Descrição
Currículo da autora:
Mestra em Tecnologia da Informação e Comunicação em EAD. Psicopedagoga. Especialista em Educação Infantil, Mary Sue C. Pereira é professora em cursos de pós-graduação Lato Sensu (Educação Especial e Inclusiva, Docência do Ensino Superior, Educação Infantil, entre outros) e Graduação (Pedagogia), sendo vice-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional (ABT), 2014-2016. Pesquisadora em Psicopedagogia Musical, desenvolveu atividades musicais durante quatro anos com alunos autistas do CRADD (Centro de Referência e Apoio às Desordens do Desenvolvimento). Apresentação de trabalhos e palestras, no Brasil e exterior (Bolívia e República Popular da China). Publicações em periódicos especializados.
Sumário:
Prefácio
Introdução
1. Educação Infantil: das origens às novas tendências
1.1. Voltando no tempo
1.1.1. Educação dos povos primitivos
1.1.2. Educação na civilização chinesa
1.1.3. Educação na civilização hindu
1.1.4. Educação na civilização egípcia
1.1.5. Educação na civilização hebraica
1.1.6. Educação na civilização grega
1.1.7. Educação na civilização romana
1.1.8. Educação medieval
1.1.9. Educação na renascença
1.1.10. Educação no século XVII
1.1.11. Educação no século XVIII
1.1.12. Educação no século XIX
1.1.13. Educação no século XX
1.1.14. O agora
1.2 Os precursores
- A Descoberta da Criança
2.1. Todas as crianças
2.2. Meninas versus meninos
2.3. A grande descoberta: A criança tem “alma”!
2.4. Conhecer para conviver melhor…………………………. 47
2.4.1. A criança de zero a dezoito meses…………….. 48
2.4.2. Descubra quem vai falar em breve…………….. 49
2.4.3. A caminho do dois anos………………………………. 52
2.4.4. A criança de dois anos…………………………………. 52
2.4.5. A criança de três anos………………………………….. 56
2.4.6. A criança de quatro anos…………………………….. 59
2.4.7. A idade de ouro: a criança de cinco anos… 62
2.4.8. A criança de seis anos………………………………….. 64
- Música, Ritmo e Movimento…………………………………………… 69
3.1. O mundo é musical………………………………………………. 71
3.2. A música na escola……………………………………………….. 78
3.3. A evolução da Pedagogia musical……………………. 83
- O Valor do Jogo e do Brinquedo……………………………………. 89
4.1 Planejando a atividade lúdica…………………………….. 89
4.2 Currículo…………………………………………………………………… 92
4.3 Seleção de atividades……………………………………………. 94
4.3.1. Tipos de atividades………………………………………. 96
4.3.2. Dinâmica das atividades………………………………. 98
4.4. Conteúdo…………………………………………………………………. 99
4.5. A contribuição do brinquedo……………………………… 101
4.6. O direito de brincar………………………………………………. 103
4.7. Jogo e brinquedo para alguns
importantes especialistas……………………………………………. 105
- As Artes Visuais na Educação Infantil…………………………… 109
5.1. A criatividade na educação………………………………… 112
5.2.Visitando o referencial nacional
para a Educação Infantil……………………………………………… 115
5.3. Etapas do grafismo infantil………………………………… 116
5.3.1. Rabiscação (a garatuja sem significado)……. 117
5.3.2. Início da figuração ou pré-esquemática…….. 119
5.3.3.Grafismo lógico ou descritivo………………………. 119
5.4. Realismo visual……………………………………………………… 120
5.5. Objetivos…………………………………………………………………. 122
5.6. Conteúdos……………………………………………………………….. 123
5.7. Alguns procedimentos didáticos……………………….. 125
5.8. A frequência e a sequência das atividades……… 127
5.9. Organizando a sala………………………………………………. 128
6 – O Espaço e o Ambiente da Criança na Escola…………… 133
6.1. A sala de aula………………………………………………………… 134
6.2. Espaços e atividades…………………………………………….. 141
6.3. Atividades energéticas…………………………………………. 143
6.4. Atividades calmas e criativas…………………………….. 144
6.5. Atividades calmas e reflexivas……………………………. 145
6.6. A área externa………………………………………………………… 145
6.6.1. O espaço externo:
adequação e equipamentos …………………………………. 146
6.6.2. Conversando sobre banheiros……………………. 149
6.6.3. O que ainda poderemos saber? ………………… 151
- Caminhos Pedagógicos……………………………………………………. 153
7.1.Educação Infantil com qualidade……………………….. 156
7.1.1.Contribuições da Psicologia………………………….. 156
7.1.2.Contribuição antropológica………………………….. 157
7.2. Identificando as tendências pedagógicas……….. 158
7.2.1. Tendência romântica…………………………………….. 158
7.2.2.Tendência cognitiva……………………………………….. 162
7.2.3.Tendência crítica…………………………………………….. 165
7.3. Projetos de trabalho……………………………………………… 167
7.4. Temas geradores de atividades pedagógicas…. 170
7.5 Educação para o pensar……………………………………….. 172
- A Avaliação…………………………………………………………………………. 175
Referências …………………………………………………………………………….. 179
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