Descrição
Edith Regina Rubinstein
Pedagoga. Psicopedagoga. Mestre em Psicologia Educacional. Formação em
Programa de Enriquecimento Instrumental – PEI pelo ICELP de Jerusalém. Terapeuta
Familiar. Ex-presidente e sócia-fundadora da Associação Brasileira de
Psicopedagogia. Membro do Conselho Vitalício da ABPp. Membro do Conselho
Editorial da ABPp. Coordenadora e docente do Centro de Estudos Seminários de
Psicopedagogia. Autora e organizadora de diversos livros.
Sumário
Parte 1 – Reflexão Teórica …………………………………….. 11
Psicopedagogia, Psicopedagogo e Construção da Identidade ……………………………………………. 13
Psicopedagogia Dinâmica ………………………………………………. 29
Estilo de Aprendizagem e Estilo do Viver ………………………….. 49
Aprendizagem da Leitura e Escrita e Constituição Psíquica ….. 55
Experiência de Aprendizagem Mediada na Construção do Conhecimento ……………………………………. 81
Psicopedagogia Dinâmica e Construcionismo Social …………… 109
Condições para a Funcionalidade da Aprendizagem ……………. 131
Limites do Diagnóstico do TDAH: Crianças irrequietas e distraídas ou múltiplos problemas? …………………. 139
Os “Cinco Portais” para a Compreensão “Dinâmica” da Psicopedagogia ………………………………………… 147
Bastidores da Práxis – uma escolha pessoal ………………………… 169
Parte 2 – Psicopedagogia institucional …………… 181
Intervenção Psicopedagógica Institucional ………………………… 183
Psicopedagogia e Habitantes da Escola ……………………………… 207
Integração entre Família e Escola na Intervenção Psicopedagógica ………………………………………. 215
Desafios da Universalização da Aprendizagem ……………………. 227
Pedidos da Família e Escola: categorização das Dificuldades de Aprendizagem …………………………………… 243
Parte 3 – Práticas ……………………………………………………….. 255
Modelo de Relatório da Avaliação Psicopedagógica …………….. 257
Quadro Esquemático para Desencadear a Modificabilidade Cognitiva Estrutural …………………………… 263
Ficha de Quadro Esquemático da Modalidade Cognitiva-Estrutural Utilizado no Programa de Enriquecimento Instrumental …………………………………………. 265
Quadro Esquemático para Promover a Modificabilidade Cognitiva-Estrutural ……………………………… 267
Relação entre Linguagem e Metacognição para Compreender o Uso do Quadro Esquemático das Funções Cognitivas ………. 271
Apresentação do Programa de Enriquecimento Instrumental – PEI ………………………………… 275
Atividades Lúdicas ………………………………………………………… 291
Processos de Aprendizagem e Seus Níveis ………………………….. 301
Proposta de Jogos ………………………………………………………….. 303







Avaliações
Não há avaliações ainda.