Descrição
Currículo da autora:
Maria Cecília Mariano de Oliveira
Licenciada em Educação Física e Pedagogia. Especialista em Educação Infantil com experiência em Coordenação Pedagógica, Direção de Escola e Supervisão Escolar. Pós-graduada em: Psicopedagogia; Gestão e Orientação Educacional; Psicomotricidade; Educação a Distância; Atendimento Educacional Especializado e Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis. Autora do livro “Educação Física – o atletismo no currículo escolar”, publicado pela Wak Editora.
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
CAPÍTULO 1
A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
1.1 O movimento na aquisição da leitura e escrita
1.3 Contribuições da psicomotricidade nas dificuldades de aprendizagem
1.4 Fatores psicomotores que influenciam na aprendizagem
CAPÍTULO 2
APRENDER COM OS MOVIMENTOS NATURAIS: Andar, correr, saltar, arremessar e lançar
2.1 Conteúdos que influenciam na aquisição da leitura e escrita
2.2 Brincando com os movimentos naturais
2.2.1 Corridas simples e com obstáculos
2.2.2 Saltos simples e com obstáculos
2.2.3 Lançamentos e arremessos com ou sem deslocamentos
CAPÍTULO 3
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, CONTINUADA E FORMATIVA: Com brincadeiras, brinquedos, jogos e esportes
3.1 Possibilidades lúdicas como instrumento de observação e avaliação
3.1.1 Brincadeiras
3.1.2 Brinquedos
3.1.3 Jogos
3.1.4 Esportes
3.2 Atividades em circuitos
CAPÍTULO 4
APRENDER BRINCANDO: Usando os jogos e as brincadeiras como instrumento de aprendizagem
4.1 Equilíbrio
4.1.1 Possíveis dificuldades e comportamentos
4.1.2 Sugestões de jogos e brincadeiras: CORRIDAS
4.1.3 Sugestões de jogos e brincadeiras: SALTOS
4.1.4 Sugestões de jogos e brincadeiras: ARREMESSOS E LANÇAMENTOS
4.2 Lateralidade
4.2.1 Possíveis dificuldades e comportamentos
4.2.2 Sugestões de jogos e brincadeiras: CORRIDAS
4.2.3 Sugestões de jogos e brincadeiras: SALTOS
4.2.4 Sugestões de jogos e brincadeiras: ARREMESSOS E LANÇAMENTOS
4.3 Esquema Corporal
4.3.1 Possíveis dificuldades e comportamentos
4.3.2 Sugestões de jogos e brincadeiras: CORRIDAS
4.3.3 Sugestões de jogos e brincadeiras: SALTOS
4.3.4 Sugestões de jogos e brincadeiras: ARREMESSOS E LANÇAMENTOS
4.4 Percepção visual
4.4.1 Possíveis dificuldades e comportamentos
4.4.2 Sugestões de jogos e brincadeiras: CORRIDAS
4.4.3 Sugestões de jogos e brincadeiras: SALTOS
4.4.4 Sugestões de jogos e brincadeiras: ARREMESSOS E LANÇAMENTOS
4.5 Percepção tátil
4.5.1 Possíveis dificuldades e comportamentos
4.5.2 Sugestões de jogos e brincadeiras: CORRIDAS
4.5.3 Sugestões de jogos e brincadeiras: SALTOS
4.5.4 Sugestões de jogos e brincadeiras: ARREMESSOS E LANÇAMENTOS
4.6 Percepção auditiva
4.6.1 Possíveis dificuldades e comportamentos
4.6.2 Sugestões de jogos e brincadeiras: CORRIDAS
4.6.3 Sugestões de jogos e brincadeiras: SALTOS
4.6.4 Sugestões de jogos e brincadeiras: ARREMESSOS E LANÇAMENTOS
4.7 Percepção espacial
4.7.1 Possíveis dificuldades e comportamentos
4.7.2 Sugestões de jogos e brincadeiras: CORRIDAS
4.7.3 Sugestões de jogos e brincadeiras: SALTOS
4.7.4 Sugestões de jogos e brincadeiras: ARREMESSOS E LANÇAMENTOS
4.8 Percepção temporal
4.8.1 Possíveis dificuldades e comportamentos
4.8.2 Sugestões de jogos e brincadeiras: CORRIDAS
4.8.3 Sugestões de jogos e brincadeiras: SALTOS
4.8.4 Sugestões de jogos e brincadeiras: ARREMESSOS E LANÇAMENTOS
CONSIDERAÇÕES
REFERÊNCIAS
Avaliações
Não há avaliações ainda.