Descrição
Currículo dos organizadores:
SATURNINO DE LA TORRE
Catedrático emérito de Didática na Universidade de Barcelona. Promotor e impulsor do Seminário de Cinema Formativo, da Rede Internacional de Criatividade, Associação para a Criatividade, Rede Internacional de escolas criativas, Comunidade de Ciência com consciência para a Mudança. Coordenador de diversos Projetos internacionais de investigação, como ERAIEC, REDFUT, ADESTE. Entre suas mais recentes publicações em colaboração, cabe destacar Sentipensar; Dialogando com a criatividade Compreender a avaliar a criatividade; Transdisciplinaridade e ecoformação; Estratégias didáticas em sala de aula; Educar com outra consciência; Como pesquisar em educação com outro olhar. Tem publicado mais de 40 livros de conteúdo criativo e didático. www.ub.es/sentipensar
MARIA ANTONIO PUJOL MAURA
Doutora em Filosofia e CCEE. Professora titular de Didática da Universidade de Barcelona. A atividade de ensino e pesquisa é realizada com base nas estratégias no âmbito da Didática, tanto com ênfase na formação inicial como na aprendizagem continuada. Suas pesquisas, conferências e publicações importantes se concentram nas propostas educacionais, estratégias e inovações curriculares para aprendizagem precoce. Coordenadora do Grupo de Pesquisa, Ensino e Aconselhamento Didático (GIAD-UB) e o Seminário da Transdisciplinaridade e Educação. Compartilha com Saturnino de la Torre a coordenação de vários trabalhos a respeito de ações sobre pesquisa em educação sob o olhar transdisciplinar.
MARIA CÂNDIDA MORAES
Doutora em Educação pela PUC/SP. Professora de Pós-Graduação em Educação (Currículo) da PUC/SP. Professora e pesquisadora na UCB/Brasília. Coordenadora de Redes e Projetos internacionais de pesquisa. Criadora do grupo de investigação ECOTRANSD/CNPq. Professora visitante da Universidade de Barcelona. Membro do grupo GIAD-UB. Entre suas publicações, cabe destacar O paradigma emergente (13ª edição); Educar na biologia do Amor e da Solidariedade; Sentipensar; Paradigma ecossistémico; Ecologia dos saberes. Sua linha de pensamento sobre a Complexidade e transdisciplinaridade tem marcado numerosos pesquisadores. www.ecotransd.com.br.
Sumário:
Introdução – A educação que queremos.
Saturnino De la Torre, Maria Antônia Pujol e Maria Cândida Moraes
- Carta da Transdisciplinaridade (1994). Lima de Freitas, Edgar Morin e Basarab Nicolescu.
- Declaração de Locarno (1997).
Michel Camus e Basarab Nicolescu
- Declaração de Zurique (2000)
- Mensagem de Vila Velha (Vitória, 2005)
Américo Sommerman, Maria F de Mello e Vitória M. de Barros (Eds)
- Declaração de Barcelona: transdisciplinaridade e educação. Barcelona (2006) Gabriel Sanz e Saturnino de la Torre
5.1 Princípios teórico-epistemológicos
5.2 Princípios estratégicos e didáticos
5.3 Participantes no debate
- Decálogo sobre Transdisciplinaridade e Ecoformação. Barcelona (2007). Saturnino de la Torre, Mª Cândida. Moraes, José Tejada e Mª Antônia Pujol
6.1 Justificativa
6.2 Pressupostos e princípios
6.3 Síntese: transdisciplinaridade e ecoformação
6.4 Referências
6.5 Participantes no debate
- Uma universidade para o século XXI. Orientações para a concepção de novos currículos no EEES. Madri (2008). Maria Luisa Sevillano.
Antonio Medina, S. de la Torre e outros
7.1 Fundamentação dos novos currículos
7.2 De conteúdos a competências e valores
7.3 Estratégias organizacionais
7.4 As TICs e os recursos didáticos
7.5 Inovação e avaliação
7.6 Sistema metodológico
7.7 Ensino universitário
7.8 Participantes do debate
- AberturaIIICongresso Internacional sobre Transdisciplinaridade, Complexidade e Ecoformaçao. Maria Cândida. Moraes (2008)
- Considerações e propostas do Fórum INCREA 2010
9.1 Caracterização do encontro
9.2 Conclusões
9.3 Participantes no debate
- Contribuições e conclusões do II Fórum INCREA (2010). José Tejada Fernández
10.1 Nível conceitual
10.2 Ambiente vivencial
10.3 Participantes no debate
- Ata de criação da comunidade Ciência Com Conciência para a Mudança (CCC)
- Modelo pedagógico e complexidade.
Alicia Montesdeoca. UNESCO, Madri e Grupo Portia
12.1 Bases teóricas para a mudança educacional
12.5 Conclusões
12.6 Participantes do debate
- Manifesto para a criação de um modelo pedagógico integral. Alicia Montesdeoca e Grupo Portia
13.1 Considerações
13.2 Requisitos
13.3 Uma nova perspectiva sobre o sujeito da educação
13.4 Qualidades do novo paradigma pedagógico
13.5 Participantes na redação do documento
- Bibliografia sobre complexidade, transciplinaridade e consciência
- Biografia dos principais mentores dos documentos
R$52,00
Este produto foi adicionado em nosso catálogo em terça 05 novembro, 2013. |
Avaliações
Não há avaliações ainda.