Descrição
Currículo dos organizadores:
Edda Bomtempo
Professora e doutora pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, docente do curso de pós-graduação em Psicologia escolar e do desenvolvimento humano do IPUSP. Pesquisadora na área de jogos, brinquedos e brincadeiras. Autora de vários livros e artigos científicos sobre o brincar.
Elsa L. G. Antunha
Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (área de concentração – Psicologia Clínica). Membro titular (cadeira n.º 29) da Academia Paulista de Psicologia e da IARLD – International Academy for Research in Learning Disabilities. Especialista em Neuropsicologia (C.R.P.).
Vera Barros de Oliveira
Professora titular em Psicologia da Saúde da UMESP.
Livre-Docente pelo IPUSP. Psicóloga Infantil e orientadora de Pais e Escolas. Autora de várias publicações sobre o Brincar.
Sumário:
Apresentação ………………………………………………………………. 5
Avaliação-intervenção lúdica de bebês em creche …………….. 9
Vera Barros de Oliveira e Denise Milani
Aprendendo o esquema corporal na creche com Pinóquio . 29
Sônia M. Foresti e Edda Bomtempo
Brincadeiras infantis, funções cerebrais e alfabetização ……. 51
Elsa L. G. Antunha
O brincar na sala de espera de um ambulatório pediátrico: possíveis significados ……………………………………………………. 75
Terezinha Vieira e Márcia S. Carneiro
O ambiente na vida da criança hospitalizada ………………….. 111
Aidyl M.Q. Pérez-Ramos.
Atividades lúdicas e crianças hospitalizadas por câncer: o olhar dos profissionais e das voluntárias ……………………… 127
Silvana M. Moura da Silva
Brincar na brinquedoteca: crianças em situação de risco . 143
Antonia C. P. de Azevedo
Delimitação do espaço como regra básica em jogos e brincadeiras de rua ……………………………………………………… 161
Ilka Dias Bichara
Algumas questões sobre a descrição de brincadeiras e jogos de rua ………………………………………………………………… 173
Fernando A. R. Pontes, Ilka D. Bichara e Celina M. C. Magal
Avaliações
Não há avaliações ainda.