Brincaletrando – Músicas para brincar e aprender

R$52,00

ISBN 978-85-7854-642-7

Autor: Cristiano dos Santos Araújo

Formato: 14x21cm

100 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2024

 

Resumo:

Este livro foi escrito por educador pensando não apenas nos educadores e educadoras que vão utilizá-los mas também em todas as crianças que poderão se deliciar com as canções e estratégias oferecidas nesta obra.

É um livro que podemos comparar a uma poesia, que deve ser consumido com leveza e intensidade, para que seja internalizado, experienciado e reinventado.

Não pertence a mim, pertence a nós. Por isso, fique à vontade para rabiscá-lo, marcá-lo, deixar em sua bolsa junto com todos os seus aparatos pedagógicos.

Espero que seja parte de seu dia e que você se sinta como parte de cada trecho escrito.

Boa leitura!

Descrição

Cristiano dos Santos Araújo

Esposo, pai e dono de um cachorro maluco. Formado em Educação Física. Pós-graduado em Psicopedagogia, Inteligência Socioemocional e Educação Física Escolar. Mestrando em Educação. Formando em Artes. Escritor. Palestrante. Educador. Compositor. Pesquisador. Contador de história. Idealizador do espaço Bora Brincar ateliê da Infância. Consultor educacional da Editora Movimenta. Diretor da página Brincadeiras e Jogos. Vocalista e musicista da Cia Cantadores de História. Colaborador e membro da Aliança pela Infância. Encantado pela infância e pelo brincar

 

Sumário

 

Prefácio ……………………………………………………………………………… 11

Apresentação ………………………………………………………………… 13

1 – Cultura tradicional e musical da infância ………… 15

1.1 – Quais os motivos para oferecer as músicas da infância? ……………………………………… 19 1.2 – O que são brincadeiras cantadas? ………………………….. 24

1.3 – Levar a brincar e sentir as emoções ……………………….. 31

2 – A música da infância e a ampliação do vocabulário …………………………………. 35

2.1- Músicas e a ampliação de vocabulário …………………… 35

2.2 – Sensibilidade musical ………………………………………………… 43

2.3- Ampliação dos vocabulários motor e expressivo …. 45

3- A música e a alfabetização ………………………………. 51

3.1 – Quando devemos iniciar a alfabetização e como acontece? …………. 51

3.2 – Destreza e raciocínio …………………………………………………. 57

3.3 -Consciência fonológica ……………………………………………… 59

3.4- Rimas, trava-línguas e aliteração – favorecimento da consciência fonológica …….. 61

4- Repertório de brincadeiras cantadas ……………….. 69

Referências……………………………………………………………………… 93

Informação adicional

Peso 200 g
Dimensões 14 × 21 × 02 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?