO AS IDENTIDADES DOCENTES EM CONTEXTOS DE TROCAS CULTURAIS
Marize Peixoto da Silva Figueiredo
(UERJ)
PRÁTICAS DE LETRAMENTO ESCOLAR EM PERSPECTIVA INTEGRADORA: POR UM MEIO AMBIENTE LINGUÍSTICO-CULTURAL FAVORÁVEL À APRENDIZAGEM
Alexandre do Amaral Ribeiro
(UERJ)
OS REGISTROS COMO REVELADORES DOS DESAFIOS DO FAZER DOCENTE EM ALFABETIZAÇÃO
Alessandra Ribeiro Baptista (UERJ/UNESA)
Amélia Escotto do Amaral Ribeiro (UERJ)
RECUSAS E DESEJOS: O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ALGUNS DOS SENTIDOS PARA O TRABALHO COM CRIANÇAS
Messias Dieb
(UFC)
LETRAMENTO ESCOLAR EM TEMPOS DE CONFUSÕES PEDAGÓGICAS: REFLEXÕES
Amélia Escotto do Amaral Ribeiro
(UERJ)
Avaliações
Não há avaliações ainda.