A Pedagogia Empresarial nas organizações que aprendem

R$92,00

ISBN 978-85-7854-037-1

Autor: José Abrantes

Formato: 16x23cm

316 páginas

Ano de publicação: 1º edição- 2009 / 2º edição- 2012

Resumo:

Após a década de 90, o mundo vem passando por grandes mudanças, principalmente na maneira comoas empresas são administradas. Pessoas e empresas têm de ‘aprender a aprender’. Neste livro, aborda-se a Pedagogia Empresarial, que, em síntese, significa utilizar métodos pedagógicos para que os funcionários, ou melhor, o capital intelectual, aprendam.

Descrição

Currículo do autor:

José Abrantes é natural do bairro do Catete, no Rio de Janeiro, onde nasceu em 7 de fevereiro de 1951. Técnico de nível médio em máquinas e motores (CEFET/RJ – 1969). Engenheiro mecânico (UERJ – 1976). Especialista em Docência do Ensino Superior (FABES/ISEP – 1995). Mestre em Tecnologia (CEFET/RJ – 1997). Licenciado em Desenho (UCAM – 2001). Doutor em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ – 2001). Pós-doutorado na área de Educação (FEAGRI/UNICAMP – 2003) e Pedagogia Empresarial (UFF – 2009). Entre 1970 e 1998, atuou como técnico e engenheiro, principalmente trabalhando em projeto, construção, operação e manutenção de indústrias. Desde 1998, atua como professor e pesquisador. Autor de vários artigos acadêmicos e, até 2013, além deste, já tinha publicado 14 livros das áreas de Educação, Engenharia e Gestão Empresarial. Professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Professor adjunto do Centro Universitário UNIABEU e da Fundação Técnico Educacional Souza Marques. Pesquisador do núcleo de inteligência em gestão e meio ambiente do programa de pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense – UFF.

Sumário:

