Autismo e Ciências – O protagonismo de estudantes com TEA

R$98,00

ISBN 978-85-7854-615-1

Organizadoras: Aline Bittencourt e Rosane Meirelles

Formato: 14x21cm

216 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2024

Resumo:

É comum os professores terem muitas dúvidas ao receber um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e surgem muitas indagações, tais como:

Será que eles aprendem?

Como falar?

Como abordar?

Será que todas as atividades precisam ser bem lúdicas?

Como devo proceder?

De que forma ele aprende melhor?

Será que a minha metodologia está adequada para as necessidades de todos?

Quantas indagações surgem na nossa cabeça, não é mesmo?

Pensando nisso, surgiu a ideia deste livro, que traz autistas e famílias de autistas como autores de alguns capítulos. Dentre as abordagens teóricas e práticas inclusivas, podemos ressaltar a importância da equidade durante todo o processo de aprendizagem, pois todos nós somos capazes de aprender.

Venha viajar nesta leitura e conhecer muito mais sobre o Transtorno do Espectro Autista, práticas, relatos, ensaios e, ainda, uma perspectiva inclusiva do trabalho.

Descrição

Aline Lourenço Bittencourt

Natural do Rio de Janeiro. Mãe do Davi e da Maria Luísa. Pedagoga graduada pela UERJ (2004). Pós-graduação em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (2006). Mestrado em Educação pelo ProPed (Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação – UERJ). Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Cândido Mendes (2014). Doutora em Ensino em Biociências do Programa stricto sensu em Ensino em Biociências – EBS – FIOCRUZ (2023). Premiada em terceiro lugar na Educa Week 2021 pelo seu relato da atuação de estudantes com TEA. Professora do Colégio Pedro II com atuação na Educação Inclusiva desde 2009.

 

Rosane Moreira Silva de Meirelles

Natural de Resende – RJ. Mãe do Bruno e da Luana. Bióloga, graduada pela UNESP (1996). Mestre (1999) e doutora (2003) em Biologia Celular e Molecular pelo Programa stricto sensu em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC – Fiocruz). Orientadora no Programa stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde (desde 2004) e no Programa de Mestrado Profissional em Rede de Ensino de Biologia (associada à UERJ) (desde 2017). Professora adjunta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (desde 2015), lotada no Departamento de Ensino de Ciências e Biologia (DECB-IBRAG-UERJ).

 

Sumário

APRESENTAÇÃO                              19

 

O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA:

da esquizofrenia ao DSM-5                        27

Aline Bittencourt e Rosane Meirelles

 

ESCOLA, FAMÍLIA E NEURODIVERGÊNCIA:

reflexões de uma mãe em construção                 47

Amanda Carlou

 

UTILIZANDO O HIPERFOCO DO AUTISTA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO COLABORATIVO EM

TURMAS REGULARES                    67

Mariana Vianna Abramo

 

A EDUCAÇÃO EM SAÚDE E O TRANSTORNO

DO ESPECTRO DO AUTISMO: desafios em meio à Pandemia da Covid-19                            83

Grazielle Ribeiro Lisboa Arnaud de Queiroz,

Leila Claudia Monteiro de Castro dos Santos Braga

 

ALUNOS COM DIFERENCIAIS,

PROFESSORES DIFERENCIADOS                               97

Andrea Lúcia Moreira Rosa,

Nicolas Millioni Gravina ,

Pedro Augusto Vaz Dellamora

 

COMO ENSINAR CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)?

PERGUNTE-NOS COMO                               123

Flavia Camara Neto Athayde Gonçalves,

Mirza Barros Pereira

 

RECURSOS DIDÁTICOS ADAPTADOS PARA

O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS EDUCANDOS

COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA                      141

Danielly Cardoso da Silva,

Scheilla de Castro Abbud Vieira

 

SUPER-HERÓIS DA GENÉTICA: a contribuição das atividades práticas de Biologia para a inclusão social de alunos com transtorno do espectro autista                                161

Mariana Lopes de Oliveira Florencio,

Natasha Conceição Gomes de Carvalho,

Paula Fernandes Tavares Cezar-de-Mello

 

CLUBES DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇO DE

PROMOÇÃO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO

EM PESSOAS COM TRANSTORNO

DO ESPECTRO AUTISTA                                185

Edgar Miranda,

Vanessa de Souza Rosado Drago,

Andréa Costa Werneck

Informação adicional

Peso 300 g
Dimensões 14 × 21 × 03 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?