Adaptação para a Dislexia e Discalculia (Ensino Fundamental- anos iniciais) – Livro de orientações

R$48,00

ISBN 978-85-7854-704-2

Autoras e organizadoras: Ana Maria Antunes de Campos e Samantha Oliveira

Formato: 14x21cm

64 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2025

Resumo

Este livro é uma contribuição essencial para os educadores, as famílias e os especialistas que buscam compreender e implementar adaptações curriculares para as crianças e os adolescentes com Dislexia e Discalculia. Ele oferece estratégias práticas, acessíveis e embasadas em estudos científicos, promovendo uma educação que respeita às singularidades de cada estudante. A obra reforça a importância de uma escola inclusiva, no qual todos têm a oportunidade de aprender e se desenvolver, independentemente das dificuldades que enfrentam.
Mais do que um manual, este livro busca inspirar mudanças reais nas salas de aula e nas práticas pedagógicas, ajudando a construir ambientes mais acolhedores e eficientes. Cada capítulo foi pensado para capacitar professores, apoiar famílias e fortalecer a autonomia dos estudantes, mostrando que é possível ensinar e aprender de forma significativa mesmo
diante de desafios, como a Dislexia e Discalculia.
Dedicamos esta obra às crianças e aos adolescentes que, com coragem e resiliência, enfrentam as barreiras que a Dislexia e Discalculia podem impor. Também, dedicamo-nos às famílias, que não medem esforços para oferecer suporte e amor incondicional, e aos educadores, cuja dedicação transforma vidas. Desejamos que este livro seja uma fonte de
inspiração e mudança para todos que acreditam na Educação Inclusiva como caminho para
um futuro melhor.

Descrição

Ana Maria Antunes de Campos
Doutora em Educação Matemática. Mestre em Educação. Especialista em Gestão de
Projetos, Psicopedagogia, Ensino Lúdico e Didática. Experiência em Ansiedade
Matemática, Discalculia e Formação de Educadores. Autora de artigos e livros na área
educacional. Atualmente realiza estágio pós-doutoral na PUC-SP.

Samantha Oliveira
Pedagoga. Neuropsicopedagoga. Neuropsicóloga com especialização em Terapia
Cognitivo-Comportamental, Intervenção ABA, Transtorno Dislexia, Adaptação Curricular
e Inclusão nos Transtornos do Neurodesenvolvimento. Especialista em Dislexia, TDAH,
Autismo, Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado (AEE). Consultora
educacional. Autora de livros. Fundadora do Projeto Dislexia TDAH Amor de Mãe.
Palestrante e proprietária da Clínica Samantha Oliveira Aprendizagem e Saúde Integrada.

 

Sumário

Apresentação…………………………………………………… 11
1. O que é adaptação e sua necessidade?…………….. 17
2. Plano Educacional Individual
é diferente de adaptação……………………………………. 23
3. Como estruturar a sala de aula inclusiva? …………. 27
4. Orientações de estudos………………………………….. 31
5. Estratégias para o acolhimento
no ambiente escolar e clínico……………………………… 37
6. O que é Dislexia?…………………………………………… 43
7. O que é Discalculia?………………………………………. 49
8. Legislação de Apoio………………………………………. 53
Referências………………………………………………………. 55
Sobre as Autoras……………………………………………… 59

Informação adicional

Peso 0,100 kg
Dimensões 14 × 21 × 01 cm