Dificuldades de Aprendizagem – Abordagem neuropsicopedagógica

R$256,00

 ISBN 978-85-7854-354-9

Autor: Vitor da Fonseca

Formato: 21x28cm

540 páginas

Ano de publicação: 5º edição – 2016

Resumo:

O livro explora as temáticas e os tópicos mais relevantes da teoria e da prática das Dificuldades de Aprendizagem (DA) que ocorrem principalmente na criança e no adolescente. Nele são apresentados os fundamentos históricos e epistemológicos, desde os pioneiros até os investigadores mais credenciados da atualidade, ao mesmo tempo que é abordada a análise contextual e sociocultural da aprendizagem, sem esquecer a evidência dos dados da genética e da neuropsicologia e a importância dos estudos da sua etiologia, epidemiologia, definição e taxonomia.

Trata-se de uma abordagem inovadora que apresenta novos capítulos em relação à edição anterior, dos quais se destacam as bases neuropsicopedagógicas da aprendizagem humana, não verbal, verbal e quantitativa e um estudo mais aprofundado da dislexia, uma espécie de “mito da classe média”, que tem atravessado todo o sistema escolar e gerado uma inesperada confusão em pais, professores, médicos, psicólogos, psicopedagogos, reeducadores, terapeutas e demais profissionais.

A questão das DA é apresentada, não só em uma perspectiva de dissonância e disrupção do processo ensino-aprendizagem mas também em uma reflexão crítica sobre o  baixo rendimento escolar e o insucesso escolar de muitas crianças e jovens que apresentam diferenças na aprendizagem escolar, sem, todavia, se ter em consideração a sua complexidade desenvolvimental e a sua neurodiversidade, e sem se ter avançado suficientemente na sua pesquisa, quer em termos de instrumentos de despistagem e de diagnóstico dinâmico, quer em termos de intervenção reeducativo-terapêutica diferenciada e individualizada.

O livro foi escrito com o intuito de abordar todas estas questões de forma compreensiva e é essencialmente dirigido a todos os profissionais e estudantes interessados na natureza multidimensional das DA. Abarca ainda alguns modelos causais e instrumentos de identificação precoce e dá sugestões de algumas estratégias de intervenção clínica na leitura, na fala, na psicomotricidade, na escrita, na matemática e nas competências cognitivas básicas de estudo e de processamento de informação e apropriação do conhecimento.

O campo das DA que é apresentado encontra-se particularmente enfocado nas dificuldades de aprendizagem específicas, além da dislexia, dedica também alguns textos à caracterização neuropsicopedagógica da disfasia, da disnomia, da disartria, da dispraxia, da disgrafia, da disortografia e da dismatemática, apontando alguns dos sinais de preocupação e de risco que a criança pode evidenciar desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental.

Em síntese, a finalidade do livro tem a intenção de identificar, caracterizar, apoiar e ajudar crianças e jovens que lutam na escola por aprender mais e melhor, pois não podemos esquecer que é neste contexto que se joga o seu futuro como cidadão.

Descrição

Currículo do autor

Vítor da Fonseca foi professor catedrático e agregado da Universidade de Lisboa, docente no Departamento de Educação Especial e Reabilitação e possui Mestrado em Dificuldades de Aprendizagem pela Universidade de Northwestern (Evanston – Chicago).

Especializado em psicopedagogia e psicomotricidade, tem sido responsável clínico ao longo de 30 anos, por vários centros de observação e reeducação psicoeducacional privados. Desenvolve ações de formação e consultoria há vários anos com professores, psicólogos, médicos e terapeutas. É autor de várias obras e artigos no domínio da psicomotricidade, da antropologia, das perturbações do desenvolvimento, das dificuldades de aprendizagem (dislexia, disgrafia, disortografia e dismatemática), da estimulação precoce, da educação especial e inclusiva, da psicopedagogia geral e especial, da neuropsicologia e da educação cognitiva, publicados em Portugal e no estrangeiro. É formador especializado em dificuldades de aprendizagem, em psicomotricidade e em programas cognitivos, nomeadamente no Programa de Enriquecimento Instrumental de R. Feuerstein, no Programa PASS de J. Das, J. Naglieri e J. Kirby e no Programa de Desenvolvimento Cognitivo para a Pré-Escola Bright Start de C. Haywood, onde desenvolve trabalhos de pesquisa e de formação.  

