Descrição
Profa. Dra. Janine Marta Coelho Rodrigues, PHD
Mestrado em Educação. Doutorado e pós- doutorado em Psicologia da Educação. Especialista em Psicomotricidade, Psicopedagogia e Educação Especial. Pesquisadora sobre deficiências, dificuldades de aprendizagem, inclusão, autismo, exclusão e diversidade
Rivalina Maria Macêdo Fernandes.
Psicóloga. Mestre em Gestão em Organizações Aprendentes. Pós-graduada em Psicopedagogia, Educação Inclusiva e Docência no Ensino Superior. Docente no Centro Universitário Inta-Uninta
Ana Cláudia Prazeres França Cavalcanti de Albuquerque
Pedagoga. Assistente social com especializações em Neuropsicopedagogia, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial e em Gestão da Capacidade Humana. Mestra em Educação. Professora da Educação Básica, da Graduação e da Pós-Graduação.
Sumário
APRESENTAÇÃO ……………………………………… 9
CAPÍTULO 1
Entendendo e refletindo sobre
o que consideramos adolescência ……… 13
CAPÍTULO 2
Como, por que e para que avaliar
um adolescente com TEA? ………………. 33
CAPÍTULO 3
Superação dos entraves na escola para a
concretização de uma prática pedagógica,
democrática e inclusiva para o adolescente
com TEA …………………………………….. 45
CAPÍTULO 4
Narrativas da mãe de um adulto com TEA:
avanços e desafios ………………………….. 55
CAPÍTULO 5
Breve relato sobre a trajetória de vida
de um adolescente com o Transtorno
do Espectro Autista ……………………….. 67
CAPÍTULO 6
O impacto do diagnóstico
as incertezas do que estão por vir ……… 87
REFERÊNCIAS 117
Avaliações
Não há avaliações ainda.