Descrição
Currículo do autor:
GERALDO PEÇANHA DE ALMEIDA é professor da UFPR – Universidade Federal do Paraná. É autor de mais de 30 livros na área de educação. Já trabalhou em todos os estados brasileiros como palestrante. Foi professor e coordenador de ensino superior do Grupo Positivo e da Fundação Getúlio Vargas. Atua como consultor para o Grupo Pitágoras e já prestou consultoria para o MEB, órgão ligado à CNBB – Confederação Nacional dos Bispos do Brasil. É formado em Educação pela UNESP – Universidade Estadual de São Paulo. Fez mestrado na UFPR – Universidade Federal do Paraná e doutorado na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Tem como orgulho o fato de ter sido professor, por nove anos, nos cursos de educação infantil e de alfabetização. Porém seu maior desafio foi ser palestrante e professor em Moçambique, na África, em fevereiro de 2011 – ofício que mudou sua trajetória profissional.
Sumário:
Capítulo I
O desenvolvimento da escrita na infância
Desenvolvendo as competências da escrita nas séries iniciais
A formação de alunos-escritores e suas características
Alfabetização:o início da formação do arquiteto textual
Alfabetização: apropriação de muitas linguagens
Alfabetização: pensando nos textos do dia a dia
Observações importantes do trabalho com textos na alfabetização
Os níveis da absorção da escrita
Capítulo II
Propostas para práticas de formação de alunos produtores de textos em salas de alfabetização
Como entender estas propostas?
Os símbolos
As embalagens
Caixa mágica
Listas
A reestruturação de textos dos alunos do ensino fundamental
As competências da escrita em cada uma das séries iniciais do ensino fundamental
As características para serem exploradas e trabalhadas no desenvolvimento de um texto, independentemente da série em que o aluno se encontra no ensino fundamental
O que constitui cada um dos elementos
Estrutura
Paragrafação
Pontuação
A história a ser contada
Vocabulário
Criatividade
Adequação
Capítulo III
O trabalho de produção de textos a partir dos conceitos de gêneros
Gêneros da ordem narrar
Gêneros da ordem relatar
Gêneros da ordem de argumentar
Gêneros da ordem de expor
Gêneros da ordem do instituir ou do prescrever
Capítulo IV
Proposta – Adivinhas
Proposta – Artigos
Proposta – Autobiografia
Proposta – Aviso
Proposta – Biografia
Proposta – Solicitação
Proposta – Bula
Proposta – Carta
Proposta – Reclamação
Proposta – Conferência
Proposta – Constituição
Proposta – Estatuto
Proposta – Contrato
Proposta – Conto de Fadas
Um espinho de marfim
Proposta – Convocação
Proposta – Cordel
Proposta – Crônica
Proposta – Lenda
Proposta – Debate
Proposta – Diálogo
Proposta – Diário
Proposta – Editorial
Proposta – Instrução
Proposta – Manifesto
Proposta – Narrativa
Proposta – Romance
Proposta – Notícia
Proposta – Reportagem
Proposta – Piada
Proposta – Receita
Proposta – Regimento, Regras, Regulamento
Proposta – Relato Histórico
Proposta – Inventário
Proposta – Relato de Viagem
Proposta – Resumo e Resenha
Proposta – Testemunho
Proposta – Texto
Proposta – Verbete
Capítulo V
Práticas de percepção e produção de textos diversos
Proposta – Dominó
Proposta – E
Avaliações
Não há avaliações ainda.