Educação de Jovens e Adultos – Reflexões a partir da prática
R$66,00
ISBN 978-85-7854-356-3
Organizadores: Jaqueline Luzia da Silva e Pedro Carlos Pereira
Formato: 14x21cm
180 páginas
Ano de publicação: 1º edição – 2015
Resumo:
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil tem trilhado um caminho de legitimação por parte das políticas públicas (legislações, diretrizes, programas, inserção nos sistemas públicos de ensino, financiamento, formação inicial e continuada de educadores etc.) e de reconhecimento social (atuação dos Fóruns de EJA e participação da sociedade civil). Este caminho tem apontado para o reconhecimento da educação como direito de todos e para uma educação que garanta, de fato, o acesso, a permanência e as aprendizagens significativas aos milhares de jovens, adultos e idosos que buscam a EJA, tanto na vertente da escolarização quanto em processos de aprendizagem ao longo da vida. Entretanto, muitos são os desafios que ainda se apresentam neste contexto e que requerem esforços de todos os sujeitos envolvidos na Educação de Jovens e Adultos. E, para o enfrentamento destes desafios, torna-se cada vez mais necessário, entre outras ações, refletir sobre a prática de educadores e educadoras que atuam na EJA.
Este livro nos convida a um olhar atento sobre as diferentes práticas vivenciadas pelos educadores da EJA que, ao produzirem seus textos, já realizaram reflexões sobre suas práticas educativas. Aqui são trazidos temas, como alfabetização, leitura, educação inclusiva, tecnologias da informação e da comunicação, educação física, educação matemática, educação prisional, entre outros. Esperamos que estas reflexões contribuam para novas reflexões por parte dos leitores e instiguem novas práticas que auxiliem nos processos de aprendizagem dos sujeitos da EJA.
Descrição
Currículo dos organizadores:
Jaqueline Luzia da Silva
Graduada em Ciências Sociais pela UFRJ, com licenciatura em Sociologia. Mestre em Educação pela UFRJ. Doutora em Educação pela PUC-Rio. Professora adjunta da Faculdade de Educação da UERJ. Autora do livro “Letramento: uma prática em busca da (re)leitura do mundo” e organizadora do livro “Orientação e Supervisão Educacional: reflexões sobre o fazer pedagógico”, ambos publicados pela Wak Editora.
Pedro Carlos Pereira
Doutor em Educação Matemática pela PUC – SP. Professor adjunto e coordenador do Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Departamento de Matemática – ICE da UFRRJ. Tutor do Programa de Educação Tutorial – Matemática e Meio Ambiente.
Sumário:
Apresentação |
Educação de Jovens e Adultos: contribuições para a alfabetização
Jaqueline Luzia da Silva |
O ato de ler na Educação de Jovens e Adultos
Solange Freitas da Mota |
A Educação de Jovens e Adultos e a Educação Inclusiva: desafios e possibilidades
Katia Regina das Chagas Moura |
EJA e a Tecnologia da Informação e da Comunicação: grandes possibilidades
Hérica Ferreira dos Santos Marinate |
Educação Física no ensino noturno: a construção dos sentidos em jogo
Giane Moreira dos Santos Pereira |
A Educopédia como ferramenta para o processo de ensino aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos da cidade do Rio de Janeiro
Márcia Roberto da Silva |
Conversando sobre o multiculturalismo e a Educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos
Pedro Carlos Pereira |
Construindo saberes: a EJA na prisão e as possibilidades de múltiplas aprendizagens
Janaína de Azevedo Corenza
Marcelo Coimbra Biar |
Territorialidade, negritude e cultura imaterial no Brasil: possibilidades de abordagem
Pedro Carlos Pereira
Rafael dos Santos |
Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.
Avaliações
Não há avaliações ainda.