Apresentação

1a Parte: Teoria Geral da Gestão Empresarial (TGGE)
Capítulo 1 – A Administração e a Gestão Empresarial
1.1 História da Administração. Os grandes precursores
Robert Owen (1771-1858)
Henri Fayol (1841-1925)
Frederick Winslow Taylor (1856-1915)
Henry Ford (1863-1947)
Toyoda Kiichiro (1894-1952)
William Edwards Deming (1900-1993)
1.2 Grandes estrategistas, professores e pesquisadores da Administração
Richard Arkwright (1732-1792)
Charles Babbage (1792-1871)
Fukuzawa Yukichi (1835-1901)
Henry John Heinz (1844-1919)
William Lever (1851-1925)
Harrington Emerson (1853-1931)
Henry Laurence Gantt (1861-1919)
Maximillian Carl Emil Weber ou Max Weber (1864-1920)
Mary Parker Follett (1868-1933)
Frank Bunker Gilbreth (1868-1924) e Lillian Moller Gilbreth (1878-1972)
George Elton Mayo (1880-1949)
Walter Andrew Shewhart (1891-1967)
Matsushita Konosuke (1894-1989)
Joseph Juran (1904)
Douglas McGregor (1906-1964)
Abraham Harold Maslow (1908-1970)
Peter Ferdinand Drucker (1909-2005)
Taiichi Ohno (1912-1990)
Kaoru Ishikawa (1915-1986)
David McClelland (1917-1998)
Belmiro Siqueira (1921-1987)
Armand Vallin Feigenbaum (1922)
Frederick Irving Hezberg (1923-2000)
Genichi Taguchi (1924)
Philip Crosby (1926-2001)
Philip Kotler (1931)
Idalberto Chiavenato (1936)
Henry Mintzberg (1939)
Vicente Falconi Campos (1940)
Tom Peters (1942)
Michael Porter (1947)
Peter Michael Senge (1947)
Luiz Almeida Marins Filho (1949)
Ricardo Frank Semler (1959)
1.3 As eras, as escolas e as teorias da Administração
Quadro 1.1: as eras da Administração
1.3.1 A Administração Pré-Empírica (antes de 1780)
1.3.2 A Administração Empírica (entre 1780 e 1900)
1.3.3 O período Clássico da Administração (entre 1900 e 1950)
1.3.4 O período Neoclássico da Administração (entre 1950 e 1990)
A Teoria Estruturalista
A Teoria Comportamental
A Teoria de Sistemas
Figura 1.1: o modelo e os ambientes da Administração
A Teoria das Contingências
1.3.5 A Administração e a Era da Informação (entre 1990 e 2010?)
1.3.6 A Administração na Era da Preservação Ambiental (após 2010?). A Administração Holística
1.4 Qual a melhor forma de se administrar?
2a Parte: A Educação: os pilares da Pedagogia/Antropogogia Empresarial
Capítulo 2 – Aprendizagem, Didática, Pedagogia, Andragogia, Antropogogia e Heutagogia
2.1 Aprendizagem e Didática
2.2 Pedagogia
2.3 Andragogia e Antropogogia
Quadro 2.1: comparação entre Pedagogia e Antropogogia
2.4 Heutagogia
2.5 As abordagens pedagógicas
2.5.1 Comportamentalismo
2.5.2 Cognitivismo
2.5.3 Construtivismo
2.5.4 Humanismo
2.6 Grandes nomes da Educação, da Pedagogia e da Andragogia/Antropogogia
Jan Amos Komenský (Comenius) (1592-1670)
Jean Jacques Rousseau (1712-1778)
Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827)
Johann F. Herbart (1776-1841)
Friedrich Froebel (1782-1852)
John Dewey (1859-1952)
Rudolf Steiner (1861-1925)
Maria Montessori (1870-1952)
Jean Ovide decroly (1871-1932)
John Broadus Watson (1878-1958)
Henri Paul Hyacinthe Wallon (1879-1962)
Eduard C. Lindeman (1885-1954)
Lev Semionovitch Vygotsky (1896-1934)
Jean Piaget (1896-1980)
Célestin Freinet (1896-1966)
Anísio Spínola Teixeira (1900-1971)
Carl Rogers (1902-1987)
Malcolm Shepherd Knowles (1913-1997)
Jerome Bruner (1915)
Edgar Morin (1921)
Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997)
Darcy Ribeiro (1922-1997)
Emilia Beatriz Maria Ferreiro Schavi (1937)
Howard Gardner (1943)
Philippe Perrenoud (1944)
3a Parte: O modelo com os oito passos para a prática da Pedagogia/Antropogogia Empresarial
Capítulo 3 – Como mudar hábitos e comportamentos das pessoas? Os oito passos para o sucesso pessoal
10: Tenha Determinação e busque o apoio da família e dos amigos
20: Estude e se qualifique: invista em você
30: Pense positivo e para frente
40: Planeje pensamentos e ações: sonhe acordado
50: Seja persistente: não desista nunca
60: Mantenha a boa saúde e o bem estar pessoal
70: Tenha autodisciplina: respeite para ser respeitado
80: Economize e não desperdice
Capítulo 4 – As bases teóricas da Pedagogia/Antropogogia Empresarial: motivação, liderança e comunicação
4.1 Motivação do ser humano
Figura 4.1: a pirâmide da hierarquia das necessidades, segundo Maslow
Quadro 4.1: fatores motivacionais
4.2 Liderança
A – Abordagem baseada nos traços
B – Abordagem comportamental
Gráfico 4.1: grade gerencial
C – Teoria da eficácia gerencial
Quadro 4.2: diferenças entre eficiência e eficácia
Gráfico 4.2: comportamento do líder
D – Abordagem contingencial
E – Liderança carismática ou transformacional
F – Autoliderança
4.3 Comunicação
Figura 4.2: o processo de comunicação
Capítulo 5 – A Pedagogia/Antropogogia Empresarial na prática: o Programa com as Oito Ações propostas
Figura 5.1: Programa com a ordem de implantação das Oito Ações
5.1 Primeira etapa: Comprometimento da Alta Administração e União de todos os colaboradores
5.1.1 Conscientização da alta administração
Figura 5.2: passos para execução do Comprometimento da Alta Administração e União de todos os colaboradores
5.1.2 Reunião entre dirigentes e gerentes.
