Descrição
Currículo da autora:
Maria Vitoria Campos Mamede Maia
Mestra em Letras pela PUC-Rio. Lecionou nesta área por 30 anos e, por sempre pensar em como fazer com que seus alunos gostassem de aprender o que ela ensinava, graduou-se em Psicologia pelo UNICEUB, em Brasília. Fez formação em Psicopedagogia pela mesma instituição em parceria com CEPERJ no Rio de Janeiro. Fez formação em Psicanálise no CEPAPSI e depois a retomou no CPRJ, de onde é membro do fórum permanente de formação continuada. Publicou o livro “Rios sem discurso: a agressividade da infância na contemporaneidade” pela editora Vetor em 2007, fruto do seu doutoramento pela PUC-Rio.
Em 2009, entrou para Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, e para o Programa de Pós-Graduação em Educação desta mesma Faculdade e Universidade. O grupo de Pesquisa “Criar e Brincar – LUPEA” foi criado em 2009 e é por ela coordenado até hoje, fazendo parte do PPGE-UFRJ. Pesquisadora do grupo de Estudos interdisciplinares sobre plasticidade na aprendizagem e desenvolvimento – UNIRIO. Pesquisadora do GIEI – Grupo Interdisciplinar de Educação e Inclusão – UNIRIO/ UERJ, UFF, UNIROMA4, Universidad de La Rioja, Universitat Distrital de Bogotá, Technische Universität Dortmund onde leciona a disciplina Criatividade e Educação. Pesquisadora convidada do LIPIS – PUC-Rio, igualmente do grupo de pesquisa em Psicanálise e Psicossomática – UFPR. Revisora de importantes revistas na área de Educação e Psicologia e Psicanálise. Desenvolve pesquisas sobre a importância do lúdico tanto em escolas como em outras instituições (exemplo: institutos psiquiátricos) e igualmente pesquisa sobre o ato criativo a partir do olhar de Winnicott.
Sumário:
Prefácio
Sara Pain
Apresentação
Maria Apparecida Mamede-Neves
Introdução
Quem tem medo do diferente? O lúdico como uma possível proposta pedagógica inovadora.
Maria Vitoria Campos Mamede Maia
Para que reaprender a aprender? Repensando a arte de ensinar e aprender
Maria Vitoria Campos Mamede Maia
Nathalia Christina Loureiro Salgado
Simone Goulart Ribeiro
1 “Com dois riscos eu faço um guarda-chuva”: jogo e arte como instrumentos de inclusão de crianças antissociais e dificuldades de aprendizagem
Maria Vitoria Campos Mamede Maia
Shelle Cristine Goldemberg de Araújo
Simone Goulart Ribeiro
2 “Aquele poço não tem fundo, é um mundo e dentro é um mundo”: potencialidades do trabalho com o lúdico em crianças com conduta antissocial e dificuldades de aprendizagem.
Maria Vitoria Campos Mamede Maia
Shelle Cristine Goldemberg de Araújo
Nathalia Christina Loureiro Salgado
3.“ Tia cadê a outra professora?” O cuidar nos pede maestria
Maria Vitoria Campos Mamede Maia
Shelle Cristine Goldemberg de Araújo
4 “Por que não estão aprendendo Matemática ao invés de estarem jogando?”: reflexões sobre o não lúdico na instituição educacional.
Maria Vitoria Campos Mamede Maia
Suzanna Antal Venegas
É possível que o lúdico e os processos avaliativos caminhem juntos em uma prática pedagógica?
Maria Vitoria Campos Mamede Maia
Sílvia Coimbra
O lúdico no ensino superior: uma prática (im)possível?
Maria Vitoria Campos Mamede Maia
III. O aprisionamento e docilização do corpo no espaço escolar
Maria Vitoria Campos Mamede Maia
Quando o corpo grita, mas ninguém escuta: reflexões sobre a comunicação não verbal em crianças com comportamento antissocial e dificuldades de aprendizagem
Maria Vitoria Campos Mamede Maia
Shelle Cristine Goldemberg de Araújo
Simone Goulart Ribeiro
2 As crianças querem mais: reflexões sobre a limitação da atividade corporal na escola
Maria Vitoria Campos Mamede Maia
Matheus Castro Silva
Guilherme G. Baptista
3 Elas não querem só carteiras!: reflexões sobre o aprisionamento do corpo na Educação Básica
Dafiny Barreto Julião
Matheus Castro Silva
Brasil, educação para todos. Todos, quem? – O lúdico como metodologia inclusiva
1 Questões da educação de jovens e adultos em uma educação inclusiva
Maria Vitória Campos Mamede Maia
Gisele Batista Herdy
Educação Especial e Inclusiva: integrando os diferentes ou evidenciando as diferenças?
Maria Vitoria Campos Mamede Maia
Priscilla Frazão
Simone Ribeiro Goulart
2 O lúdico como instrumento de construção de vínculos com o mundo: Reflexões sobre a relação dos alunos com altas habilidades/superdotação e o processo de ensino e aprendizagem
Maria Vitoria Campos Mamede Maia
Alessandra Avila Amaral
Posfácio
Maria Helena Zamora
Avaliações
Não há avaliações ainda.