A Cognição Humana – A relação entre o intelecto e o desejo no aprender e no não aprender – O pensamento teórico do Tekoa

R$68,00

ISBN 978-85-7854-737-0

Autora: Maria Luiza Oliveira Castro de Leão

Formato: 14x21cm

132 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2025

Resumo:

O livro “A cognição humana: a relação entre o intelecto e o desejo no
aprender e no não aprender” apresenta investigações teóricas, com
exemplos práticos, sobre o pensamento aprendente que articula a
intelecção e o desejo, fornecendo ao leitor subsídios que embasam o
desenvolvimento de uma dupla leitura, lógica e simbólica, básica para o
entendimento dos fenômenos da aprendizagem humana e, portanto, o
cerne da psicopedagogia como um campo do saber.
A obra apresenta uma reflexão sobre o conceito de “turbulência” no
campo da psicologia, um estudo sobre a desequilibração cognitiva e seu
impacto simbólico-dramático no pensamento aprendente. Estudo
experimental que prova a existência dos dois domínios, o lógico-
conceitual e o desiderativo, articulados no pensamento no ato de
conhecer.
O livro descreve um postulado teórico para o campo da aprendizagem
humana, portanto da psicopedagogia denominado “noologia
estruturalista”, que propõe as leis que regem a relação entre razão e
desejo, colocando o pensamento aprendente como condição para a
aprendizagem e seus distúrbios. A obra aponta ainda para uma
pedagogia da turbulência.

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Descrição

Maria Luiza Oliveira Castro de Leão
Fundadora do Tekoa, Centro de Estudos da Aprendizagem, no Rio de
Janeiro, onde atua como diretora, psicopedagoga, professora e
pesquisadora.

Autora de artigos na área de Educação, Psicologia Cognitiva e
Psicopedagogia.
Pedagoga (Puc-Rio). Especialização em Psicopedagogia Clínica (Jorge
Visca, CEP. Buenos Aires). Possui Diploma de Estudos Aprofundados –
DEA e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Paris V.
Sorbone.
Realizou uma pesquisa de pós-doutorado, no domínio da
Psicopedagogia Comunitária (direção de Lygia Segala da UFF
/Universidade Federal Fluminense). Na interface entre a Antropologia
Social e Psicopedagogia Comunitária, o estudo desenvolveu o projeto
“circulando memória” que propõe a “roda de conversa operativa”, como
técnica psicopedagógica que facilita a circulação de conhecimentos
intergeracionalmente e intercomunitariamente.

 

Sumário

Prefácio 15
Apresentação da 2ª edição 19
Apresentação 21
Introdução 25
Os Momentos de Turbulência no campo da psicologia 31
A Noologia Estruturalista, um ente mental 37
A Noologia Estruturalista como um campo teórico
para os fenômenos de aprendizagem 43
Por que Noologia? Por que essa terminologia? 47
Defendendo a articulação, sem a integração,
das estruturas do pensamento 55
O pensamento no ato de aprender como
uma estrutura estruturante 59
Avançando experimentalmente 67
Questionando a cisão radical 69
As ciências experimentais. Outro subproduto da tese,
mas que nasceu muito antes…  . 77
Conclusão (2013) 93
Interlocução de Sara Pain 97
Glossário 109
Referências 111
Anexos:
1. Autores que pensaram e construíram possibilidades
de aproximação teórica entre a psicanálise e a
psicologia genética 117
2. Piaget e a classificação dos momentos de
turbulência 124
3. Jorge Visca (mestre inspirador) 128
4. Gérard Vergnaud (conselheiro científico) 129
5. Sara Pain (conselheira científica do Tekoa) 130