Atividades matemáticas para a Prática Inclusiva

R$62,00

  ISBN 978-85-7854-375-4

Organizadores: Ana Lúcia Manrique e Carlos Augusto Rodrigues Lima

Formato: 14x21cm

120 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2016

Resumo:

Este livro propõe um olhar diferente para a Matemática. Um olhar que revela uma Matemática mais viva, mais próxima, mais lúdica, mais acessível para todos os alunos. Mais ainda, o que propomos com este livro é um trabalho inclusivo em Matemática, que permita a todos o prazer em aprender, conhecer e descobrir.

É intenção dos autores ao elaborar este livro fornecer subsídios a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com propostas de atividades que favorecem o aprendizado em Matemática para alunos com ou sem deficiência, de maneira que o professor procure assumir uma posição crítica em relação ao ensino, para adequá-lo ao público com o qual lida, e à realidade em que está inserido.

Categoria:

Descrição

Currículo dos organizadores:

Ana Lúcia Manrique
Pós-Doutorado pela PUC/RJ (2008). Doutorado em Educação: Psicologia da Educação (2003) e mestrado em Ensino de Matemática (1994), ambos pela PUC/SP. Graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1987). Atualmente, é pesquisadora Produtividade CNPq (2016-2019). É professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Coordenou projeto aprovado no Observatório da Educação – OBEDUC, Capes, edital 2010, “Desafios para a Educação Inclusiva: pensando a formação de professores sobre os processos de domínio da Matemática nas séries iniciais da educação básica”. Pesquisa sobre a Formação de Professores, Educação Matemática, Formadores de Professores, Saberes e Trabalho Docente, Mapas Conceituais, Competências Socioemocionais e Educação Matemática Inclusiva.

Carlos Augusto Rodrigues Lima
Doutorado em Educação Matemática (2014) e mestrado em Educação: Psicologia da Educação (2005), ambos pela PUCSP. Especialização em Psicopedagogia pela UNIFAI (2001). Licenciatura em Matemática (1987) pela UNESP. Foi professor da Rede Privada de Ensino na cidade de São Paulo por 26 anos. Participou do projeto “Desafios para a Educação Inclusiva” (OBEDUC/Capes). Atua como coordenador de Matemática da Educação Infantil ao Ensino Médio desde 2005 em Escolas da Rede Privada da cidade de São Paulo. Desde 2012, atua como coordenador pedagógico do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de Escolas da Rede Privada da cidade de São Paulo. Atualmente, é coordenador de Matemática da Educação Infantil ao Ensino Médio e coordenador do Ensino Fundamental II do Colégio Augusto Laranja, São Paulo – SP. Tem participado de formações de professores que ensinam Matemática, bem como de pesquisas e estudos com foco na Educação Matemática Inclusiva.

Sumário: 

Prefácio

Matemática e Inclusão: Uma Equação de Possibilidades

Apresentação

A estrutura das atividades

Espaço e Forma

Atividade 1 – Caixas de Alegria

Atividade 2 – Fazendo Arte

Números e Operações

Atividade 3 – Multiplicando com o Material Dourado

Atividade 4 – As voltas de um caracol

Grandezas e Medidas

Atividade 5 – Explorando as embalagens

Atividade 6 – Medidas de tempo

Tratamento de Informação

Atividade 7 – Calendário de aniversariantes

Atividade 8 – Organizando informações

Algumas Considerações

Informação adicional

Peso 0,300 kg
Dimensões 14 × 21 × 3 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?