Descrição
Currículo da Autora:
Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Santos (1989), graduação em Bacharelado em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), Pós-Graduação em Educação Brasileira pela UNISANTOS (1992), Especialização em Filosofia Clínica pelo Instituto Packter (1999) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Doutoranda em Filosofia na PUC-SP. Atualmente é professora de filosofia na Universidade Presbiteriana Mackenzie, professora titular do Curso de Especialização em Filosofia Clínica do Instituto Packter e dirige as atividades do Interseção – Instituto de Filosofia Clínica de São Paulo. É presidente da ANFIC – Associação Nacional de Filósofos Clínicos. É conselheira editorial da revista Filosofia, Ciência & Vida. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, filosofia da mente, filosofia clínica, lógica, teoria do conhecimento, filosofia da linguagem, saúde e bioética.
Sumário:
INTRODUÇÃO …………………………………………… 11
FILOSOFIA CLÍNICA: UM INSTRUMENTAL QUE PODE SER ÚTIL EM SALA DE AULA ………………. 17
O QUE FAZ A FILOSOFIA CLÍNICA? …………… 17
EXAMES CATEGORIAIS ……………………………. 26
ESTRUTURA DE PENSAMENTO …………………. 31
SUBMODOS ………………………………………….. 57
ESTREITANDO AS RELAÇÕES ENTRE FILOSOFIA CLÍNICA E EDUCAÇÃO …………….. 59
INTERSEÇÃO ………………………………………… 59
SEMIOSE……………………………………………… 71
SIGNIFICADO ……………………………………….. 78
EPISTEMOLOGIA …………………………………… 80
ARMADILHA CONCEITUAL ……………………….. 85
DIFICULDADES…………………………………………… 95
QUESTIONAMENTOS…………………………………… 101
O PAPEL DE UM FILÓSOFO CLÍNICO EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL………….. 105
PROPOSTA DE CONSULTORIA……………………… 111
SEM CONCLUIR, O DESAFIO É LANÇADO………. 123
REFERÊNCIAS…………………………………………….. 127
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