5.1.3 Escolha do Coordenador do Programa
Perfil do coordenador
Atribuições do coordenador
Apoio de consultoria externa
5.1.4 Comunicado da empresa a todos os funcionários
5.1.5 Reunião entre gerentes, supervisores e funcionários
5.1.6 Divulgação do Programa
5.1.7 Plano para motivação dos funcionários
5.1.8 Auditoria Operacional dos Recursos Humanos (análise do clima organizacional)
Figura 5.3: Escala de graus de satisfação
Questionário 5.1: avaliação do grau de satisfação
5.1.9 Plano de ações imediatas para problemas críticos
5.1.10 Controle e avaliação da primeira Ação
Quadro 5.1: critério para avaliação da primeira Ação
Questionário 5.2: avaliação da primeira Ação (parte 1)
Questionário 5.3: avaliação da primeira Ação (parte 2)
5.2 Segunda etapa: Educação, Qualificação e Treinamento, para o Desenvolvimento do Capital Intelectual
5.2.1 Treinamento do coordenador
5.2.2 Treinamento da diretoria
Figura 5.4: fluxograma para execução da segunda Ação
5.2.3 Montagem do Escritório do Programa
5.2.4 Treinamento dos gerentes e chefes
5.2.5 Seleção e treinamento dos facilitadores do Programa
5.2.6 Elaboração do Plano Diretor
Quadro 5.2 Plano Diretor para implantação do Programa de Pedagogia/Antropogogia Empresarial
5.2.7 Treinamento de todos os funcionários
5.2.7.1 Descubra quais são e como estimular as inteligências múltiplas fortes dos seus colaboradores
Quadro 5.3: como descobrir e estimular a suas inteligências múltiplas
5.2.8 Registro e Análise da Situação Atual
5.2.9 Elaboração dos planos de execução
Quadro 5.4: exemplo de um plano de execução
5.2.10 Controle e avaliação da segunda Ação
5.2.11 Ética, educação e responsabilidade socioambiental
Quadro 5.5: critério de avaliação da Ação de Educação, Qualificação e Treinamento, para o desenvolvimento do capital intelectual
Questionário 5.4: avaliação da Ação de Educação, Qualificação e Treinamento, para o desenvolvimento do capital intelectual (1aparte)
Questionário 5.5: avaliação da Ação de Educação, Qualificação e Treinamento, para o desenvolvimento do capital intelectual (2aparte)
5.3 Terceira etapa: Ações de Utilizar somente pensamentos e recursos materiais úteis, Organização e Planejamento e Limpeza e embelezamento de todos os ambientes
Figura 5.5: fluxograma para implantação da terceira etapa
5.3.1 Escolha da área modelo
5.3.2 O dia da grande limpeza
5.3.3 Utilizar somente pensamentos e recursos materiais úteis
Figura 5.6: definição de objetos necessários/desnecessários
5.3.4 Benefícios da Ação de Utilizar somente pensamentos e recursos materiais úteis
5.3.5 Controle e avaliação da Ação de Utilizar somente pensamentos e recursos materiais úteis
Quadro 5.6: critério de avaliação da Ação de Utilizar somente pensamentos e recursos materiais úteis
Questionário 5.5: avaliação da Ação de Utilizar somente pensamentos e recursos materiais úteis
5.3.6 Organização e Planejamento
A – Disposição geral (layout)
B – Considerações ergonômicas
C – Guarda de documentos e dados
D – Comunicação visual
Benefícios da Ação de Organização e Planejamento
5.3.6.1 Controle e avaliação da Ação de Organização e Planejamento
Quadro 5.7: critério para avaliação da Ação de Organização e Planejamento
Questionário 5.6: avaliação da Ação de Organização e Planejamento
5.3.7 Ação de Limpeza e embelezamento de todos os ambientes
Benefícios da Ação de Limpeza e embelezamento de todos os ambientes
5.3.7.1 Controle e avaliação
Quadro 5.8: critério de avaliação da Ação de Limpeza e embelezamento de todos os ambientes
Questionário 5.7: avaliação da Ação de Limpeza e embelezamento de todos os ambientes
5.4 Quarta etapa: Ações de Higiene, saúde, bem estar e segurança no trabalho e Autodisciplina de todos os colaboradores
5.4.1 Ação de Higiene, saúde, bem estar e segurança no trabalho
5.4.1.1Controle e avaliação
Quadro 5.9: critério de avaliação da Ação de Higiene, saúde, bem estar e segurança no trabalho
Questionário 5.8: avaliação da Ação de Higiene, saúde, bem estar e segurança no trabalho
5.4.2 Ação de Autodisciplina de todos os colaboradores
5.4.2.1 Controle e avaliação
Quadro 5.10: critério de avaliação da Ação de Autodisciplina de todos os colaboradores
Questionário 5.9: avaliação da Ação de Autodisciplina de todos os colaboradores
5.5 Quinta etapa: Ação de Economizar e não desperdiçar
5.5.1 Origem dos desperdícios.
5.5.2 Plano de combate aos desperdícios
Figura 6.7: fluxograma do Plano de Combate aos Desperdícios
5.5.3 Desperdícios gerais no Brasil
5.5.4 Desperdícios nas empresas brasileiras
5.5.5 Desperdícios e Meio Ambiente
5.5.6 Controle e avaliação
Quadro 5.11: avaliação da Ação de Economizar e não Desperdiçar
Questionário 5.10: avaliação da Ação de Economizar e não Desperdiçar
Capítulo 6 – Avaliação global e continuidade do Programa das Oito Ações
Tabela 6.1: médias mensais das 8 Ações do Programa
Figura 6.1: gráfico radar com as médias mensais das 8 Ações do Programa
Considerações finais
Referências

Informação adicional

Peso 0,500 kg
Dimensões 16 × 23 × 3 cm

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