Descrição
Currículo dos organizadores
IARA CAIERÃO
Graduação Pedagogia. Especialização em Metodologia de Ensino Superior. Mestrado em Educação pela PUC/RS. Doutorado em Educação pela UFRGS. Formação em Psicopedagogia (EPsiBA). Docente em cursos de Pós-Graduação. Presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia-Seção/RS: 2011-2013; 2013-2016. Membro da Comissão Científica ABPp Nacional. Coautora livros Educação/Psicopedagogia.
CV: http://lattes.cnpq.br/5422454025923876
NEUSA KERN HICKEL
Psicóloga (PUCRS). Psicopedagoga (EPSIBA). Aposentada de atividades docentes regulares, atua como docente convidada em cursos de especialização nas áreas de Educação e de Saúde e como coordenadora de grupos de estudos em Psicopedagogia e didático-terapêuticos com demandas de aprendizagem. Doutora em Psicologia Social e Institucional (UFRGS).
CV: http://lattes.cnpq.br/9794863613426583
E-mail: neusahickel@yahoo.com.br
GILCA LUCENA KORTMANN
Doutora e mestre em Educação (Unisinos). Professora e coordenadora de Graduação e Pós-Graduação em Psicopedagogia/Unilasalle-RS. Professora do Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano –Unilasalle-RS e do Doutorado em Memórias e Bens Culturais –Unilasalle/RS. Vice-Presidente da ABPP-RS (2011 a 2016). Especializações em Psicopedagogia, Terapia de casal e família (CEFI), e Neuropsicologia (UFRGS). Experiência na Educação Inclusiva há mais de 30 anos. Assessorias às escolas e universidades sobre Educação/Saúde. Publicações e pesquisas nas áreas: Educação Especial; Educação Infantil; Saúde; Processos Inclusivos, Família e Psicopedagogia. Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/9350331289823529.
Sumário:
Prefácio
Apresentação
DAS HISTÓRIAS DE CAMINHOS
Psicopedagogia como prática investigativa
Rosanita Moschini Vargas
Caminhada
Olivia Teixeira
O perfil do pós-graduando em Psicopedagogia: um olhar da trajetória de formação de um profissional peregrino
Andréia Aires da Silva e Marcus Hübner
Formação psicopedagógica
Maria Melania Wagner Franckowiak Pokorski
DA ESCUTA PARA CONHECER APRENDIZAGENS E RELAÇÕES AOS DISPOSITIVOS GRUPAIS
O Estágio em Psicopedagogia no âmbito institucional: a construção do profissional psicopedagogo
Carla Andréa Becker Monteiro, Lilian Flores e Monica Pagel Eidelwein
A singularidade da aprendizagem em um grupo de idosos
Bárbara Inês Haas e Neusa Kern Hickel
Análise institucional: um olhar sobre o modo de conduzir as relações
Juliana Silveira Mörschbächer e Iara Abreu Wrege
Educação ambiental e intervenção psicopedagógica com catadores: relato de experiência de uma prática transformadora
Daiana Schwengber
Memórias e histórias de vida do idoso
Iana Luisa Kleinkauf, Maiara Kohlrausch e Fabiani Ortiz Portella
Apoio psicopedagógico no curso de medicina: espaço de autorias
Roseli Luedke
DE COMPOSIÇÕES PROVISÓRIAS E BUSCAS PELA ESPECIFICIDADE
O corpo de M.: relato de um caso psicopedagógico
Bernardete Milani Surdi
O desafio do trabalho psicopedagógico com crianças e adolescentes abrigados
Cristiane Delagnesi Zingano Suardi
Contribuições da Psicopedagogia para intervenções com sujeitos no Transtorno do Espectro Autista
Denise Aparecida Martins Sponchiado e Mara Regina Froeder
Psicopedagogia e Educação Especial, construindo estratégias de aprendizagem para crianças com baixa visão
Eroci Fátima da Costa de Souza
Práticas psicopedagógicas com o estudante surdo
Amanda do Prado Ferreira Cezar e Aline do Prado Ferreira
Discalculia: A construção da Linguagem Matemática em duas perspectivas
Clarissa Candiota, Ingrid Schroeder Franceschini, Sandra Schroeder e Tânia Menegotto
O TDAH em jovens e adultos inseridos no mercado de trabalho: a Psicopedagogia em uma realidade carente de escuta
Karine Pires Fauri de Oliveira
(Des)casamento e suas implicações na aprendizagem
Gilca Lucena Kortmann e Herta Grossi
DE PERSPECTIVAS
Um ensaio sobre a alienação e a agressividade no contexto da adoção
Daniel Carneiro Castilhos
DOS DESCAMINHOS QUE CONVOCAM PESQUISAR
Do brincar e outros saberes
Iara Caierão
Avaliações
Não há avaliações ainda.