Descrição
Currículo do autor
Vítor da Fonseca foi professor catedrático e agregado da Universidade de Lisboa, docente no Departamento de Educação Especial e Reabilitação e possui Mestrado em Dificuldades de Aprendizagem pela Universidade de Northwestern (Evanston – Chicago).
Especializado em psicopedagogia e psicomotricidade, tem sido responsável clínico ao longo de 30 anos, por vários centros de observação e reeducação psicoeducacional privados. Desenvolve ações de formação e consultoria há vários anos com professores, psicólogos, médicos e terapeutas. É autor de várias obras e artigos no domínio da psicomotricidade, da antropologia, das perturbações do desenvolvimento, das dificuldades de aprendizagem (dislexia, disgrafia, disortografia e dismatemática), da estimulação precoce, da educação especial e inclusiva, da psicopedagogia geral e especial, da neuropsicologia e da educação cognitiva, publicados em Portugal e no estrangeiro. É formador especializado em dificuldades de aprendizagem, em psicomotricidade e em programas cognitivos, nomeadamente no Programa de Enriquecimento Instrumental de R. Feuerstein, no Programa PASS de J. Das, J. Naglieri e J. Kirby e no Programa de Desenvolvimento Cognitivo para a Pré-Escola Bright Start de C. Haywood, onde desenvolve trabalhos de pesquisa e de formação.
Sumário:
APRESENTAÇÃO DA EDIÇÃO PORTUGUESA
APRESENTANDO O DILEMA-PROBLEMA
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 1
PASSADO E PRESENTE NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Os grandes pioneiros
Perspectivas lesionais e cerebrais
Perspectivas perceptivo-motoras das DA
Perspectivas de linguagem
Perspectivas neuropsicológicas das DA – Artur Benton e Ralph Reitan
Perspectiva de integração
Algumas perspectivas atuais
Modelo interacional, de Adelman
Teoria integrada da informação, de Senf
Teoria do desenvolvimento das capacidades perceptivas e cognitivas, de Satz e Van Nostrand
Teoria do atraso de desenvolvimento da atenção seletiva, de Ross
Hipótese do défice verbal, de Vellutino
Hipótese do educando inativo, de Torgesen
Modelo hierarquizado, de Wiener e Cromer
CAPÍTULO 2
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ANÁLISE CONTEXTUAL E NOVOS DESAFIOS
Definição de DA
Expectativas sobre as DA
Modelos de avaliação das DA
Método de intervenção nas DA
Novos desafios para as DA
Problemática da definição da criança com dificuldades de aprendizagem
Adequada oportunidade de aprendizagem
Discrepância entre o potencial de aprendizagem e o rendimento escolar
Disfunções no processo de informação
Fatores de exclusão
Modelos teóricos das dificuldades de aprendizagem
CAPÍTULO 3
ETIOLOGIA E EPIDEMIOLOGIA DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Aspectos gerais, condições associadas e problemas de definição
Fatores etiológicos das dificuldades de aprendizagem
Fatores biológicos
Fatores genéticos
Fatores pré-natais, perinatais e pós-natais
Fatores neurobiológicos e neurofisiológicos
Fatores sociais
CAPÍTULO 4
VISÃO INTEGRADA DA APRENDIZAGEM
Aprendizagem e comportamento
Teorias da aprendizagem
Aprendizagem humana e aprendizagem animal
Aprendizagem, estímulo, reflexo e condicionamento
Aprendizagem e motivação
Aprendizagem, habituação e reforço
Aprendizagem e encadeamento
Aprendizagem e discriminação
Aprendizagem e memória
Aprendizagem, noção de desenvolvimento, noção de deficiência e de dificuldade de aprendizagem
Condições de aprendizagem: neurobiológicas, socioculturais e psicoemocionais
Sistemas psiconeurológicos de aprendizagem
CAPÍTULO 5
CONTRIBUIÇÕES DA PSICONEUROLOGIA PARA AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Interdependência das capacidades psiconeurológicas da aprendizagem
Bases neuropsicológicas da aprendizagem
Alguns fatores psiconeurológicos implicados nas DA
CAPÍTULO 6
TAXONOMIA DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Definições
Dificuldades e incapacidades de aprendizagem — agnosias, afasias e apraxias
Dificuldades de aprendizagem não verbais
Dificuldades de aprendizagem primárias e secundárias
Taxonomia das DA e hierarquia da linguagem
CAPÍTULO 7
NECESSIDADES DA CRIANÇA EM IDADE PRÉ-ESCOLAR
Introdução
Necessidades da criança em idade pré-escolar
Algumas reflexões práticas para a criança em idade pré-escolar
CAPÍTULO 8
DESPISTAGEM E IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
CAPÍTULO 9
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E APRENDIZAGEM
Fatores psicodinâmicos e sociodinâmicos
Função do sistema nervoso periférico (SNP)
Funções do sistema nervoso central (SNC)
CAPÍTULO 10
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DAS CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Problemas de atenção
Problemas perceptivos
Problemas emocionais
Problemas de memória
Problemas cognitivos
Problemas psicolinguísticos
Problemas psicomotores
CAPÍTULO 11
PROFICIÊNCIA MOTORA EM CRIANÇAS NORMAIS E EM CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Estudo comparativo e correlativo com base no Teste de Proficiência Motora de Bruininks-Ozeretski
CAPÍTULO 12
ALGUNS ASPECTOS DA CARACTERIZAÇÃO PSICONEUROLÓGICA DA CRIANÇA E DO JOVEM COM DISFUNÇÃO CEREBRAL MÍNIMA
Disfunção cerebral mínima (DCM) e confusão neurofuncional máxima
Caracterização psicomotora
Caracterização socioemocional e comportamental
Caracterização cognitiva
CAPÍTULO 13
DISSECAÇÃO DO CONCEITO DE DISLEXIA
Causas exógenas e endógenas
Processo de leitura
Dificuldades auditivas (dislexia e auditiva disfonética)
Dificuldades visuais (dislexia visual-diseidética)
Dislexia — Modelo luriano
CAPÍTULO 14
ALGUNS FUNDAMENTOS PSICONEUROLÓGICOS E PSICOMOTORES DA DISLEXIA
Substratos neurológicos da leitura
Perfil psicomotor da criança disléxica. Introdução à síndrome dislexia mais dispraxia
Algumas implicações para a investigação futura
CAPÍTULO 15
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM VERSUS INSUCESSO ESCOLAR
CAPÍTULO 16
NA BUSCA DE ALGUNS AXIOMAS E IDENTIFICAÇÃO DE SINAIS DE RISCO
Introdução: consensos e controvérsias
Parâmetros de definição
Problemas de processamento de informação: o papel do cérebro na aprendizagem
Identificação precoce e avaliação psicopedagógica dinâmica
CAPÍTULO 17
(IN)CONCLUSÕES
SIGLAS E ACRÔNIMOS
REFERÊNCIAS
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