Sumário:

APRESENTAÇÃO DA EDIÇÃO PORTUGUESA
APRESENTANDO O DILEMA-PROBLEMA
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1
PASSADO E PRESENTE NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Os grandes pioneiros
Perspectivas lesionais e cerebrais
Perspectivas perceptivo-motoras das DA
Perspectivas de linguagem
Perspectivas neuropsicológicas das DA – Artur Benton e Ralph Reitan
Perspectiva de integração
Algumas perspectivas atuais
Modelo interacional, de Adelman
Teoria integrada da informação, de Senf
Teoria do desenvolvimento das capacidades perceptivas e cognitivas, de Satz e Van Nostrand
Teoria do atraso de desenvolvimento da atenção seletiva, de Ross
Hipótese do défice verbal, de Vellutino
Hipótese do educando inativo, de Torgesen
Modelo hierarquizado, de Wiener e Cromer

CAPÍTULO 2
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ANÁLISE CONTEXTUAL E NOVOS DESAFIOS
Definição de DA
Expectativas sobre as DA
Modelos de avaliação das DA
Método de intervenção nas DA
Novos desafios para as DA
Problemática da definição da criança com dificuldades de aprendizagem
Adequada oportunidade de aprendizagem
Discrepância entre o potencial de aprendizagem e o rendimento escolar
Disfunções no processo de informação
Fatores de exclusão
Modelos teóricos das dificuldades de aprendizagem

CAPÍTULO 3
ETIOLOGIA E EPIDEMIOLOGIA DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Aspectos gerais, condições associadas e problemas de definição
Fatores etiológicos das dificuldades de aprendizagem
Fatores biológicos
Fatores genéticos
Fatores pré-natais, perinatais e pós-natais
Fatores neurobiológicos e neurofisiológicos
Fatores sociais

CAPÍTULO 4
VISÃO INTEGRADA DA APRENDIZAGEM
Aprendizagem e comportamento
Teorias da aprendizagem
Aprendizagem humana e aprendizagem animal
Aprendizagem, estímulo, reflexo e condicionamento
Aprendizagem e motivação
Aprendizagem, habituação e reforço
Aprendizagem e encadeamento
Aprendizagem e discriminação
Aprendizagem e memória
Aprendizagem, noção de desenvolvimento, noção de deficiência e de dificuldade de aprendizagem
Condições de aprendizagem: neurobiológicas, socioculturais e psicoemocionais
Sistemas psiconeurológicos de aprendizagem

CAPÍTULO 5
CONTRIBUIÇÕES DA PSICONEUROLOGIA PARA AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Interdependência das capacidades psiconeurológicas da aprendizagem
Bases neuropsicológicas da aprendizagem
Alguns fatores psiconeurológicos implicados nas DA

CAPÍTULO 6
TAXONOMIA DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Definições
Dificuldades e incapacidades de aprendizagem — agnosias, afasias e apraxias
Dificuldades de aprendizagem não verbais
Dificuldades de aprendizagem primárias e secundárias
Taxonomia das DA e hierarquia da linguagem

CAPÍTULO 7
NECESSIDADES DA CRIANÇA EM IDADE PRÉ-ESCOLAR
Introdução
Necessidades da criança em idade pré-escolar
Algumas reflexões práticas para a criança em idade pré-escolar

CAPÍTULO 8
DESPISTAGEM E IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

CAPÍTULO 9
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E APRENDIZAGEM
Fatores psicodinâmicos e sociodinâmicos
Função do sistema nervoso periférico (SNP)
Funções do sistema nervoso central (SNC)

CAPÍTULO 10
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DAS CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Problemas de atenção
Problemas perceptivos
Problemas emocionais
Problemas de memória
Problemas cognitivos
Problemas psicolinguísticos
Problemas psicomotores

CAPÍTULO 11
PROFICIÊNCIA MOTORA EM CRIANÇAS NORMAIS E EM CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Estudo comparativo e correlativo com base no Teste de Proficiência Motora de Bruininks-Ozeretski

CAPÍTULO 12
ALGUNS ASPECTOS DA CARACTERIZAÇÃO PSICONEUROLÓGICA DA CRIANÇA E DO JOVEM COM DISFUNÇÃO CEREBRAL MÍNIMA
Disfunção cerebral mínima (DCM) e confusão neurofuncional máxima
Caracterização psicomotora
Caracterização socioemocional e comportamental
Caracterização cognitiva

CAPÍTULO 13
DISSECAÇÃO DO CONCEITO DE DISLEXIA
Causas exógenas e endógenas
Processo de leitura
Dificuldades auditivas (dislexia e auditiva disfonética)
Dificuldades visuais (dislexia visual-diseidética)
Dislexia — Modelo luriano

CAPÍTULO 14
ALGUNS FUNDAMENTOS PSICONEUROLÓGICOS E PSICOMOTORES DA DISLEXIA
Substratos neurológicos da leitura
Perfil psicomotor da criança disléxica. Introdução à síndrome dislexia mais dispraxia
Algumas implicações para a investigação futura

CAPÍTULO 15
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM VERSUS INSUCESSO ESCOLAR

CAPÍTULO 16
NA BUSCA DE ALGUNS AXIOMAS E IDENTIFICAÇÃO DE SINAIS DE RISCO
Introdução: consensos e controvérsias
Parâmetros de definição
Problemas de processamento de informação: o papel do cérebro na aprendizagem
Identificação precoce e avaliação psicopedagógica dinâmica

CAPÍTULO 17
(IN)CONCLUSÕES
SIGLAS E ACRÔNIMOS
REFERÊNCIAS

Informação adicional

Peso 1,250 kg
Dimensões 21 × 28 × 3 cm

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