Documentos para transformar a Educação – Um olhar complexo e transdisciplinar

R$70,00

ISBN 978-85-7854-254-2

Organizadores: Saturnino de La Torre, Maria Antônia Pujol e Maria Cândida Moraes

Formato: 17x24cm

160 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2013

Resumo:

Neste livro, estão contidas pérolas. Documentos essenciais para transformar a educação.

Que educação queremos para o presente e o futuro? Que futuro queremos?  O futuro e a educação que queremos dependerá dos saberes e dos valores que semearmos no presente. As sementes de hoje frutificarão amanhã.

Os documentos aqui reunidos foram elaborados pelo grupo GIAD em congressos e conferências internacionais nos quais estavam reunidos, além de educadores de todo o mundo, os principais filósofos e pensadores da educação, como Edgar Morin, Basarab Nicolescu, Maria Cândida Moraes, Saturnino de la Torre, Maria Antônio Pujol, entre outros. São tesouros que devem ser lidos, estudados por todos os educadores brasileiros. Pérolas que jamais envelhecerão, pois têm e terão cada vez mais valor para quem é um verdadeiro educador.

Descrição

Currículo dos organizadores:

SATURNINO DE LA TORRE

Catedrático emérito de Didática na Universidade de Barcelona. Promotor e impulsor do Seminário de Cinema Formativo, da Rede Internacional de Criatividade, Associação para a Criatividade, Rede Internacional de escolas criativas, Comunidade de Ciência com consciência para a Mudança. Coordenador de diversos Projetos internacionais de investigação, como ERAIEC, REDFUT, ADESTE. Entre suas mais recentes publicações em colaboração, cabe destacar SentipensarDialogando com a criatividade Compreender a avaliar a criatividade; Transdisciplinaridade e ecoformação; Estratégias didáticas em sala de aula; Educar com outra consciência; Como pesquisar em educação com outro olhar. Tem publicado mais de 40 livros de conteúdo criativo e didático. www.ub.es/sentipensar

MARIA ANTONIO PUJOL MAURA

 Doutora em Filosofia e CCEE. Professora titular de Didática da Universidade de Barcelona. A atividade de ensino e pesquisa é realizada com base nas estratégias no âmbito da Didática, tanto com ênfase na formação inicial como na aprendizagem continuada. Suas pesquisas, conferências e publicações importantes se concentram nas propostas educacionais, estratégias e inovações curriculares para aprendizagem precoce. Coordenadora do Grupo de Pesquisa, Ensino e Aconselhamento Didático (GIAD-UB) e o Seminário da Transdisciplinaridade e Educação. Compartilha com Saturnino de la Torre a coordenação de vários trabalhos a respeito de ações sobre pesquisa em educação sob o olhar transdisciplinar.

MARIA CÂNDIDA MORAES

Doutora em Educação pela PUC/SP. Professora de Pós-Graduação em Educação (Currículo) da PUC/SP. Professora e pesquisadora na UCB/Brasília. Coordenadora de Redes e Projetos internacionais de pesquisa. Criadora do grupo de investigação ECOTRANSD/CNPq. Professora visitante da Universidade de Barcelona. Membro do grupo GIAD-UB. Entre suas publicações, cabe destacar O paradigma emergente (13ª edição); Educar na biologia do Amor e da SolidariedadeSentipensarParadigma ecossistémico; Ecologia dos saberes. Sua linha de pensamento sobre a Complexidade e transdisciplinaridade tem marcado numerosos pesquisadores. www.ecotransd.com.br.

 

Sumário:

Introdução – A educação que queremos.

Saturnino De la Torre, Maria Antônia Pujol e Maria Cândida Moraes

  1. Carta da Transdisciplinaridade (1994). Lima de Freitas, Edgar Morin e Basarab Nicolescu.
  1. Declaração de Locarno (1997).

Michel Camus e Basarab Nicolescu

  1. Declaração de Zurique (2000)
  1. Mensagem de Vila Velha (Vitória, 2005)

Américo Sommerman, Maria F de Mello e Vitória M. de Barros (Eds)

  1. Declaração de Barcelona: transdisciplinaridade e educação. Barcelona (2006) Gabriel Sanz e Saturnino de la Torre

5.1 Princípios teórico-epistemológicos

5.2 Princípios estratégicos e didáticos

5.3 Participantes no debate

  1. Decálogo sobre Transdisciplinaridade e Ecoformação. Barcelona (2007). Saturnino de la Torre, Mª Cândida. Moraes, José Tejada e Mª Antônia Pujol

6.1 Justificativa

6.2 Pressupostos e princípios

6.3 Síntese: transdisciplinaridade e ecoformação

6.4 Referências

6.5 Participantes no debate

  1. Uma universidade para o século XXI. Orientações para a concepção de novos currículos no EEES. Madri (2008). Maria Luisa Sevillano.

Antonio Medina, S. de la Torre e outros

7.1 Fundamentação dos novos currículos

7.2 De conteúdos a competências e valores

7.3 Estratégias organizacionais

7.4 As TICs e os recursos didáticos

7.5 Inovação e avaliação

7.6 Sistema metodológico

7.7 Ensino universitário

7.8 Participantes do debate

  1. AberturaIIICongresso Internacional sobre Transdisciplinaridade, Complexidade e Ecoformaçao. Maria Cândida. Moraes (2008)
  1. Considerações e propostas do Fórum INCREA 2010

9.1 Caracterização do encontro

9.2 Conclusões

9.3 Participantes no debate

  1. Contribuições e conclusões do II Fórum INCREA (2010). José Tejada Fernández

10.1 Nível conceitual

10.2 Ambiente vivencial

10.3 Participantes no debate

  1. Ata de criação da comunidade Ciência Com Conciência para a Mudança (CCC)
  1. Modelo pedagógico e complexidade.

Alicia Montesdeoca. UNESCO, Madri e Grupo Portia

12.1 Bases teóricas para a mudança educacional

12.5 Conclusões

12.6 Participantes do debate

  1. Manifesto para a criação de um modelo pedagógico integral. Alicia Montesdeoca e Grupo Portia

13.1 Considerações

13.2 Requisitos

13.3 Uma nova perspectiva sobre o sujeito da educação

13.4 Qualidades do novo paradigma pedagógico

13.5 Participantes na redação do documento

  1. Bibliografia sobre complexidade, transciplinaridade e consciência
  1. Biografia dos principais mentores dos documentos

R$52,00

 

Este produto foi adicionado em nosso catálogo em terça 05 novembro, 2013.

Informação adicional

Peso 0,300 kg
Dimensões 17 × 24 × 2 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?