Descrição
Currículo das organizadoras:
Ana Paula Zaboroski
Fonoaudióloga. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). Graduada pelo Centro Universitário de Maringá (CESUMAR). Fonoaudióloga da Secretaria Municipal de Educação de Rio Azul/PR. Fonoaudióloga clínica do consultório médico Cirurgia e Diagnóstico em Otorrinolaringologia de Irati/PR (CDOI). Atuou como docente colaboradora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Campus de Irati/PR.
Contato: anapaulazaboroski@yahoo.com.br
Jáima Pinheiro de Oliveira
Fonoaudióloga. Pós-Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Marília/SP e Universidade do Minho (Portugal) – apoio do CNPq. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Marília/SP. Docente do Departamento de Fonoaudiologia e dos Programas de Pós-graduação em Educação (Mestrado) e em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado), da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Campus de Irati/PR.
Contato: jaimafono@gmail.com
Sumário:
Capítulo 1
Reflexões sobre os avanços da atuação do fonoaudiólogo na escola
Jáima Pinheiro de Oliveira
Ana Paula Zaboroski
Capítulo 2
O projeto político pedagógico enquanto instrumento de inclusão e sua relação com a fonoaudiologia escolar
Mário de Souza Martins
Jáima Pinheiro de Oliveira
Luciana Branco Carnevale
Capítulo 3
Comunicação alternativa na escola: possibilidades para o ensino do aluno com deficiência
Débora Deliberato
Capítulo 4
A atuação fonoaudiológica com alunos surdos: reflexões sobre os paradigmas da educação inclusiva e a perspectiva Bilíngue
Maria Fernanda Bagarollo
Capítulo 5
Formação continuada com educadores: adaptações de práticas pedagógicas para a promoção da linguagem e da aprendizagem
Ana Paula Zaboroski
Capítulo 6
Formação continuada de professores: inspirações para práticas docentes
Patrícia Prado Calheta
Capítulo 7
Minicursos e grupos de discussão como estratégias de assessoria fonoaudiológica na escola
Ana Paula Zaboroski
Jáima Pinheiro de Oliveira
Capítulo 8
Proposta de instrumentos para verificação da demanda de dificuldades de aprendizagem em ambiente escolar
Jáima Pinheiro de Oliveira
Tania Moron Saes Braga
Ana Cândida Schier
Avaliações
Não há avaliações ainda.