Descrição
Currículo das autoras:
Evelise Maria Labatut Portilho
Pedagoga. Especialista em Psicopedagogia, Educação Especial e em Teoria e Técnica de Grupos Operativos. Mestre em Educação pela PUC-PR. Doutora em Educação pela Universidade Complutense de Madri. Professora titular do Programa Stricto Sensu em Educação da PUC-PR. Pós Doc na Universidade do Porto. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente. Foi presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, seção Paraná. Coordenadora do Curso de Especialização em Psicopedagogia da PUC-PR. Conselheira e coordenadora da Comissão Científica da Associação Brasileira de Psicopedagogia – ABPp. Autora de livros e artigos científicos.
Isabel Cristina Hierro Parolin
Pedagoga. Especialista em Psicopedagogia e Psicodrama. Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Pesquisadora do Grupo Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente. Consultora da Educação Presente Ltda. Supervisora na área da aprendizagem. Professora em cursos de pós-graduação em Psicopedagogia. Participação em eventos nacionais e internacionais. Foi presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, seção Paraná. Autora de diversos livros na área da Educação, Aprendizagem, Avaliação, dentre outros.
Laura Monte Serrat Barbosa
Pedagoga. Especialista em Psicopedagogia, Psicologia Escolar e da Aprendizagem e em Teoria e Técnica de Grupos Operativos. Mestre em Educação pela UFPR. Foi presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, seção Paraná. Conselheira e segunda secretária administrativa da Associação Brasileira de Psicopedagogia – ABPp. Pesquisadora do Grupo Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente. Psicopedagoga e coordenadora de grupos de aprendizagem; professora convidada; assessora e palestrante de instituições públicas e privadas. Autora de artigos, apostilas e livros.
Simone Carlberg
Pedagoga. Especialista em Psicopedagogia e em Teoria e Técnica de Grupos Operativos. Pesquisadora do Grupo Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente da PUC-PR. Integrante da equipe da Síntese – Centro de Estudos, Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Aprendizagem como psicopedagoga. Presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, seção Paraná. Professora convidada em cursos de Especialização em Psicopedagogia e Educação. Autora e coordenadora de obras publicadas.
SUMÁRIO
Prefácio
Apresentação
– PARTE I –
A PSICOPEDAGOGIA: UMA CONSTRUÇÃO
1 A organização a partir da história: a memória
2 A fundação: fundamentos
2.1 A Epistemologia Convergente
2.2 Psicologia Social de Enrique Pichon-Rivière
2.3 Visão sistêmica
2.4 A complexidade
2.5 Um olhar multimensional
3 Edificação: a pesquisa psicopedagógica
4 A obra final: modalidades de aprendizagem
5 O habitar : atitu de operativa
– PARTE II –
A AVALIAÇÃO: UM MOMENTO DO PROCESSO DE INTERVENÇÃO
1 A entrevista inicial com o gestor
2 Enqua dramento e contrat o com a instituição
3 Entrevista Operativa Centrada na Modalidade Ensino/Aprendizagem (EOCMEA) e Entrevista Operativa Dialógica (EODi)
4 Quadro auxiliar e os sistemas de hipóteses
5 Qua dro de análise da modalidade de aprendizagem (Hipótese de Avaliação)
6 Informativo psicopedagógico
7 Projeto de assessoria psicopedagógica
8 Entrevista devolutiva
– PARTE III –
PRÁTICAS PSICOPEDAGÓGICAS EM GRUPO NA INSTITUIÇÃO
1 O jogo dramático
2 Roda de conversa
3 Grupo reflexivo
4 Observação operativa
5 Prática psicopedagógica na empresa
6 O Processo de Intervenção Psicopedagógico na Comunidade
PRO-CES-SO
REFERÊNCIAS
PREFÁCIO
Avaliações
Não há avaliações ainda.