Descrição
Currículo das organizadoras:
Luciana Mendonça Alves
Fonoaudióloga. Pós-doutora em Linguística pelo Laboratoire Parole et Langage – França. Doutora e mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Especialista em Linguagem e Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Professora adjunta do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG. Colaboradora do Laboratório de Estudos dos Transtornos da Aprendizagem (LETRA) do HC – UFMG.
Renata Mousinho
Fonoaudióloga. Doutora e mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Estágio pós-doutoral em Psicologia, UFRJ. Especializada em Psicomotricidade pelo ISRP – Paris. Especializada em Educação Inclusiva pela UGF. Professora associada da Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Projeto ELO: escrita, leitura e oralidade.
Simone Aparecida Capellini
Professora livre-docente do Departamento de Fonoaudiologia e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/UNESP – Marlia – SP. Coordenadora do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem (LIDA). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
SUMÁRIO
Prefácio
Apresentação
— Capítulo 1 —
Leitura, processamento visual e dislexia
Luciana Mendes, Renata Mousinho, Marcus Maia
— Capítulo 2 —
O modelo optométrico comportamental do processamento visual
Fernando Nassif
— Capítulo 3 —
Processamento viso-atencional em escolares com dislexia do desenvolvimento
Giseli Donadon Germano e Simone Aparecida Capellini
— Capítulo 4 —
Dislexia ao longo da vida: perfil de leitura, escrita e consciência fonológica em disléxicos adultos brasileiros
Sônia Maria Pallaoro Moojen, Ana Bassôa, Hosana Alves Gonçalves, Emílio Sánchez Miguel
— Capítulo 5 —
Parâmetros prosódicos na leitura de adultos com e sem diagnóstico de dislexia
Luciana Mendonça Alves, Sônia Maria Pallaoro Moojen, Ana Luiza Navas, Letícia Correa Celeste
dislexia
— Capítulo 6 —
LEPIC® – software de análise da leitura
Luciana Mendonça Alves, Felipe Santiago Martins Coimbra de Melo, Letícia Correa Celeste
— Capítulo 7 —
Habilidades Preditoras para a Compreensão de Leitura
Renata Mousinho, Silvia Brilhante, Fernanda Mesquita
— Capítulo 8 —
Temas em fluência e compreensão de leitura
Vera Lúcia Orlandi Cunha e Adriana de Souza Batista Kida
— Capítulo 9 —
Na Teoria, a Prática é Outra: Intervenção Psicoeducacional no Modelo de Resposta à Intervenção
Luciana M. Castrillon
— Capítulo 10 —
Intervenção em dislexia
Cíntia Alves Salgado Azoni
— Capítulo 11 —
Desenvolvendo habilidades cognitivas e linguísticas para o aprendizado da leitura e da escrita em contextos clínicos e educacionais: novas propostas metodológicas
Jaime Zorzi
— Capítulo 12 —
A importância da autorregulação na escrita ortograficamente correta: proposta de intervenção
Flávia Benevides Foz, Márcia Oliveira Soligo
— Capítulo 13 —
Estratégias e Programa de Fluência de Leitura para Escolares: HELPS-PB
Maíra Anelli Martins e Simone Aparecida Capellini
dislexia
— Capítulo 14 —
Programa fonoaudiológico de intervenção multissensorial: impacto na leitura de escolares com dislexia
Alexandra Beatriz Portes de Cerqueira César e Simone Aparecida Capellini
— Capítulo 15 —
Diagnóstico e intervenção em discalculia do desenvolvimento
Flávia Heloísa Dos Santos
— Capítulo 16 —
Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
Cláudia Machado Siqueira, Juliana Flores, Débora Fraga Lodi, Juliana Drumond Aguiar, Maria do Carmo Mangelli Ferreira, Luciana Mendonça Alves
— Capítulo 17 —
Explicando leitura e escrita de palavras desconhecidas: Do Modelo de Duplo Processo ao Modelo Conexionista Monergista
Fernando Capovilla
dislexia
Avaliações
Não há avaliações ainda.