Descrição
Os autores
Janine Marta Coelho Rodrigues – Pedagoga. Fez curso de especialização em Educação Especial e Psicopedagogia. Mestre em Educação. Doutorado em Educação. Pós-Doutorado em Psicologia da Educação. Professora associada da Universidade Federal da Paraíba.
Eric Douglas Spencer Hartmann – Pedagogo. Especialização em psicopedagogia. Psicopedagogo da Secretaria Municipal de educação de João Pessoa – PB
Sumário
PRIMEIRAS PALAVRAS ………………………………………… 11
SEGUNDAS PALAVRAS ………………………………………… 12
1 – INTRODUZINDO A DISCUSSÃO ………………………. 13
2 – COMPREENDENDO O AUTISMO …………………….. 17
2.1 – Construindo uma caracterização ………………… 21
2.2 – A importância da observação individual para organização de elementos para uma
intervenção pedagógica ………………………………. 34
2.3 – Etiologias ………………………………………………….. 40
2.3.1 – A Teoria Psicodinâmica …………………… 40
2.3.2 – A Teoria Genética …………………………… 41
2.3.3 – A Teoria Orgânica …………………………… 43
3 – ALGUNS CASOS ILUSTRATIVOS …………………….. 47
4 – PROGNÓSTICOS ……………………………………………… 51
5 – AUTISMO E OUTRAS SÍNDROMES …………………. 55
6 – MODELOS DE ATENDIMENTO ……………………….. 67
6.1 – Educação Especial: construindo
uma educação inclusiva ……………………………… 70
7 – INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS NO TRABALHO COM O AUTISTA ………………………….. 79
7.1 – TEACCH …………………………………………………… 79
7.2 – ABA – Análise Aplicada
do Comportamento …………………………………….. 84
7.3 – Sistema de comunicação por meio
da troca de figuras …………………………………….. 86
7.4 – Son-Rise…………………………………………………….. 87
7.5 – Ambientes estruturantes ……………………………. 88
8 – TERAPIA DE LINGUAGEM ………………………………. 89
9 – PSICOTERAPIA E AUTISMO ……………………………. 95
10 – TRATAMENTO MEDICAMENTOSO ……………… 101
11 – ESTUDO DE CASO NO CONTEXTO
DAS PRÁTICAS PSICOPEDAGÓGICAS ………… 103
CONSIDERAÇÕES FINAIS ………………………………….. 121
REFERÊNCIAS ……………………………………………………. 127
Avaliações
Não há avaliações ainda.