Educação Infantil sem o A E I O U – Práticas de leitura e escrita

R$58,00

ISBN 978-85-7854-687-8

Autoras: Cátia Cirlene Gomes de Oliveira e Josele Teixeira

Formato: 14x21cm

128 páginas

Ano de publicação: 1º edição –  2025

Resumo

Não é de hoje que todos nós, professores, já temos ciência de que algumas práticas pedagógicas há muito já deveriam ter sido superadas na Educação Infantil. Dentre essas, estão as atividades de prontidão (pontilhados para cobrir, desenhos prontos para colorir), preparatórias (ensino de letras e palavras) e antecipatórias (uso de cadernos, de cópias).

Atualmente, avançamos bastante nos estudos que envolvem as crianças e as infâncias e sabemos que elas são únicas e carregam histórias de vida e costumes de sua vida cotidiana e são afetadas (positiva e negativamente) pelos contextos sociais, familiares e econômicos em que vivem. Esses contextos não podem ser deixados de fora da escola. Devem ser, por ela, incorporados e ampliados, conforme aponta a Base Nacional Comum Curricular.

As autoras se conheceram na SME-Rio, na Gerência de Educação Infantil e, logo, descobriram que partilhavam os saberes relacionados à Alfabetização e Educação Infantil e, principalmente, a luta por disseminar práticas cotidianas de oralidade, leitura e escrita na Educação Infantil mais distanciadas das “abordagens tradicionais” e mais aproximadas das necessidades e possibilidades de crianças e professores. Desse encontro, nasceu este livro. Um livro que fala de Educação Infantil, que resgata sua trajetória histórica e que vai buscar a origem das “atividades mecanizadas” para mostrar por que elas precisam ser superadas e substituídas por práticas coerentes com as crianças e com as infâncias.

Descrição

Josele Teixeira

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pós-graduada em Administração e Supervisão Escolar. Pós-graduada em Psicopedagogia. Pós-graduada em Educação Especial e Educação Inclusiva. Pós-Graduada em Alfabetização, Leitura e Escrita. Atualmente integra a equipe da Gerência de Educação Infantil da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Professora da Universidade Santa Úrsula. Coordenadora Pedagógica do Instituto Ema e Beatriz Larraigoiti. Autora dos livros: “Avaliação Escolar: da Teoria à Prática”, “Avaliação inclusiva: a diversidade reconhecida e valorizada” e “Alfabetização: compartilhando teorias e práticas”. Ministra cursos e palestras em Ongs e Programas de Formação Continuada para os educadores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Alfabetização.

Cátia Cirlene Oliveira

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pós-graduada em Administração Escolar pela Universidade Cândido Mendes. Pós-Graduada em Alfabetização, Leitura e Escrita pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Cursando Pós-Doutorado na Universidade Federal de Pernambuco. Atuou como docente nas redes públicas estadual e municipal do Rio de Janeiro. Nesta última, atuou na Secretaria de Educação, na Gerência de Educação Infantil e na Formação de professores, gestores e coordenadores da Educação Infantil. Autora de material didático destinado ao uso pelas crianças da Educação Infantil da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro. Concentra suas pesquisas nas áreas de Currículo, Educação Infantil e Alfabetização

 

Sumário

 

PREFÁCIO ……………………………………………………………………………… 11

INTRODUÇÃO ……………………………………………………………………… 15

CAPÍTULO I – Alfabetização e

Educação Infantil: uma revisão histórica ……………………. 21

CAPÍTULO II – Vamos conversar sobre a pré-escola? ……………. 27

CAPÍTULO III – Diferentes concepções da Educação Infantil ….. 35

CAPÍTULO IV – Aprendizagem da leitura e escrita como processo discursivo ..49

CAPÍTULO V – Ampliação dasexperiências das crianças ……….. 63

CAPÍTULO VI – A leitura e escrita nas propostas cotidianas …………… 77

CAPÍTULO VII – A Literatura Infantil na primeira infância………… 89

A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental ………… 103

Equívocos a serem superados …………………………………… 119

PARA NÃO CONCLUIR ……………………………………………………….. 123

Informação adicional

Peso 0,200 kg
Dimensões 02 × 14 × 21 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?