Descrição
Marcos Ribeiro
Pedagogo. Pesquisador. Especialista em Educação Sexual. Consultor pontual na área de sexualidade, com trabalhos realizados para John Hopkins University, UNESCO, Fundação Roberto Marinho, Canal Futura, Bayer, Agência de Publicidade Enter/SSP, escolas, prefeituras e demais instituições públicas e privadas nas mais diferentes cidades brasileiras.
Parecerista dos Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Fundamental I), no eixo Orientação Sexual, para o Ministério da Educação; autor de materiais educativos para crianças, adolescentes e professores, com a formação continuada dos docentes, para o Ministério da Saúde.
Autor, premiado pela Academia Brasileira de Letras, com mais de 15 livros publicados.
O autor é sócio de uma empresa de consultoria educacional, para palestras, cursos, supervisão, implementação de projetos, consultoria pontual ou permanente e elaboração de material educativo, com o selo de qualidade e eficiência científica.
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO ………………………………………………. 11
Marcos Ribeiro (Rio de Janeiro / RJ)
PARTE 1 – O TRABALHO DE
SEXUALIDADE NA ESCOLA ……………………………….. 16
Capítulo 1:
O Projeto Político-Pedagógico e
a Abordagem dos Temas Especiais ……………………. 17
Marcia de Medeiros Aguiar (Rio de Janeiro / RJ)
Capítulo 2:
Quando a sexualidade chega
à escola: Como fazer? ………………………………………. 33
Marcos Ribeiro (Rio de Janeiro / RJ)
Capítulo 3:
O papel dos pais: Será que o silêncio protege? ….. 47
Mariana Braga (Brasília / DF)
Capítulo 4:
A pedagoga diante do trabalho
de educação sexual na escola …………………………… 59
Tereza Cristina Fagundes (Salvador / Bahia)
PARTE 2 – O TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
E NO ENSINO FUNDAMENTAL I ………………………… 78
Capítulo 5:
Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I
(1º ao 5º ano) …………………………………………………… 79
Carolina Ornellas (Rio de Janeiro / RJ)
Capítulo 6:
Trabalhando o corpo e a sexualidade na Educação Infantil
e no Ensino Fundamental I por meio da Arte …….. 103
Claudia Alvarenga Simões (Rio de Janeiro / RJ)
PARTE 3 – O TRABALHO NO ENSINO
FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO …………………. 116
Capítulo 7:
Na aula de Português ……………………………………….. 117
Ensino Fundamental II ……………………………………… 119
Ensino Médio …………………………………………………… 129
Márcia Sangiacomo (Rio de Janeiro / RJ)
Capítulo 8:
Na aula de Matemática …………………………………….. 139
Ensino Fundamental II ……………………………………… 141
Ensino Médio …………………………………………………… 150
Fabio Menezes (Rio de Janeiro / RJ)
Capítulo 9:
Na aula de Ciências e Biologia ………………………….. 157
Ensino Fundamental II ……………………………………… 159
Ensino Médio …………………………………………………… 167
Ivana Marques (São Paulo / SP)
Capítulo 10:
Na aula de História …………………………………………… 175
Ensino Fundamental II ……………………………………… 177
Ensino Médio …………………………………………………… 185
Lídia Helena M. de Oliveira (Manaus / AM)
Capítulo 11:
Na aula de Geografia ……………………………………….. 191
Ensino Fundamental II ……………………………………… 193
Ensino Médio …………………………………………………… 204
Valéria Duarte (Taubaté / SP)
Capítulo 12:
Na aula de Educação Física ……………………………….. 217
Ensino Fundamental II ……………………………………… 219
Ensino Médio …………………………………………………… 224
Priscila Sauer (Niterói / RJ)
Capítulo 13:
Na aula de Artes Cênicas ………………………………….. 229
Ensino Fundamental II ……………………………………… 231
Ensino Médio …………………………………………………… 237
Bruno Ganem (Rio de Janeiro / RJ)
Capítulo 14:
Na aula de Filosofia ………………………………………….. 239
Ensino Fundamental II ……………………………………… 241
Ensino Médio …………………………………………………… 242
Reinaldo Ramos (Rio de Janeiro / RJ)
Capítulo 15:
Na aula de Sociologia ………………………………………. 253
Ensino Fundamental II ……………………………………… 255
Ensino Médio …………………………………………………… 257
Helio Tinoco (Campo Grande / MS)
Capítulo 16:
Estratégias de comunicação no
trabalho de educação em sexualidade ………………. 267
Paulo Gomes (São Paulo / SP)
Capítulo 17:
Educação em Sexualidade sob a perspectiva
das Tecnologias Digitais do Mundo VUCA …………. 281
Max Damas (Rio de Janeiro / RJ)
Avaliações
Não há avaliações ainda.