Descrição
Currículo da autora:
PRISCILLA AMARAL
Pedagoga com habilitação em séries iniciais, Administração Escolar e com Pós-Graduação em Deficiência Intelectual. Experiência de 12 anos entre Instituições e Escolas. Vários artigos publicados. Participação em programa de televisão on-line, sendo entrevistada por Célia Coev sobre o tema: Deficiência intelectual e programa de rádio AM chamado Espaço Alternativo, sendo entrevistada por Edson Natale sobre o tema: Autismo e deficiência Intelectual. Palestrante convidada pela Câmara Municipal do Estado de São Paulo para versar sobre o tema: Transtornos diversos. Autora do livro “Transtornos de conduta – Síndromes diversas”. Professora convidada de Pós-Graduação no Centro-Sul de pesquisa, extensão e graduação (Censupeg), lecionando temas relacionados à saúde mental e à inclusão social e educacional. Professora de Sala de Recursos em Escola Estadual e professora itinerante de Educação Especial. Cursos de especialização realizados: Processo de Inclusão; Introdução ao Autismo e Psicose Infantil; Estimulação Precoce; Prontidão para alfabetização; Estimulação para pessoas com Necessidades Especiais; Curso de Dislexia; Atitudes que favorecem o sucesso Escolar; Síndromes diversas; Educação Especial: Condutas típicas; Introdução ao Estudo das Neurociências; Curso básico de libras e alfabetização para pessoas com deficiência visual. Neuropsicopedagoga e psicomotricista clínica e relacional em formação pela UCM. Autora de mais de 60 cursos on-line da área de Educação Especial pelosite www.buzzero.com.
Leia mais: http://www.priscilla-amaral-com.com/sobre-nos/
Sumário:
Prefácio
- Breve histórico da Educação Especial
- Os Transtornos Globais ou Invasivos de Desenvolvimento
- Sinais de alerta para o Transtorno do Espectro Autista
- Como ensinar um autista de baixo funcionamento?
- Alunos atendidos atualmente por mim com Transtorno do Espectro Autista, Salas de apoio especializado específicas, dicas para o professor especialista e professor do Ensino Regular
- Dicas importantes de trabalho com autistas
- Quatro Avaliações Descritivas Iniciais para encaminhamento ao Atendimento Educacional Especializado
- Casuísticas
8.1 Caso Cecília – autista clássica de baixo funcionamento
8.2 Caso Mariana – síndrome de Rett
8.3 Caso Fábio – Transtorno Desintegrativo de Infância
8.4 Caso Rodrigo – síndrome de Asperger
8.5 Caso Sandra – síndrome de Asperger
8.6 Caso Samuel – autista de baixo funcionamento
8.7 Caso Isabel – síndrome de Rett
8.8 Caso Ulisses – Deficiência intelectual, transtorno hipercinético e transtorno de conduta não especificado
8.9 Caso Sandro – síndrome do X-frágil
8.10 Caso João – síndrome do X-frágil
8.11 Caso Mario – autista de baixo funcionamento
8.12 Caso Luciene – autista de baixo funcionamento
- Testemunhos de mães e pais de pessoas com Autismo
9.1 Mãe Eli Pereira
9.2 Mãe Riana Carla dos Santos Daniel
9.3 Mãe Liliana – desabafo de uma mãe de autista adulto
9.4 Mãe Maria
9.5 Mãe Sônia
9.6 Mãe Ligia
9.7 Mãe Aparecida
9.8 Mãe Marilda
9.9 Mãe Mônica
9.10 Mãe Maria Auxiliadora
9.11Mãe Cintia Medeiros
9.12 Mãe Veridiana
9.13 Pai do Tiago – depoimento de um coração de pai
9.14 Mãe do Tiago
9.15 Mãe Mariza – meu anjo azul Gabriel
9.16 Mãe Lourdes Conde Rorato
9.17 Mãe Rosângela Lopes
9.18 Mãe Veridiana Santos
9.19 Mãe Liliana – moradora da França
9.20 Mãe da Larissa
9.21 Maria Eduarda – descobriu ser Aspie aos 25 anos
- Considerações finais
- Inclusão
- A Legislação Brasileira e o Autismo
- Direitos e orientações.
- Oração das crianças especiais.
- Glossário
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