Avaliação e Intervenção nas Caixas de Areia – A construção dos processos de aprendizagem com o Jogo de Areia Psicopedagógico – JAP

R$206,00

ISBN 978-85-7854-701-1

Autora: Teresa Messenger Andion

Formato: 17x24cm

300 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2025

Resumo:

A relevância do JAP como uma técnica expressiva que é própria e mobiliza
uma Psicopedagogia Simbólica, Cognitiva e Afetiva abrange na sua importante
aplicação aspectos de um sujeito da aprendizagem, aspectos esses,
inconscientes e conscientes, que permitem a expressão do seu Eu aprendente,
mas puro, que propiciem também que o Outro, o ensinante, apoie, acolha, e
que o sujeito aprendente expresse o seu pensamento concreto, e o abstrato, o
seu jeito subjetivo e o objetivo, a sua imaginação e a conduta cognitiva e, nos
meios de expressão da simbologia das cenas construídas nas caixas de areia
de forma livre, lúdica e criativa possibilitem assim o seu desenvolvimento
global, a sua transformação, o tornar-se quem se é, parafraseando Carl Jung.
Durante estes anos de experiência clínica desde o ano 2000, a autora no seu
trabalho psicopedagógico (primeiro consultório) com crianças e jovens com
dificuldades e/ou transtornos de aprendizagem utilizou a técnica das caixas de
areia seca ou molhada como um diferencial na estratégia do atendimento. O
JAP, pelas suas características lúdica, expressiva, criativa, simbólica,
espontânea, sem regras e de fácil compreensão, facilita a criação de um
vínculo entre a psicopedagoga e o sujeito em atendimento, assegurando um
campo de confiança, afeto e abertura para o aprender, resultando no processo
de aprendizagem positivo.
O JAP possui uma de suas características mais importantes que é o momento
do vínculo, acolhedor, da relação do psicopedagogo com o aprendente em um
espaço potencial de criação, ação e reação, em que surge o aspecto do afeto
relevante na relação entre ensino e aprendizagem.

Categorias: ,

Descrição

Maria Teresa Messeder Andion
Doutora em Psicologia Educacional pelo Centro Universitário UNIFIEO. Mestre
em Psicologia da Educação Desenvolvimento Humano Ensino-Aprendizagem
pela Universidade São Marcos. Psicopedagoga clínica pelo Instituto Sedes

Sapientiae. Atua em consultório particular. Arteterapeuta. Pedagoga.
Professora convidada para lecionar nos cursos de Psicopedagogia. Autora do
livro “Jogo de Areia intervenção psicopedagógica à luz da teoria piagetiana”
pela Wak Editora. Idealizadora da Técnica do Jogo de Areia Psicopedagógico –
JAP.

 

Sumário

Prefácio
Apresentação
Primeiras palavras…
Introdução
– Capítulo 1: Apresentação do Sandplay e
a adaptação do Jogo de Areia Psicopedagógico – JAP
– Capítulo 2: Avaliação e Intervenção Psicopedagógica nas
caixas de areia
– Capítulo 3: A construção do conhecimento do sujeito epistêmico
na caixa de areia, uma abordagem baseada na Epistemologia
Genética de Jean Piaget
– Capítulo 4: A Evidência de Validade do Jogo de Areia
Psicopedagógico – JAP: Contexto da pesquisa, a cientificidade
da Evidência de Validade em um cenário relatado de forma
psicopedagógica e qualitativa
– Capítulo 5: Os saberes (sabores) e os conhecimentos de
Alicia Fernández, o processo do alimentar, nutrir, ensinar,
aprender, ser e tornar-me psicopedagoga
– Capítulo 6: Neurociência: um breve estudo de aspectos
neurobiológicos da aprendizagem e suas correlações com
a Técnica do Jogo de Areia Psicopedagógico – JAP
– Capítulo 7: O brincar e a realidade, conceitos de
Donald Woods Winnicott – uma Interface conceitual
observada com a Técnica do JAP
Conclusão
Referências

Informação adicional

Peso 500 kg
Dimensões 17 × 21 × 03 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?