Autismo – O Que Precisamos Saber?

R$60,00

ISBN 978-85-7854-496-6

Autora: Nora Cavaco

Formato: 14x21cm

172 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2020

Resumo:

O número cada vez mais elevado de crianças com autismo fez surgir dúvidas cada vez mais acentuadas sobre o “como” e o “por quê”. Desta problemática que compromete de forma relevante o dia a dia das crianças, dos jovens e, também, adultos com funcionalidades tão peculiares. Sendo uma perturbação do neurodesenvolvimento com impacto significativo na comunicação social e nos comportamentos (interesses, atividades…), o autismo manifesta-se das formas mais variadas e de intensidade diversificada, muitas vezes com alguma sutileza, conduzindo a erros graves de diagnóstico e, assim, comprometendo a intervenção. Neste livro, estão as respostas mais esperadas para as dúvidas mais frequentes, traduzindo-se em um livro emergente e essencial para todos aqueles que procuram o conhecimento em uma visão neuropsicológica e psicopedagógica, o que permite aprimorar as suas práticas sendo professor, educador, psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo ou outra área igualmente importante quando se fala de autismo. Este livro foi pensado e produzido para você!

 

 

“A obra apresentada por Nora Cavaco é de transcendente criatividade, aproxima-se de um currículo específico direcionado para a formação de pais, educadores e clínicos a fim de poderem, com a sua interação e intervenção, induzir a otimização desenvolvimental de crianças e jovens autistas.”

Vitor da Fonseca

Descrição

Nora Cavaco

Licenciada em Educação de Infância. Licenciada em Psicóloga da Educação e Reabilitação (Universidade Algarve) com certificado europeu de psicóloga da Saúde e Educação. Pós-graduada em Neuropsicologia e Demências (Universidade Barcelona). Pós-graduada em Neuroeducação (FASP – Brasil). Mestre em Práticas Educativas (Universidade Málaga). Mestre em Psicologia da Educação na especialidade das Necessidades Educativas Especiais. Doutora em Educação infantil e Familiar: Investigação e desenvolvimento Psicopedagógico (Universidade Málaga e Escola Superior de Educação João de Deus – Lisboa). Pós-doutora em Intervenção Precoce em Autismo (Universidade Huelva em Espanha). Formação: Primary and Advanced Practicum in Rational – Emotive e Cognitive – Behavioral Theoryand Tecnhiques – REBT/CBT (The Albert Ellis Institute New York). Psico-hipnoterapeuta Clínica especialista em Criança e Adolescente. Docente universitária e pesquisadora do grupo HUM – Universidade de Huelva – Espanha. Diretora e fundadora do The Nora cavaco Institute- International center of Neurophycology and Autism. Presidente e fundadora da Associação Azul Autismo e Inclusão. Diretora e psicóloga clínica do centro Clínico Algharb em loulé – Algarve. Docente Universitária. Escritora.

 

Sumário

PREFÁCIO                                                                   9

Vitor da Fonseca

Apresentação                                                          15

Saul Neves de Jesus

Introdução                                                              19

O técnico ou o educador                                         22

Autismo, como definir e explicar?                          24

  1. O AUTISMO E A AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA   27
  2. A NEUROPSICOLOGIA, O AUTISMO E AS FUNÇÕES

EXECUTIVAS                                                               37

2.1. O educador e as suas interfaces

na promoção da resiliência                                      43

2.2. O desenvolvimento do educador em

nível pessoal e profissional: resiliência                 87

Referências                                                              109

  1. AUTISMO E PROPOSTAS DE ATIVIDADES            123

3.1. Atividade I                                                      125

3.2. Atividade II                                           127

3.3. Atividade III                                                      128

3.4. Atividade IV: Trabalhando as expressões         130

3.5. Atividade V: As minhas rotinas diárias                     131

3.6. Atividade 6: Jogando com a memória                      133

3.7. Técnicas utilizadas                               134

3.8. Como devemos organizar-nos para

trabalhar com a criança autista?                           138

3.9. Planificar para a criança e com a criança         140

3.10. Objetivos traçados pela equipe

recorrendo ao PEI                                        144

3.11. Como agir com a criança autista?               148

Referências                                                                          169

 

Informação adicional

Peso 400 g
Dimensões 14 × 21 × 02 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?