Descrição
Jonathan Aguiar
Pós-doutor em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bolsista Excelência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Pedagogo pela UFRJ. Atualmente é coordenador e fundador do Grupo de Estudos e Investigações em Educação: Lúdico, Inclusão e Docência – GEILID (SME-BJ). Membro do Grupo de Pesquisa em Arte e Visualidades (UERJ). Pesquisador visitante do Grupo de Investigação de Infâncias e Linguagens (GIIL) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Professor da Educação Básica atuando na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Bom Jardim (SME-BJ).
Instagram: @jonathanaguiaroficial
Sumário
PREFÁCIO 15
- Começos e descobertas: percepções de um favelado-pesquisador e as inquietações que contextualizam 19
1.1 “Ei, a dimensão estética também engloba a espistemologia do lúdico”: é real 25
1.2 Entre o Grupo de Pesquisa PAVIS e a Produção Científica: Existem Lacunas? 30
- Creche Jurema é travessia: da arte de cartografar ao acolhimento com professores e educadores 39
2.1 Acompanhar processos estéticos: observação, escuta e formação 50
- Lúdico, estética e criação: múltiplas vivências 69
3.1 “Quando a gente não se vê como educador, há outro que nos enxerga”: vida e docência 78
3.2 Lúdico e Estética: espaço de tentativas 89
3.3 O encontro com o lúdico e a estética: o ecoar das vozes dos professores e educadores propicia um espaço de esperanças 96
- Na ponta da palavra: processos estéticos, descobertas e invenções 139
4.1 Gentileza 141
4.2 Voa João 149
4.3 Fogo 152
4.4 Peixes 154
4.5 Vacinar 159
4.6 Lua 164
4.7 Qatar 170
4.8 Reis e Rainhas da favela 173
4.9 Poção mágica 178
4.10 Escalada 180
4.11 Lembranças 185
4.12 Linda Rosa 186
4.13 Sem apostilamentos 188
4.14 As mãos 197
Considerações finais: ressignificação 199
Referências 201
POSFÁCIO 205
Avaliações
Não há avaliações ainda.