Descrição
Giseli Barreto da Cruz possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1992), especialização em Supervisão, Orientação e Administração Escolar pela Universidade Federal Fluminense (1996), mestrado (2002) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Realizou estágio pós doutoral (CNPq PDJ) na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011), sob a supervisão da professora Marli André. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da UFRj, membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e coordenadora do GEPED – Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores. Anteriormente, atuou na educação básica exercendo as funções de docente e de pedagoga em redes públicas de ensino. Reúne significativa experiência na área de Educação, como professora e pedagoga, atuando com organização do trabalho pedagógico, currículo, avaliação, pesquisa, formação e prática docente. Tem se dedicado a pesquisas sobre Pedagogia, Didática e Formação de Professores.
Sumário:
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 1
O CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL: UMA REVISÃO HISTÓRICA
1.1 O primeiro marco legal do curso (1939)
1.2 O segundo marco legal do curso (1962)
1.3 O terceiro marco legal do curso (1969)
1.4 O quarto marco legal do curso (2006)
1.5 Embates no (per) curso do curso
CAPÍTULO 2
TRAJETÓRIAS E MEMÓRIAS DE PEDAGOGOS PRIMORDIAIS:
OS PRIMÓRDIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL
2.1 Curso Normal e Curso de Pedagogia: uma relação parental
2.1.1 A normalização impressa pela Escola Normal
2.1.2 A força do Curso Normal no processo de se fazer professor e a força do Curso de Pedagogia no processo de se fazer pensador da educação
2.2 Diferentes filiações disciplinares: a força/fraqueza da Pedagogia?
2.2.1 A multiplicidade teórica
2.2.2 O afastamento da prática
2.2.3 A presença da pesquisa
2.2.4 O perfil dos professores
CAPÍTULO 3
TRAJETÓRIAS E MEMÓRIAS DE PEDAGOGOS PRIMORDIAIS:
RELATOS SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL
3.1 Diferenciais entre as décadas de 1940/1950 e 1960
3.2 Diferenciais entre o curso de formação e o curso de atuação como formador
3.3 Diferenciais impressos pelas alterações advindas dos marcos legais – as marcas de um marco…
3.4 Diferenciais impressos pelas diretrizes curriculares de 2006
CAPÍTULO 4
CONCEPÇÕES DE PEDAGOGOS PRIMORDIAIS: A POSIÇÃO DO
CURSO DE PEDAGOGIA NO CONTEXTO DO CAMPO ACADÊMICO
4.1 Pedagogia e Educação: uma relação indissociável
4.2 Pedagogia e cientificidade: uma conexão necessária?
4.1.1 Sobre a natureza do saber pedagógico
4.1.2 Sobre a cientificidade da Pedagogia
4.3 Curso de Pedagogia e Faculdade de Educação
4.4 O Curso de Pedagogia e a construção da pesquisa em educação no Brasil
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
Avaliações
Não há avaliações ainda.