Formação de Professores na Educação de Jovens e Adultos – Temas em debate

R$98,00

ISBN 978-85-7854-513-0

Organizadora: Jaqueline Luzia da Silva

Formato: 14x21cm

388 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2020

Resumo

A atuação na Educação de Jovens e Adultos tem enfrentado grandes desafios em todo o país. As taxas de analfabetismo e baixa escolarização da população, o pouco financiamento e a ausência de políticas públicas voltadas para os sujeitos jovens e adultos pouco escolarizados se refletem também no baixo investimento na formação docente para esta área. Como a formação para a maioria dos educadores da EJA ocorre ao mesmo tempo que se dá a atuação em sala de aula, como formação continuada e não formação inicial, seus saberes profissionais se constituem no próprio contexto de ação. Assim, os cursos são espaços privilegiados de trocas, aprendizagens, construção de planejamentos etc. Por isso, necessitam fomentar a busca de estudos, pesquisas e outras práticas para o aprimoramento da ação educativa. Trabalhar com a formação de professores da EJA requer também uma análise política das condições em que se encontram as escolas dentro dos sistemas, tanto sociais quanto materiais.

Este livro nos convida a compreender a EJA como o espaço da formação, por isso traz alguns temas importantes, a partir da realidade e da diversidade dos sujeitos. Os conteúdos abordados partem da necessidade de trazer essa diversidade para o debate e a reflexão, discutindo as especificidades dos sujeitos atendidos, suas necessidades de aprendizagem, reconhecendo-os como sujeitos de direitos.

Descrição

Jaqueline Luzia da Silva

Graduada em Ciências Sociais pela UFRJ, com licenciatura em Sociologia. Mestre em Educação pela UFRJ. Doutora em Educação pela PUC-Rio. Professora adjunta da Faculdade de Educação da UERJ, onde atua na Graduação do Curso de Pedagogia e coordena o Projeto de Extensão “Desafios e possibilidades atuais na Alfabetização de Jovens e Adultos”. Autora do livro “Letramento: uma prática em busca da (re)leitura do mundo” e organizadora dos livros “Educação de Jovens e Adultos: reflexões a partir da prática” (com Pedro Carlos Pereira) e “Orientação e Supervisão Educacional: reflexões sobre o fazer pedagógico”, publicados pela Wak Editora.

 

Sumário

Apresentação                                                      19

SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:

QUEM SÃO ESTES ATUALMENTE?                        29

Jaqueline Luzia da Silva

PESQUISA E LEITURA: CONTRIBUIÇÕES PARA A

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

ALFABETIZADORES                                                57

Márcia Cabral da Silva

A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:

PRINCÍPIOS DIDÁTICOS DO TRABALHO

PEDAGÓGICO                                                                       87

Paula da Silva Vidal Cid Lopes

FORMAÇÃO DE LEITORES NA EJA:

AS CONTRIBUIÇÕES DA SALA DE LEITURA

PARA A ALFABETIZAÇÃO                                       105

Solange Freitas da Mota

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O FAZER

PEDAGÓGICO                                                                       125

Jaqueline Luzia da Silva

RELAÇÕES RACIAIS E OS ESTUDANTES DA EJA:

DESDOBRANDO A LEI n.º 10.639/2003             149

Janaína de Azevedo Corenza

ALUNOS EM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E EM

CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS.

QUAL QUESTÃO?                                                     169

Giane Moreira dos Santos Pereira

ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E

COMUNICAÇÃO (TICs)                                            195

Hérica Ferreira dos Santos Marinate

ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E ENSINO DE

HUMANIDADES PARA JOVENS, ADULTOS

E IDOSOS                                                                  213

José Carlos Lima de Souza

A CONTRIBUIÇÃO DO TEATRO NO PROCESSO DE

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE JOVENS,

ADULTOS E IDOSOS: UMA EXPERIÊNCIA DE

FORMAÇÃO DOCENTE                                            233

Carlos Soares Barbosa

André Luís de Moura Pessôa

QUESTÕES DE GÊNERO NA EJA:

ALGUMAS REFLEXÕES                                           257

Ana Patrícia da Silva

A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: FUNDAMENTOS, PRINCÍPIOS E PERCEPÇÕES           277

Erika Souza Leme

Michele Pereira de Souza da Fonseca

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ALFABETIZAÇÃO

DE JOVENS E ADULTOS                                          295

Katia Regina das Chagas Moura

A AFETIVIDADE COMO ELEMENTO ESSENCIAL PARA

A APRENDIZAGEM DE SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA

NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS               325

Severina Pereira de Lima Bragante

NÃO PODIA SER SÓ MAIS UM SILVA                    363

Leonardo da Costa Ferreira

ACOLHIMENTO COMO MEDIADOR DA

INCLUSÃO PEDAGÓGICA                                        379

Vanessa Santana Caetano

 

Informação adicional

Peso 500 g
Dimensões 14 × 21 × 3 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?