Brincando com as habilidades motoras – Os movimentos naturais contribuindo na alfabetização

R$60,00

 ISBN 978-85-7854-399-0

Autora: Cecília Mariano

Formato: 14x21cm

188 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2017

Resumo:
Este livro traz a oportunidade de os educadores despertarem para a grande importância motora na alfabetização. Quando conseguimos estabelecer um paralelo entre o domínio corporal e as dificuldades na aquisição da leitura e escrita, conseguimos também buscar ações corporais que irão contribuir neste processo. Quando falamos em dificuldades na aprendizagem, temos de nos questionar como os desenvolvimentos motor, social, emocional e psíquico estão se relacionando, pois todos precisam estar em equilíbrio.
A leitura aborda as possíveis dificuldades e os comportamentos que as crianças podem apresentar durante o processo de alfabetização, uma vez que problemas de aprendizagem mantêm estreitas relações com distúrbios psicomotores.
Ao longo desta leitura, estaremos conversando sobre a necessidade de se trabalhar o MOVIMENTO com atividades lúdicas. Os jogos, os brinquedos e as brincadeiras são conteúdos muito importantes, e todos os professores podem fazer uso prático para deixar a aprendizagem mais leve e mais lúdica.
Este livro vem contribuir com o exercício de uma prática docente mais prazerosa e lúdica, estabelecendo o diálogo entre as dificuldades, as possibilidades e principalmente tecendo reflexões com base em ideias práticas que darão aos psicomotricistas e aos professores do Ensino Regular e da Educação Físicasugestões de jogos, brinquedos e brincadeiras com os movimentos naturais como forma de fazer os alunos avançarem na aquisição da leitura e escrita.
Existem alguns elementos básicos da motricidade para que uma criança desenvolva plenamente a independência motriz e se aproprie das diferentes linguagens. A criança precisa, portanto, possuir um domínio adequado do: equilíbrio, lateralidade, esquema corporal, percepção espacial, percepção temporal, percepção visual, percepção auditiva e percepção tátil. Na aquisição da leitura e escrita, não é diferente, ela não acontece sem a presença do corpo global. Assim, este livro foca os movimentos naturais de andar, correr, saltar, arremessar e lançar como um caminho que ameniza as dificuldades e ajuda-nos na prevenção de possíveis causas por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras.
É preciso, então, entrar neste “CORPO”, neste mundo mágico da “FANTASIA” infantil.

Categoria:

Descrição

Currículo da autora:

Maria Cecília Mariano de Oliveira
Licenciada em Educação Física e Pedagogia. Especialista em Educação Infantil com experiência em Coordenação Pedagógica, Direção de Escola e Supervisão Escolar. Pós-graduada em: Psicopedagogia; Gestão e Orientação Educacional; Psicomotricidade; Educação a Distância; Atendimento Educacional Especializado e Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis. Autora do livro “Educação Física – o atletismo no currículo escolar”, publicado pela Wak Editora.

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO
CAPÍTULO 1
A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
1.1 O movimento na aquisição da leitura e escrita
1.3 Contribuições da psicomotricidade nas dificuldades de aprendizagem
1.4 Fatores psicomotores que influenciam na aprendizagem
CAPÍTULO 2
APRENDER COM OS MOVIMENTOS NATURAIS: Andar, correr, saltar, arremessar e lançar
2.1 Conteúdos que influenciam na aquisição da leitura e escrita
2.2 Brincando com os movimentos naturais
2.2.1 Corridas simples e com obstáculos
2.2.2 Saltos simples e com obstáculos
2.2.3 Lançamentos e arremessos com ou sem deslocamentos
CAPÍTULO 3
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, CONTINUADA E FORMATIVA: Com brincadeiras, brinquedos, jogos e esportes
3.1 Possibilidades lúdicas como instrumento de observação e avaliação
3.1.1 Brincadeiras
3.1.2 Brinquedos
3.1.3 Jogos
3.1.4 Esportes
3.2 Atividades em circuitos
CAPÍTULO 4
APRENDER BRINCANDO: Usando os jogos e as brincadeiras como instrumento de aprendizagem
4.1 Equilíbrio
4.1.1 Possíveis dificuldades e comportamentos
4.1.2 Sugestões de jogos e brincadeiras: CORRIDAS
4.1.3 Sugestões de jogos e brincadeiras: SALTOS
4.1.4 Sugestões de jogos e brincadeiras: ARREMESSOS E LANÇAMENTOS
4.2 Lateralidade
4.2.1 Possíveis dificuldades e comportamentos
4.2.2 Sugestões de jogos e brincadeiras: CORRIDAS
4.2.3 Sugestões de jogos e brincadeiras: SALTOS
4.2.4 Sugestões de jogos e brincadeiras: ARREMESSOS E LANÇAMENTOS
4.3 Esquema Corporal
4.3.1 Possíveis dificuldades e comportamentos
4.3.2 Sugestões de jogos e brincadeiras: CORRIDAS
4.3.3 Sugestões de jogos e brincadeiras: SALTOS
4.3.4 Sugestões de jogos e brincadeiras: ARREMESSOS E LANÇAMENTOS
4.4 Percepção visual
4.4.1 Possíveis dificuldades e comportamentos
4.4.2 Sugestões de jogos e brincadeiras: CORRIDAS
4.4.3 Sugestões de jogos e brincadeiras: SALTOS
4.4.4 Sugestões de jogos e brincadeiras: ARREMESSOS E LANÇAMENTOS
4.5 Percepção tátil
4.5.1 Possíveis dificuldades e comportamentos
4.5.2 Sugestões de jogos e brincadeiras: CORRIDAS
4.5.3 Sugestões de jogos e brincadeiras: SALTOS
4.5.4 Sugestões de jogos e brincadeiras: ARREMESSOS E LANÇAMENTOS
4.6 Percepção auditiva
4.6.1 Possíveis dificuldades e comportamentos
4.6.2 Sugestões de jogos e brincadeiras: CORRIDAS
4.6.3 Sugestões de jogos e brincadeiras: SALTOS
4.6.4 Sugestões de jogos e brincadeiras: ARREMESSOS E LANÇAMENTOS
4.7 Percepção espacial
4.7.1 Possíveis dificuldades e comportamentos
4.7.2 Sugestões de jogos e brincadeiras: CORRIDAS
4.7.3 Sugestões de jogos e brincadeiras: SALTOS
4.7.4 Sugestões de jogos e brincadeiras: ARREMESSOS E LANÇAMENTOS
4.8 Percepção temporal
4.8.1 Possíveis dificuldades e comportamentos
4.8.2 Sugestões de jogos e brincadeiras: CORRIDAS
4.8.3 Sugestões de jogos e brincadeiras: SALTOS
4.8.4 Sugestões de jogos e brincadeiras: ARREMESSOS E LANÇAMENTOS
CONSIDERAÇÕES
REFERÊNCIAS

Informação adicional

Peso 0,250 kg
Dimensões 14 × 21 × 3 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?