Descrição
Aline Lourenço Bittencourt
Natural do Rio de Janeiro. Mãe do Davi e da Maria Luísa. Pedagoga graduada pela UERJ (2004). Pós-graduação em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (2006). Mestrado em Educação pelo ProPed (Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação – UERJ). Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Cândido Mendes (2014). Doutora em Ensino em Biociências do Programa stricto sensu em Ensino em Biociências – EBS – FIOCRUZ (2023). Premiada em terceiro lugar na Educa Week 2021 pelo seu relato da atuação de estudantes com TEA. Professora do Colégio Pedro II com atuação na Educação Inclusiva desde 2009.
Rosane Moreira Silva de Meirelles
Natural de Resende – RJ. Mãe do Bruno e da Luana. Bióloga, graduada pela UNESP (1996). Mestre (1999) e doutora (2003) em Biologia Celular e Molecular pelo Programa stricto sensu em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC – Fiocruz). Orientadora no Programa stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde (desde 2004) e no Programa de Mestrado Profissional em Rede de Ensino de Biologia (associada à UERJ) (desde 2017). Professora adjunta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (desde 2015), lotada no Departamento de Ensino de Ciências e Biologia (DECB-IBRAG-UERJ).
Sumário
APRESENTAÇÃO 19
O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA:
da esquizofrenia ao DSM-5 27
Aline Bittencourt e Rosane Meirelles
ESCOLA, FAMÍLIA E NEURODIVERGÊNCIA:
reflexões de uma mãe em construção 47
Amanda Carlou
UTILIZANDO O HIPERFOCO DO AUTISTA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO COLABORATIVO EM
TURMAS REGULARES 67
Mariana Vianna Abramo
A EDUCAÇÃO EM SAÚDE E O TRANSTORNO
DO ESPECTRO DO AUTISMO: desafios em meio à Pandemia da Covid-19 83
Grazielle Ribeiro Lisboa Arnaud de Queiroz,
Leila Claudia Monteiro de Castro dos Santos Braga
ALUNOS COM DIFERENCIAIS,
PROFESSORES DIFERENCIADOS 97
Andrea Lúcia Moreira Rosa,
Nicolas Millioni Gravina ,
Pedro Augusto Vaz Dellamora
COMO ENSINAR CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)?
PERGUNTE-NOS COMO 123
Flavia Camara Neto Athayde Gonçalves,
Mirza Barros Pereira
RECURSOS DIDÁTICOS ADAPTADOS PARA
O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS EDUCANDOS
COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA 141
Danielly Cardoso da Silva,
Scheilla de Castro Abbud Vieira
SUPER-HERÓIS DA GENÉTICA: a contribuição das atividades práticas de Biologia para a inclusão social de alunos com transtorno do espectro autista 161
Mariana Lopes de Oliveira Florencio,
Natasha Conceição Gomes de Carvalho,
Paula Fernandes Tavares Cezar-de-Mello
CLUBES DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇO DE
PROMOÇÃO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO
EM PESSOAS COM TRANSTORNO
DO ESPECTRO AUTISTA 185
Edgar Miranda,
Vanessa de Souza Rosado Drago,
Andréa Costa Werneck
Avaliações
Não há avaliações ainda.