Alfabetização e TEA – Bases neurocientíficas para nortear a aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista

R$142,00

ISBN 978-85-7854-633-5

Autoras: Cristiane Moraes, Vera Caminha, Viviane Lione

Formato: 21×28 cm

108 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2024

Resumo

Partindo do pressuposto do modelo do Desenho Universal para a Aprendizagem, este livro adaptado busca alcançar crianças neurotípicas e crianças atípicas, utilizando-se de ideias baseadas na Psicologia das Cores e na Neurociência. Este livro tem por objetivo ser um documento norteador da prática pedagógica, tendo como parâmetro a inclusão e a adaptação curricular.

Nele, o professor poderá encontrar ideias de como preparar suas atividades para a introdução de conteúdos a alunos com autismo. Afinal, compreender como podemos estimular a aprendizagem do nosso discente de forma assertiva, tende a potencializar o processo de ensino e aprendizagem.

 

 

A pandemia trouxe um novo paradigma para muitas famílias. Foi um tempo de isolamento social que acarretou o afastamento escolar. Muitos prejuízos no desenvolvimento infantil foram observados desde então. Além dos prejuízos no desenvolvimento, muitas famílias tiveram a oportunidade de investigar as dificuldades que seus filhos apresentavam mesmo antes do contexto pandêmico. Por esta razão, o retorno das aulas foi marcado pela chegada de muitos laudos com diagnósticos.

O Transtorno do Espectro Autista sempre foi um desafio para a comunidade escolar. Em alguns casos, dentro do Espectro, há uma diferenciação na aquisição da compreensão dos processos de leitura e escrita. Diante disso, este livro visa ser um documento norteador da prática pedagógica inclusiva, promovendo um modelo de atividades para que o professor possa ter em mãos um documento baseado em pesquisas que promova a possibilidade de alfabetização de alunos com TEA. Cada autista é um indivíduo com suas especificidades e características. Nesta obra, você irá encontrar novos olhares e perspectivas de aprendizagem para potencializar o processo de aprendizagem de pessoas com autismo.

Resumo:

Descrição

 

Cristiane Moraes

Pedagoga. Neuropsicopedagoga. Especialista em Neurociência e Educação. Especialista em Psicologia e Saúde Mental. Formação em Acompanhante Terapêutico. Terapeuta ABA. Especialista em Terapia ABA para os Autistas. Mestre em Diversidade e Inclusão – CMPDI/UFF Instituto de Biologia, Grupo de Estudos no Transtorno do Espectro Autista – UFRJ. Diretora do Instituto Cristão de Atendimento Multidisciplinar – ICAM.

 

Vera Caminha

Possui doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba. Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Atualmente é professora associada III da Universidade Federal Fluminense e diretora do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do projeto de pesquisa e extensão ADACA (Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas) desenvolvido na UFF campus Aterrado em Volta Redonda. Faz parte do quadro permanente de professores do Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) da UFF. Tem experiência na área de Ciência da Computação com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizado de Máquina, Neurociência Computacional e Autismo.

Viviane de Oliveira Freitas Lione

 

Doutora em Biociências e Pós-doutora em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da UFRJ. É Mãe do Davi, autista nível 2 de suporte e da Julia, jovem neurotípica.  Atualmente é Prof.ª Associada da Faculdade de Farmácia da UFRJ, onde coordena o Laboratório de Bioensaios Farmacêuticos, atuando em biomodelos celulares para o estudo do autismo. É coordenadora Grupo de Estudos em Transtorno do Espectro do Autismo (GETEA-UFRJ). Também atua na área de Ensino como professora do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão – UFF e do Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologia e Inclusão – PGCTin – Nível Doutorado – UFF. Coordenadora adjunta do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Autismo (NEPA-UFF) e do Programa de Atendimento em Enriquecimento do Ambiente da Associação Caminho Azul. Fundadora e atual coordenadora do Grupo de Apoio de Mães de Autistas de Maricá, o GAMAM. Vice-presidente do COMDEF (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Maricá). Foi coordenadora de Acessibilidade da Faculdade de Farmácia de 2019 a 2023.

 

Sumário

 

Apresentação …………………………………………………………………………………………………………………… 11
Introdução ………………………………………………………………………………………………………………………. 13
1 Autismo: características gerais e especificidades. ………………………………………………………………. 13
2 Como aprendemos? Alfabetização e autismo:
contribuições da Neurociência e da Psicologia das Cores …………………………………………………… 14
Unidade I – Linguagem
As vogais ……………………………………………………………………………………………………………………………………….. 19
Encontros vocálicos …………………………………………………………………………………………………………………….. 24
O alfabeto ……………………………………………………………………………………………………………………………………… 26
Minha primeira cartilha ………………………………………………………………………………………………………………. 32
Unidade II – Matemática
Numerais 1 a 10 …………………………………………………………………………………………………………………………… 41
Formas Geométricas ……………………………………………………………………………………………………………………. 54
Noções (grande/pequeno; muito/pouco; cheio/vazio; igual/diferente) ……………………………. 55
Unidade III – Ciências
O corpo ………………………………………………………………………………………………………………………………………….. 61
Nosso corpo fala ………………………………………………………………………………………………………………………….. 62
Alimentação – usamos o paladar para sentir o gosto dos alimentos ………………………………… 63
Higiene – cuidando do nosso corpo ………………………………………………………………………………………… 64
O mundo ao meu redor (Os planetas, a Terra) ………………………………………………………………………. 66
Movimento de rotação ( Dia e noite calendário) …………………………………………………………………… 68
Movimento de Translação (As estações do ano) ……………………………………………………………………. 69
Os animais …………………………………………………………………………………………………………………………………….. 70
Unidade IV – Introdução à história e sociedade
Identidade …………………………………………………………………………………………………………………………………….. 71
Vamos cantar ………………………………………………………………………………………………………………………………… 72
Minha família ………………………………………………………………………………………………………………………………… 73
Minha escola …………………………………………………………………………………………………………………………………. 74
Para recortar …………………………………………………………………………………………………………………………………. 75
Referências ………………………………………………………………………………………………………………………. 105

Informação adicional

Peso 300 g
Dimensões 21 × 28 × 02 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?