Descrição
Marcos Ribeiro
Educador e especialista em Educação Sexual.
Palestrante e autor, premiado pela Academia de Letras, com mais de 10 livros publicados para crianças, adolescentes, pais e professor.
Consultor pontual na área de sexualidade com trabalhos realizados para: John Hopkins University, Fundação Roberto Marinho, Canal Futura, Ministérios da Educação, Saúde, Ação Social e Defesa, entre outras instituições públicas e privadas.
Parecerista dos Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Fundamental I, tema transversal Orientação Sexual) para o Ministério da Educação.
Parceiro de programas de rádio e televisão, jornais e revistas, sendo colunista em tempos diversos nestes veículos.
Consultor/coordenador de curso de Educação a Distância para o Ministério da Educação / TV Educativa, sobre “Sexualidade, Saúde e Prevenção”.
Sumário
Apresentação ………………………………………………. 11
Marcos Ribeiro
Capítulo 1:
O começo dessa história: discussões
iniciais sobre gênero ………………………………………… 17
Eliane Rose Maio (Maringá / PR)
Capítulo 2:
Identidade pessoal e de gênero – papel de
gênero – orientação sexual e atividade sexual …… 31
Maria do Carmo de Andrade Silva (Rio de Janeiro / RJ)
Capítulo 3:
A abordagem de gênero
com crianças e adolescentes …………………………….. 49
Vânia Beliz (Beja, Alentejo / Portugal)
Capítulo 4:
Empoderamento de meninas
e masculinidades positivas ……………………………….. 61
Caroline Arcari (Petrópolis / RJ)
Capítulo 5:
A produção das identidades em ambiente
escolar: a experiência a partir do olhar
de um adolescente …………………………………………… 75
Fabricio Pupo Antunes (Campo Grande / MS)
Capítulo 6:
As políticas educacionais e a questão de gênero .. 89
Tereza Cristina Fagundes (Salvador / Bahia)
Capítulo 7:
Gênero e diversidade sexual: dos instrumentos
normativos à prática educativa ………………………… 107
Fábio Meirelles (Rio de Janeiro / RJ)
Capítulo 8:
A invenção da “Ideologia de gênero” ……………….. 121
Rogério Diniz Junqueira (Brasília / DF)
Capítulo 9:
Debater sexualidade e gênero
em sala de aula é um direito constitucional ………. 141
Mariana Braga (Brasília / DF)
Capítulo 10:
A abordagem do tema sexualidade
e gênero em sala de aula ………………………………….. 155
Marcos Ribeiro (Rio de Janeiro / RJ)
Capítulo 11:
O trabalho de gênero na interface
entre educação e saúde ……………………………………. 169
Christina Gonçalves (Rio de Janeiro / RJ)
Virginia Ribeiro (Rio de Janeiro / RJ)
Capítulo 12:
A parceria família-escola: os pais
diante da diversidade de gênero ………………………. 185
Ana Canosa (São Paulo / SP)
Capítulo 13:
Gênero e sexualidade em cena: percepções
e possibilidades do teatro na escola ………………….. 201
Bruno Ganem (Rio de Janeiro / RJ)
Capítulo 14:
Violência de gênero …………………………………………. 215
Marisa Gaudio (Rio de Janeiro / RJ)
Capítulo 15:
Raça e racismo: diacríticos fundamentais
ao lidar com gênero e diversidade ……………………. 229
Rosiane Rodrigues de Almeida (Rio de Janeiro / RJ)
Capítulo 16:
Nome e transgeneridade. A garantia de
acesso a direitos civis, sociais e o seu uso nos registros escolares da educação básica ………………………………………………. 243
Marcelo Dealtry Turra (Rio de Janeiro / RJ)
Avaliações
Não há avaliações ainda.