Descrição
Cristiane Camacho
Desde cedo, foi interessada pela diversidade e pelas diferentes formas de aprendizagem. Como estagiária, no curso de Formação de Professores, conheceu Eriberta, uma aluna extraordinária que aumentou sua paixão e compromisso com a área da inclusão. Graduação em Educação. Especialista em Educação Especial. Psicopedagoga. Neuropsicopedagoga. Atualmente, está cursando Psicologia.
Gisele Cássia Costa
Pedagoga com pós-graduação em Educação Especial. Mestrado em Educação. Doutoranda em Educação pela UERJ. Professora da Sala de Recursos Multifuncionais. Defensora apaixonada por uma educação inclusiva e de qualidade. Engajada na promoção de práticas pedagógicas inclusivas e na criação de ambientes de aprendizagem que valorizem a diversidade.
Zuleika Zanuzzio
Pedagoga com habilitação em Magistério para as Pessoas com Deficiência. Concluiu a faculdade de Arquitetura e Urbanismo em 2001. Licenciatura em Artes. Pós-graduações em Psicomotricidade, Artes Visuais e Neuropsicopedagogia. Cursos de extensão em Educação Especial e Arquitetura com foco em acessibilidade. Participou do projeto piloto de uma Escola Especial. Acredita no poder da Arte para quebrar conceitos preestabelecidos, superar obstáculos e construir um mundo mais criativo e inclusivo.
Sumário
1 Introdução 15
◦ Breve Histórico da Educação Especial no Brasil… 17
◦ Marcos legais… 19
◦ Conceitos… 21
◦ Inclusão… 23
2 Objetivos do PEI 31
3 Etapas de Elaboração 37
◦ Acolhimento… 37
◦ Levantamento de habilidades… 37
◦ Definição das metas e objetivos… 38
◦ Estratégias e adaptações… 38
4 Construindo o PEI 43
5 Colaboração Multidisciplinar 51
◦ Benefícios da cooperação multidisciplinar… 52
◦ Estratégias para promover uma comunicação eficaz… 53
6 Avaliação e Monitoramento 57
◦ Métodos de avaliação contínua… 58
7 Considerações Finais 61
8 Referências 65
9 Bônus 67
◦ Dicas para elaborar relatórios… 69
◦ Capacitismo… 79
◦ Lista de filmes… 80
Avaliações
Não há avaliações ainda.