Descrição
Josele Teixeira
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pós-graduada em Administração e Supervisão Escolar. Pós-graduada em Psicopedagogia. Pós-graduada em Educação Especial e Educação Inclusiva. Pós-Graduada em Alfabetização, Leitura e Escrita. Atualmente integra a equipe da Gerência de Educação Infantil da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Professora da Universidade Santa Úrsula. Coordenadora Pedagógica do Instituto Ema e Beatriz Larraigoiti. Autora dos livros: “Avaliação Escolar: da Teoria à Prática”, “Avaliação inclusiva: a diversidade reconhecida e valorizada” e “Alfabetização: compartilhando teorias e práticas”. Ministra cursos e palestras em Ongs e Programas de Formação Continuada para os educadores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Alfabetização.
Cátia Cirlene Oliveira
Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pós-graduada em Administração Escolar pela Universidade Cândido Mendes. Pós-Graduada em Alfabetização, Leitura e Escrita pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Cursando Pós-Doutorado na Universidade Federal de Pernambuco. Atuou como docente nas redes públicas estadual e municipal do Rio de Janeiro. Nesta última, atuou na Secretaria de Educação, na Gerência de Educação Infantil e na Formação de professores, gestores e coordenadores da Educação Infantil. Autora de material didático destinado ao uso pelas crianças da Educação Infantil da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro. Concentra suas pesquisas nas áreas de Currículo, Educação Infantil e Alfabetização
Sumário
PREFÁCIO ……………………………………………………………………………… 11
INTRODUÇÃO ……………………………………………………………………… 15
CAPÍTULO I – Alfabetização e
Educação Infantil: uma revisão histórica ……………………. 21
CAPÍTULO II – Vamos conversar sobre a pré-escola? ……………. 27
CAPÍTULO III – Diferentes concepções da Educação Infantil ….. 35
CAPÍTULO IV – Aprendizagem da leitura e escrita como processo discursivo ..49
CAPÍTULO V – Ampliação dasexperiências das crianças ……….. 63
CAPÍTULO VI – A leitura e escrita nas propostas cotidianas …………… 77
CAPÍTULO VII – A Literatura Infantil na primeira infância………… 89
A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental ………… 103
Equívocos a serem superados …………………………………… 119
PARA NÃO CONCLUIR ……………………………………………………….. 123
Avaliações
Não há avaliações ainda.