Descrição
Currículo da autora:
Simaia Sampaio é psicopedagoga com mais de dez anos de experiência em clínica atuando em diagnóstico e intervenção com crianças e adolescentes com distúrbios e dificuldades de aprendizagem. Especialista em Neuropsicologia da Aprendizagem. Professora de cursos de pós-graduação. Orientadora de estágio. Palestrante. Facilitadora de cursos.
Autora dos livros Dificuldades de Aprendizagem: a Psicopedagogia na relação sujeito, família e escola; Manual Prático do Diagnóstico Psicopedagógico Clínico; Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem, todos publicados pela Wak Editora e autora de artigos publicados em sites e revistas. Responsável pelo sitewww.psicopedagogiabrasil.com.br onde o leitor poderá encontrar muitas informações na área da Psicopedagogia.
E-mail: psicosimaia@ig.com.br
Sumário:
Prefácio
Introdução
Breve histórico
Visão geral da aprendizagem em uma perspectiva psicopedagógica
A escola: Refletindo sobre o comportamento de professores e alunos em sala de aula
Importância do reconhecimento das etapas do desenvolvimento cognitivo em sala de aula
Período sensório-motor
Período pré-operatório
Período operatório concreto
Período operatório formal/abstrato ou hipotético dedutivo
Enganar a quem?
Estimulando o raciocínio
Modalidades de aprendizagem do sujeito
Noção de tarefa
Repensando a metodologia em sala de aula
Comunicação em sala de aula
Aprimorando o olhar em sala de aula
A família: Primeiras aprendizagens no âmbito familiar
Detectando problemas
Sintoma
Superproteção
Negligência ou desinformação?
Afetividade em equilíbrio
Insegurança da família em relação à escola
O sujeito
Diferenciando transtornos de aprendizagem e problemas de aprendizagem
TDAH – Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade
Dislexia ou má alfabetização?
Discalculia ou aversão à Matemática?
Disgrafia
Disortografia
Considerações Finais
Referências
Avaliações
Não há avaliações ainda.