Alfabetização e Letramento de Crianças com Deficiência Intelectual – Caminhos possíveis

R$74,00

ISBN: 978-85-7854-638-0

Autoras: Osilene Cruz e Waneska Ferreira Cavalcante

Formato: 17x24cm

72 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2024

Resumo:

 

A pessoa com deficiência intelectual encontra muitos desafios no seu cotidiano. Um deles é dar início e continuidade à vida acadêmica, pois precisa percorrer caminhos que a conduzam a uma aprendizagem bem-sucedida, com respeito às suas especificidades. Ao lado e junto nessa caminhada, educadores se sentem instigados a participar de forma eficiente do desenvolvimento escolar do aluno com deficiência intelectual, principalmente no processo de Alfabetização e Letramento.

Este livro busca contribuir com os estudos sobre deficiência intelectual, partindo da seguinte pergunta: Que práticas docentes e que instrumentos podem ser utilizados no processo de Alfabetização e Letramento da pessoa com deficiência intelectual? Como resposta, a obra consolida as reflexões das autoras em um Guia Pedagógico, constituído por um Plano de Atividades (PA), uma Unidade Didática (UD) e por jogos interativos sobre o tema alimentação saudável, voltados para os alunos com deficiência intelectual em fase de alfabetização e letramento, mostrando, também, estratégias para a elaboração de materiais autênticos, para o 0melhor aproveitamento do processo de ensino e aprendizagem.

Descrição

WANESKA FERREIRA CAVALCANTE

Mestra em Diversidade e Inclusão (CMPDI/UFF). Pós-graduada em Educação Especial Inclusiva (SIGNORELLI). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como professora regente de turmas inclusivas nas séries iniciais e professora de sala de recursos no Município de Duque Caxias no Estado do Rio de Janeiro. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Compreensão e Produção Escrita em Língua Portuguesa como Segunda Língua: experiências, desafios e perspectivas.

Apaixonada pela inclusão, tem a necessidade de aprender e compartilhar saberes, em busca de uma sociedade mais inclusiva e, principalmente, mais humanizada.

 

E-mail: w_ferreiralima@hotmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6796115053154043

 

OSILENE MARIA DE SÁ E SILVA DA CRUZ

 

Graduada em Letras – Português-Inglês (AEDB). Especialista em Atualização Pedagógica (CEPE/UFRJ). Mestra em Estudos Linguísticos e Estudos de Tradução (UFMG). Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP). Professora adjunta de Língua Portuguesa como L1 e L2 (INES). Docente titular do curso de Programa de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI/UFF). Docente visitante do Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn/UFF). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Compreensão e Produção Escrita em Língua Portuguesa como Segunda Língua: experiências, desafios e perspectivas e do Grupo de Pesquisa “O Passado em história: representações do INES em documentos oficiais e extraoficiais à luz da Linguística Sistêmico-Funcional”. Interesse por pesquisas que envolvem ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa como L1 e L2, produção de materiais didáticos que contemplem especificidades discentes. Orienta graduandos e pós-graduandos cujos temas de pesquisa estejam relacionados à Educação em diferentes contextos de ensino e aprendizagem.

 

E-mail: osilenesacruz@gmail.com; osilene@ines.gov.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8086836093429390

 

 

Sumário

 

Prefácio ………………………………………………………………………………………….. 15

 

Apresentação ………………………………………………………………………………….. 17

 

Introdução ………………………………………………………………………………………. 19

 

Unidade 1: Deficiência intelectual – o que nos importa saber? …………. 19

 

Deficiência intelectual – terminologia e conceitos ……………………………….. 19

 

Perspectivas para o desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual……………… 24

 

Unidade 2: Apresentando o Plano de Atividades ……………………………… 27

 

Plano de atividades …………………………………………………………………………………….. 27

 

Unidade 3: A Unidade Didática ……………………………………………………….. 31

 

Fases da produção da UD ………………………………………………………………………….. 31

 

Fase de Apresentação …………………………………………………………………………………. 33

 

Fase de Detalhamento ……………………………………………………………………………….. 40

 

Fase de Aplicação ………………………………………………………………………………………… 44

 

Fase de Aplicação – pós-leitura e produção ………………………………………….. 57

 

Considerações Finais ……………………………………………………………………….. 63

 

Referências ……………………………………………………………………………………… 67

 

Anexo 1: Plano de Atividades (CRUZ, MORAIS, 2020) ………………………………….. 69

Informação adicional

Peso 200 g
Dimensões 14 × 21 × 2 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?