Descrição
Ângela Mathylde Soares
DR.h.c. Ph.D Pedagogia. Psicopedagoga. Psicanalista. Especialista em Psicanálise. Professora. Escritora. CEO da Clínica Aprendizagem e Companhia – Saúde Integral e Instituto Profª. Ângela Mathylde. Coordenadora da Faculdade Plus na Região Sudeste. Conselheira Nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). Presidente do Congresso Internacional Brain Connection Brasil. Diretora do Grupo de Investigação Clínica em Saúde e Educação da União Europeia/G3TES. Membro da área acadêmica da Associação Mineira de Psicanálise (AMAP). Professora Honorária.
Fernando Cesar Capovilla
PhD em Psicologia Experimental (Temple University of Philadelphia, 1989). Professor titular do Instituto de Psicologia da USP. Livre-docente em Neuropsicologia Clínica (USP, 2011). Membro pleno do Conselho Nacional de Educação e da Comissão de Especialistas que elaborou o Relatório Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências.
Marta Relvas
Professora. Bióloga. Dr.h.c em Educação. Dr. e Ms. em Psicanálise. Psicopedagoga ABPp-RJ. Especialista Neurociência em Educação Especial e Inclusiva. Neuroanatomista. Neuropsicomotricista. Especialista em Fisiologia Humana e Bioética aplicada. Tem certificado pela Reggio Emília Study Abroad Program na Itália e Title in Education Neurosciences and childhood and adolescence learnig of Eramus+ University Europe, Portugal. Membro na Categoria de professora-pesquisadora da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC). Autora da Wak Editora (RJ), da Editora Qualconsoante (Portugal) e da Editora do Brasil (SP).
Sheyla Baumworcel
Professora. Psicopedagoga pelo Pró-Saber RJ. Especialista em Neuroaprendizagem, Cognição e Psicomotricidade pelo Núcleo de Formação em Psicopedagogia e Neuroaprendizagem Irene Maluf e FIP – Faculdades Integradas Potencial. Participou do curso Identificação e Intervenção com crianças no Transtorno do Espectro Autista PUC-RIO. Autora na Wak Editora, Planeta Azul Editora e Artesã Editora. Palestrante no Congresso Brain Connection, SIEESP, Hospital São Lucas, Rede Dor e Hospital Caxias Dor e cursos on-line.
Simone Aparecida Capellini
Docente do Departamento de Fonoaudiologia e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/UNESP – Marília –SP.
Telma Pantano
Fonoaudióloga e psicopedagoga do Serviço de Psiquiatria Infantil do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Vice-coordenadora do Hospital-Dia Infantil do Instituto de Psiquiatria da FMUSP. Especialista em Linguagem. Mestre e doutora em Ciências pela FMUSP. Master em Neurociências pela Universidade de Barcelona – Espanha. Pós-doutora em Psiquiatria pela FMUSP.
Sumário
Prefácio ………………………………………………………………………………………. 23
Adriana Fóz
Apresentação ……………………………………………………………………………….. 25
José Pacheco
Seção Neurociências
O célebre cérebro adolescente: comportamentos e aprendizagem ………. 29
Adriana Fóz
Neurodidática – a Neurociência aplicada à sala de aula …………………… 39
André Codea
Contribuições da Neurociência para a utilização de atividades
lúdicas nos espaços de aprendizagem ………………………………………. 55
Angela Cristina Munhoz Maluf
Avaliação Neuropsicológica na Educação – subsídios necessários ………. 65
Ângela Mathylde Soares, Emanuel Henrique Gonçalves Querino
e Karen Crosara Horta
As contribuições da Neurociência aplicada ao autismo ……………………. 81
Eliana Ribeiro dos Santos
Um Diálogo entre a Prática Psicomotora e a Neurociência ………………. 97
Fátima Alves
Neurodesenvolvimento e Gênero ………………………………………………. 109
Marco Antonio Gomes Del’Aquilla
Fatores de proteção no desenvolvimento das funções corticais superiores …………………………………………………………………………. 127
Maria de Lourdes Merighi Tabaquim e Gustavo Lopes Toledo
A Biologia do desenvolvimento cerebral e a glioplasticidade
da aprendizagem escolar ……………………………………………………… 141
Marta Relvas
Cérebro, Emoção e Aprendizagem …………………………………………….. 149
Telma Pantano
Seção Educação
Cérebro, leitura e vulnerabilidades:
Como estimular nossas crianças? ………………………………………….. 161
Alexandre Lucas de Araújo Barbosa, Ana Beatriz Leite dos Anjos
e Cíntia Alves Salgado Azoni
Neuropsicopedagogia da aprendizagem e inclusão escolar ……………… 177
Eugênio Cunha
Ressignificando o conceito de Ludicidade na Intervenção Psicopedagogica e no contexto socioeducacional infantil ………………………………………… 189
Luciana Cordeiro Felipetto
Atenção e Aprendizagem: Fundamentos na
Perspectiva Fonoaudiológica ………………………………………………… 199
Danielle Diniz de Paula, Patrícia Cotta Mancini
e Luciana Mendonça Alves
Neurociências e Aprendizagem: um olhar para a formação
e os cuidados com o professor em exposição ao estresse ……………. 215
Luiza Elena Leite Ribeiro do Valle
Introdução ao Método Fônico …………………………………………………… 229
Fernando César Capovilla, Gabriela Gouveia Ferreira e Miriam Damazio
Em pauta: o processo de avaliação psicopedagógica
em uma perspectiva ecológica ………………………………………………. 241
Ângela Mathylde Soares e Roberta Rossi Oliveira Palermo
Linguística e Antropologia: a linguagem, os fonemas e a escrita ………. 249
Ângela Mathylde Soares, Pedro Francisco Molina e Rosana Mendes Ribeiro
O EU e o OUTRO – o lúdico como ferramenta para
as competências socioemocionais ………………………………………….. 257
Sheyla Baumworcel
Seção Transtornos
Transtorno do défice de natureza na infância – uma perspectiva
da Neurociência aplicada à aprendizagem ………………………………. 273
Bruna Brandão Velasques e Mônica Maria Souza de Oliveira
Algumas possibilidades favoráveis ao aprendizado da criança
ou jovem com diagnóstico de TDAH, por meio do trabalho em
conjunto com as funções executivas ………………………………………. 285
Monique Ferreira Monteiro Beltrão
Transtorno do Espectro Autista: estilo cognitivo e aprendizagem ……… 297
Renata Mousinho, Fernanda Mesquita e Juliana Pereira
TEA – síndrome de Asperger: uma abordagem multidisciplinar ……….. 317
Ângela Mathylde Soares, Karen Crosara Horta e Rita Thompson
Identificação precoce da Dislexia do Desenvolvimento ………………….. 335
Simone Aparecida Capellini, Alexandra Beatriz Portes de Cerqueira-Cesar, Bianca dos Santos, Gisele Donadon Germano, Graziele Kerges Alcantara
e Melissa Pinotti Marguti
Posfácio …………………………………………………………………………………….. 345
Francisco B. Assumpção Jr.
Avaliações
Não há avaliações ainda.