Filosofia Clínica e Educação – A atuação do filósofo no cotidiano escolar

R$62,00

 ISBN 978-85-88081-37-6

Autora: Monica Aiub

Formato: 14x21cm

132 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2005 / 2° edição – 2018

Resumo:

Construído a partir de pesquisas teóricas e práticas em ambas as atividades, o livro ´Filosofia Clínica e Educação´ volta-se, num primeiro momento, diretamente à sala de aula e ao trabalho do educador, apresentando a Filosofia Clínica como um instrumental de leitura e diagnóstico, que propiciará ao professor elementos auxiliares na pesquisa do material humano com o qual trabalha, culminando em caminhos para a escolha de materiais e metodologias adequados à sua realidade. Trata-se de uma proposta que não pretende receitas prontas, mas sim uma constante pesquisa de contextos e a construção de uma pedagogia singular. Num segundo momento, dirige-se a filósofos clínicos, apresentando uma proposta de consultoria filosófica na educação fundamentada nos procedimentos da clínica filosófica e, conseqüentemente, propondo uma nova área de atuação. Este livro possui uma dupla preocupação; evidenciar a possibilidade de atuação do filósofo clínico como consultor educacional e estabelecer relações que mostrem como o instrumental da Filosofia Clínica pode auxiliar os educadores em seu trabalho. Apresenta, passo a passo, como se dá o trabalho do filósofo clínico, mas sendo este um texto para professores, estabelece relações com a prática escolar, tentando, sempre que possível, descrever o trabalho clínico e suas possíveis aplicabilidades pedagógicas. O professor não resolverá problemas pessoais de seus alunos, das famílias destes, ou do grupo a que pertencem, mas poderá melhorar sua atuação, para que sua aula atenda as necessidades específicas de seus alunos e seu trabalho apresente bons resultados.

Categorias: ,

Descrição

Currículo da Autora:
Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Santos (1989), graduação em Bacharelado em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), Pós-Graduação em Educação Brasileira pela UNISANTOS (1992), Especialização em Filosofia Clínica pelo Instituto Packter (1999) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Doutoranda em Filosofia na PUC-SP. Atualmente é professora de filosofia na Universidade Presbiteriana Mackenzie, professora titular do Curso de Especialização em Filosofia Clínica do Instituto Packter e dirige as atividades do Interseção – Instituto de Filosofia Clínica de São Paulo. É presidente da ANFIC – Associação Nacional de Filósofos Clínicos. É conselheira editorial da revista Filosofia, Ciência & Vida. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, filosofia da mente, filosofia clínica, lógica, teoria do conhecimento, filosofia da linguagem, saúde e bioética.

Sumário:

INTRODUÇÃO …………………………………………… 11

FILOSOFIA CLÍNICA: UM INSTRUMENTAL QUE PODE SER ÚTIL EM SALA DE AULA ………………. 17

O QUE FAZ A FILOSOFIA CLÍNICA? …………… 17

EXAMES CATEGORIAIS ……………………………. 26

ESTRUTURA DE PENSAMENTO …………………. 31

SUBMODOS ………………………………………….. 57

ESTREITANDO AS RELAÇÕES ENTRE FILOSOFIA CLÍNICA E EDUCAÇÃO …………….. 59

INTERSEÇÃO ………………………………………… 59

SEMIOSE……………………………………………… 71

SIGNIFICADO ……………………………………….. 78

EPISTEMOLOGIA …………………………………… 80

ARMADILHA CONCEITUAL ……………………….. 85

DIFICULDADES…………………………………………… 95

QUESTIONAMENTOS…………………………………… 101

O PAPEL DE UM FILÓSOFO CLÍNICO EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL………….. 105

PROPOSTA DE CONSULTORIA……………………… 111

SEM CONCLUIR, O DESAFIO É LANÇADO………. 123

REFERÊNCIAS…………………………………………….. 127

Informação adicional

Peso 200 g
Dimensões 14 × 21 × 3 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?