Descrição
Currículo da autora:
Aurora Ferreira
Graduada em Desenho e Artes Plásticas. Especialista em Arteterapia/Educação e Saúde e tecnologia da Imagem. Mestre em Ciências Pedagógicas. Atuou durante anos como arte-educadora no Curso de Formação de Professores com ênfase na Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. Autora de diversos livros sobre Arte-Educação.
Sumário:
INTRODUÇÃO
1 – ENSINO DA ARTE: O INÍCIO
2 – EXPRESSÃO CRIADORA – A ARTE INFANTIL
2.1 – A ARTE DA CRIANÇA: PARA O PROFESSOR REFLETIR
3 – O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO GRÁFICO
3.1 – ETAPAS DA EVOLUÇÃO DO DESENHO
3.2 – O PROFESSOR E A CRIANÇA NA AULA DE ARTE. O QUE FAZER?
3.3 – A CRIANÇA COMEÇA A DESENHAR. PROFESSOR, COMO AGIR?
3.4 – O PROFESSOR E AS AULAS DE ARTE
4 – ARTE E CRIATIVIDADE
5 – OFICINA DE SENSIBILIZAÇÃO ARTÍSTICA
5.1 – DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS
5.2 – DESENVOLVENDO A EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA DA CRIANÇA
6 – A PRODUÇÃO ARTÍSTICA POR MEIO DE LEITURA E RELEITURA DE OBRAS DE ARTE
6.1 – UM PROJETO DE ARTE ENVOLVENDO ATIVIDADES LÚDICAS E CRIATIVAS
7 – A ARTE E A ATIVIDADE LÚDICA: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
7.1 – CRIANDO COM SUCATA: JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
7.2 – RECICLAGEM. VAMOS CONSTRUIR BRINQUEDOS?
7.3 – BRINCANDO COM SUCATA
7.4 – BRINCANDO COM FANTOCHES DE SUCATA
TERMINANDO
REFERÊNCIAS
Avaliações
Não há avaliações ainda.