Brinquedotecas no Brasil – Ensino, pesquisa, extensão e escola

R$192,00

ISBN 978-85-7854-741-7

Autoras e organizadoras: Tizuko Morchida Kishimoto e Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira

Formato: 17x24cm

364 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2025

Resumo

Este livro foi organizado, pensando nos docentes, discentes e pesquisadores da graduação e da pós-graduação, nos professores da educação básica e em todos que se preocupam com a qualidade da formação de professores e dos fazeres que nutrem as infâncias nos contextos da educação básica, tendo o brincar como ponte para as interações e experiências, ampliando o acesso a bens culturais e vivências na infância.
Justifica-se, também, pela necessidade de qualificar a formação e, consequentemente, a prática profissional do professor. Explica como a brinquedoteca na universidade é um campo de ação multifacetária e com interfaces que oportunizam a compreensão do
brincar como ferramenta de interações e conhecimento do mundo pelas crianças.
Mostra por meio de práticas como o brincar conecta os pilares do ensino, da pesquisa, da extensão e seus desdobramentos na prática profissional; explica como organizar, manter e tornar científicos os fazeres no espaço da brinquedoteca, colaborando também com as políticas de permanência e afirmação, fundamentais no campo do direito à educação; discute as diferentes formas de classificar os objetos lúdicos, fundamentais para compreender a ação deles nos processos de aprendizagem e
desenvolvimento.
Na formação em Pedagogia, há poucas oportunidades de discutir o brincar. A brinquedoteca universitária precisa organizar-se, pois esse espaço pode ser o único lugar onde o futuro professor tem acesso às experiências e discussões sobre as possibilidades dos objetos lúdicos e a importância do brincar na escola.

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Descrição

Tizuko Morchida Kishimoto
Professora emérita da Faculdade de Educação da USP. Investiga o brincar na Infância.
Criou a Brinquedoteca no LABRIMP; LUDILIB, biblioteca digital do lúdico e o Museu
do Brinquedo. Projetos Internacionais com universidades: 1. CAPES/COFECUB – Paris
13 (França) sobre brinquedos; 2. CAPES/GRICES – Minho (Portugal) – formação em
contexto. Grupo de Pesquisa – Contextos Integrados de Educação Infantil.

Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira
Docente na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Pesquisa o brincar nos
contextos de saúde, educação e cultura. Membro da Internacional Toy Library
Association (ITLA) e da Associação Brasileira de Brinquedotecas. Pesquisadora dos
Grupos de Pesquisa Infâncias Formação de Professores e Políticas Públicas
(CNPQ/UFRB) e dos Contextos Integrados em Educação Infantil da (CNPQ/FEUSP).

 

Sumário

PREFÁCIO                           11

Maria Malta Campos

 

APRESENTAÇÃO                              17

PARTE I – A brinquedoteca universitária: ensino, pesquisa e extensão                  19

 

  1. A brinquedoteca universitária na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo                       19                                                                                                                                                                                                                                              Tizuko Morchida Kishimoto e Mônica Appezzato Pinazza.

 

  1. Brinquedoteca universitária no Brasil e a formação em Pedagogia. 39                                                                                                                                                                                                                                                                                                   Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira e Claudia Panizzolo

 

Parte ii – A brinquedoteca universitária como espaço de formação na graduação e  pós-graduação                        59

 

  1. Brinquedoteca do labrimp: ações de cultura e extensão universitária.                            59

Tizuko Morchida Kishimo

 

 

  1. Brinquedoteca universitária: costurando possibilidades formativas nos cursos de licenciaturas.                 77

Rafaela Sousa Guimarães e Lúcia Gracia Ferreira

 

  1. Brinquedoteca universitária: possibilidades e desafios da e na formação docente. 89

Claudia Panizzolo e Tatiani Rabelo Lapa Santos

 

  1. Contribuições da Brinquedoteca Universitária na formação de professores(as) 109

Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira e

Karina de Oliveira Santos Cordeiro

 

  1. Brinquedoteca Ueap: espaco de formacao e pesquisa de brinquedistas para a graduacao 127

Angela do Céu Ubaiara Brito

 

  1. Jogos eletrônicos em Brinquedoteca Escolar e Universitária como fio condutor de formação, pesquisa e extensão. 147

Leila Lira Peters

 

  1. A Brinquedoteca Universitária, um grande desafio: integrar o ensino, a pesquisa e a extensão.                 163

Maria Angela Barbato Carneiro

 

  1. Brinquedoteca Universitária: espaço lúdico de ensino, pesquisa e extensão. 183

Maria de Fátima Gomes da Silva e

Jonatan Fabrício de Sena Silva

 

  1. “Vai, vai, vai começar a brincadeira, tem charanga tocando a noite inteira”: a Brinquedoteca da faced/ufc e a integração de práticas de ensino, pesquisa e extensão.                   197

Bernadete de Souza Porto, Cristina Façanha Soares e

Georgia Albuquerque de Toledo Pinto

 

  1. Beneficiando o universitário pela brinquedoteca: laboratório de ludicidade, emoção, amor e aprendizagem. 213

Beatriz Picolo Gimenes

 

  1. Criação da Redebrinq: um vislumbre do processo de articulação das Brinquedotecas da Universidade do Estado da Bahia. 235

Antonete Xavier, Isaura Fontes e Simone d’Almeida

 

  1. Brinquedoteca do Centro de Educação da ufpb: do assistencialismo ao campo de observação e experiência aos futuros professores. 251

Santuza Mônica de França P. da Fonseca

 

PARTE III – Brincar na escola                      271

  1. Ambiências lúdicas: conexões entre pesquisas ludossensíveis em espaços escolares. 271

Cristina Maria D’Ávila Teixeira, Antonete Araújo Silva Xavier, Marilete Calegari Cardoso e Iaçanã Costa Simões

 

  1. Brincar e investigar na escola ao ar livre e junto à natureza. 293

Gisela Wajskop

 

  1. Toda maneira de brincar vale a pena: a brinquedoteca na escola. 305

Cyrce Andrade

 

  1. Dinâmica cognitiva: sua progressão e interatividade via lúdico. 323

Vera Barros de Oliveira

 

  1. Modelo de regulamento e regimento para a brinquedoteca universitária (Sugestão) 337

Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira

 

  1. Sistemas de classificação de jogos e brinquedos. 343

Tizuko Morchida Kishimoto e

Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira

 

POSFÁCIO                          349

Vital Didonet

Informação adicional

Peso 0,600 kg
Dimensões 17 × 24 × 03 cm