Aprendizagem Para Criança Com Síndrome de Down – Desafios do cotidiano escolar

R$52,00

ISBN 978-85-7854-474-4

Autoras: Lilian Pinto Amaral e Vilma Lení Nista-Piccolo

Formato: 14x21cm

132 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2019

Resumo

Este livro aborda temas relacionados à aprendizagem escolar da criança com síndrome de Down, transitando por questões do cotidiano escolar e a inclusão destas crianças. São apresentados tópicos sobre cognição, memória, atenção, emoção, função executiva e enriquecimento cerebral, destacando a relevância das experiências sociais na constituição dos processos psicológicos superiores, no contexto do desenvolvimento e da aprendizagem dos alunos com síndrome de Down.

O estudo revela indícios das dificuldades, e possíveis facilidades, no ato de aprender dessa criança no ensino formal. Destaca também a necessidade de mudanças políticas no que se refere à educação inclusiva, enfatizando que não bastam ações e atitudes isoladas provenientes de uma determinada escola ou de um professor, mas, sim, uma implantação de políticas que respondam às questões educacionais cotidianas e contemporâneas. Os resultados apresentados demonstram que o direito à aprendizagem exige engajamento político cultural, visando aos maiores cuidados com as necessidades de uma pessoa com síndrome de Down e com a formação do professor que atua com ela em sala de aula.

 

Categoria:

Descrição

Lilian Pinto Amaral

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP (1985). Mestre (2003) e doutora (2016) em Educação pela Universidade de Sorocaba – UNISO. Especialização em Tratamento Neuroevolutivo – Método Bobath A. B. F (1990). Formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath Advanced Baby Course pela Neuro-Developmental Treatment Association – NDTA/EUA (2014). Formação em Integração Sensorial pela Clínica Ludens, Campinas/SP, com a autorização da University South of Califórnia e a Western Psychological Services – WPS (2016). Capacitação em TheraTogs Fitter – Level I & II (2018). Capacitação nas Escalas Bayley de Desenvolvimento do Bebê e da Criança Pequena, terceira edição (2018).

Implantou e coordenou o curso de Fisioterapia da Universidade de Sorocaba de 2010 a 2014, onde atuou também como docente. Na Pontifícia Universidade Católica – PUC, em Sorocaba foi docente no programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, eixo específico da Fisioterapia, de 2013 a 2016.

 

Vilma Lení Nista-Piccolo

Licenciada em Educação Física. Bacharel em Fisioterapia. Mestre em Educação. Doutora em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas. Foi professora da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, chefe do Departamento de Educação Motora. Foi professora titular da Universidade São Judas Tadeu, onde criou e coordenou o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, sendo a responsável pela implantação dos Cursos de Mestrado e Doutorado na área. Implantou o curso de graduação em Educação Física e Esporte da Metrocamp (Campinas). Tem experiência com pesquisas e publicações nas seguintes linhas de pesquisa: Cotidiano Escolar, Formação Docente, Educação voltada à Saúde, Educação Física escolar, Ginástica e Inteligência Corporal Cinestésica. Atualmente integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba. Coordena o Grupo de Pesquisa POTENCIAL. Foi pesquisadora do CNPq até 2016.

Sumário

APRESENTAÇÃO …………………………………………………………………. 9

  1. Síndrome de Down ……………………………………………………….. 11
  2. O processo de aprendizagem ……………………………………… 21

2.1 Memória ……………………………………………………………… 32

2.2 Atenção ………………………………………………………………. 38

2.3 Emoção ………………………………………………………………. 41

2.4 Função executiva ……………………………………………….. 44

2.5 Enriquecimento cerebral …………………………………… 50

  1. Aprendizagem na síndrome de Down ……………………….. 53
  2. Cotidiano escolar ………………………………………………………….. 71
  3. Inclusão escolar das crianças com
    síndrome de Down nas escolas regulares ……………………… 87
  4. Formação e atuação docente …………………………………….. 93
  5. Afetividade e interação social
    com reflexos na aprendizagem ……………………………………… 99
  6. Mediações na aprendizagem …………………………………….. 105
  7. Propostas de atividades que facilitam
    ou dificultam a aprendizagem ………………………………………. 109
  8. Finalizando …………………………………………………………………. 117

REFERÊNCIAS               125

Informação adicional

Peso 0,200 kg
Dimensões 14 × 21 × 3 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?