Teoria e prática da Psicopedagogia Clínica

R$72,00

ISBN 978-85-7854-273-3

Autora: Lednalva Oliveira Cordeiro

Formato: 17x24cm

140 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2013

Resumo:

Este livro constitui-se em um rico material que enfoca aspectos fundamentais para a prática psicopedagógica na clínica com enfoque no diagnóstico diferencial, sistema de hipóteses, proposta psicopedagógica, dentre outros. Traz ainda a proposta de um fazer psicopedagógico na abordagem fenomenológica, por meio das práticas de estudos de casos clínicos, abordando temas que vão desde sexualidade, afetividade, família, TDAH, dislexia, fonoaudiologia até Arteterapia.

Aponta razões para a Psicopedagogia valer-se dos conhecimentos da Psicologia, Pedagogia, Neurologia, Fonoaudiologia, Psiquiatria e da Psicanálise, sem se deixar confundir, constituindo por fim em um convite ao estudo e à pesquisa para uma prática clínica mais eficiente.

Categoria:

Descrição

Currículo da autora:

Doutoranda em Psicologia (Universidade de Ciências Empresaryales y Sociales Argentina – AR). Bióloga. Psicopedagoga Institucional Clínica e Hospitalar. Especialista em Psicanálise Clínica. Técnica em Enfermagem, Contabilidade e Magistério, com estudos em Mediação de Conflitos Familiares, Arteterapia, Terapia de Casal e Grupos, PNL, Dificuldades de Aprendizagem com ênfase em Dislexia, TDAH. Consultoria Empresarial e Educacional. Conciliadora voluntária do CNJ – BA, Serrinha-BA. Participação e apresentação de trabalhos em Seminários, Congressos Nacionais e Internacionais. Palestrante, ministrante de cursos e autora de artigos e textos publicados na Revista Neurociências e Psicologia, webartigos.com.br e periódicos. Monitora de cursos na plataformawww.psicopegogavaleria.com.br. Associada à Associação Brasileira de Psicopedagogia, seção Bahia (ABPp-758), e Associação Brasileira de Dislexia (ABD-1332). Atua na clínica Psicopedagógica na Bahia. Desenvolve projetos e pesquisas no NECATI – Núcleo de Estudos Capacitação e Terapias Integradas. Cofundadora e membro do GAMDRF – Grupo de Apoio Psicanalítico a Mães com Dificuldades de Relacionamento com os Filhos (CEAAP).

Sumário:

PARTE I

Reflexões sobre a teoria psicopedagógica clínica

1- Compreendendo o que é a Psicopedagogia na clínica

2- Sobre o termo Psicopedagogia

3- Compreendendo o diagnóstico diferencial

4- Contribuições de áreas afins

5-Contribuições da abordagem Fenomenológica à clínica psicopedagógica

6- Psicopedagogia, Fenomenologia e subjetividade

7- Surgimento da Clínica Psicológica fenomenológica

8- Uma Perspectiva da Fenomenologia na Clínica Psicopedagóca – Filosofia existencial

9- O método fenomenológico na visão de Hurssel e Martin Heidegger

10- Destaque para a formação do psicopedagogo clínico

11- Psicopedagogia: teorias para prática

12- Um olhar psicopedagógico

13-O desenvolvimento moral segundo Piaget

14- Inteligências Múltiplas – Gardner

15-Psicopedagogia clínica em um viés Institucional – escola

16- O autoconceito no enfoque ontogênico

17- Psicopedagogia e o regulamento da profissão

Parte II

Reflexões da prática clínica psicopedagógica

Estudos de casos

18- Contribuições da Psicopedagogia no aprimoramento da sexualidade humana por meio da educação sexual no âmbito escola

19- Atuação da Psicopedagogia clínica e da família nas dificuldades de aprendizagem escolar

20- Dificuldades de aprendizagem, Dislexia: uma questão vários questionamentos

21- A importância da intervenção da Psicopedagogia clínica no diagnóstico de crianças com suspeita de TDAH

22- TDAH e a importância da ampliação do olhar do ensinante na comunicação com o aprendente

23- TDAH – A Escola e o processo de avaliação coerente – Psicopedagogia: Brincadeira é Coisa Séria!

24- Intervenção psicopedagógica, fonoaudiológica e Arteterapia na escola

Informação adicional

Peso 0,300 kg
Dimensões 17 × 24 × 3 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?