Atuações Psicopedagógicas Clínicas e Institucionais – Teoria e prática da psicopedagogia dinâmica

R$138,00

ISBN 978-85-7854-732-5

Autora: Edith Rubinstein

Formato: 17x24cm

320 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2025

Resumo:

A obra “Atuações Psicopedagógicas Clínicas e Institucionais” está organizada em
eixos temáticos: Reflexão teórica, Clínica Psicopedagógica, Psicopedagogia
Institucional e Práticas Psicopedagógicas.
O processo de aprendizagem é dinâmico, envolve aspectos subjetivos, cognitivos,
sociais e culturais nos diferentes espaços. Há diferentes modalidades de ensino e
aprendizagem.
Alguns questionamentos relevantes são trazidos pela autora para a reflexão sobre a
prática psicopedagógica, tais como: Qual metodologia atende universalmente? Como
lidar com a preocupação imediata para os possíveis “Transtornos de Aprendizagem”?
Como lidar na construção de conceito, organização e ritmo? Alunos são irrequietos,
distraídos, desorganizados ou disortográficos?
A autora, com muitos anos atuando na Psicopedagogia nos dá os passos para uma
prática que respeita a independência nos estilos de aprender de cada ser.

Categorias: ,

Descrição

Edith Regina Rubinstein
Pedagoga. Psicopedagoga. Mestre em Psicologia Educacional. Formação em
Programa de Enriquecimento Instrumental – PEI pelo ICELP de Jerusalém. Terapeuta
Familiar. Ex-presidente e sócia-fundadora da Associação Brasileira de
Psicopedagogia. Membro do Conselho Vitalício da ABPp. Membro do Conselho
Editorial da ABPp. Coordenadora e docente do Centro de Estudos Seminários de
Psicopedagogia. Autora e organizadora de diversos livros.

 

Sumário

 

Parte 1 – Reflexão Teórica …………………………………….. 11

Psicopedagogia, Psicopedagogo e Construção da Identidade ……………………………………………. 13

Psicopedagogia Dinâmica ………………………………………………. 29

Estilo de Aprendizagem e Estilo do Viver ………………………….. 49

Aprendizagem da Leitura e Escrita e Constituição Psíquica ….. 55

Experiência de Aprendizagem Mediada na Construção do Conhecimento ……………………………………. 81

Psicopedagogia Dinâmica e Construcionismo Social …………… 109

Condições para a Funcionalidade da Aprendizagem ……………. 131

Limites do Diagnóstico do TDAH: Crianças irrequietas e distraídas ou múltiplos problemas? …………………. 139

Os “Cinco Portais” para a Compreensão “Dinâmica” da Psicopedagogia ………………………………………… 147

Bastidores da Práxis – uma escolha pessoal ………………………… 169

 

Parte 2 – Psicopedagogia institucional …………… 181

Intervenção Psicopedagógica Institucional ………………………… 183

Psicopedagogia e Habitantes da Escola ……………………………… 207

Integração entre Família e Escola na Intervenção Psicopedagógica ………………………………………. 215

Desafios da Universalização da Aprendizagem ……………………. 227

Pedidos da Família e Escola: categorização das Dificuldades de Aprendizagem …………………………………… 243

 

Parte 3 – Práticas ……………………………………………………….. 255

Modelo de Relatório da Avaliação Psicopedagógica …………….. 257

Quadro Esquemático para Desencadear a Modificabilidade Cognitiva Estrutural …………………………… 263

Ficha de Quadro Esquemático da Modalidade Cognitiva-Estrutural Utilizado no Programa de Enriquecimento Instrumental …………………………………………. 265

Quadro Esquemático para Promover a Modificabilidade Cognitiva-Estrutural ……………………………… 267

Relação entre Linguagem e Metacognição para Compreender o Uso do Quadro Esquemático das Funções Cognitivas ………. 271

Apresentação do Programa de Enriquecimento Instrumental – PEI ………………………………… 275

Atividades Lúdicas ………………………………………………………… 291

Processos de Aprendizagem e Seus Níveis ………………………….. 301

Proposta de Jogos ………………………………………………………….. 303

Informação adicional

Peso ,0600 kg
Dimensões 17 × 24 × 03 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes conectados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.