Descrição
Simaia Sampaio
Psicopedagogia. Psicóloga. Neuropsicóloga. Graduada em Pedagogia. Tem-se dedicado nos últimos anos a pesquisar e compreender os processos de aprendizagem e suas relações com os diversos campos do conhecimento, mais especificamente a Neurociência e a Psicologia. É conferencista e ministra cursos pelo Brasil.
Autora de diversos livros na área da Psicopedagogia, todos pela Wak Editora, dentre os quais, “Manual Prático do Diagnóstico Psicopedagógico Clínico”, “Dificuldades de aprendizagem: a psicopedagogia na relação sujeito, família e escola”, “Neuropsicopedagogia e Aprendizagem”, “Transtornos e Dificuldades de aprendizagem”.
E-mail: simaiasampaio@gmail.com
Homepage: www.psicopedagogiabrasil.com.br
SUMÁRIO
PREFÁCIO………………………………………………………………………………………………………… 13
APRESENTAÇÃO…………………………………………………………………………………………….. 15
INTRODUÇÃO…………………………………………………………………………………………………. 17
- O que é Psicopedagogia? ………………………………………………………………………… 21
- Onde a Psicopedagogia surgiu? ……………………………………………………………… 25
- Que percurso Jorge Visca realizou até chegar à Psicopedagogia?……… 29
- O que é Epistemologia Convergente? ……………………………………………………. 31
- O que é esquema evolutivo da aprendizagem? …………………………………… 33
- O que é o Modelo Nosográfico?…………………………………………………………….. 35
- Quais são os obstáculos patológicos identificados por
Visca que dificultam a aprendizagem? ……………………………………………………….. 37
- O que é enquadramento?…………………………………………………………………………. 39
- O que são causas históricas e a-históricas?……………………………………………. 41
- Quem é Jean Piaget e por que conhecê-lo é tão importante
para nosso trabalho psicopedagógico e à educação como um todo?….. 43
- Qual é objeto da Psicologia Genética de Piaget?………………………………… 47
- Que outras explicações surgiram para justificar por que
crianças pequenas pensam diferente dos adultos em
termos de raciocínio?…………………………………………………………………………………….. 49
- A Teoria de Piaget é uma teoria de aprendizagem
ou de desenvolvimento? ………………………………………………………………………………. 51
- Por que é importante conhecer o nível de desenvolvimento
cognitivo em que a criança se encontra? …………………………………………………… 53
- Quais os estágios de desenvolvimento cognitivo identificados
por Piaget?………………………………………………………………………………………………………. 55
- O que é o método clínico?……………………………………………………………………… 59
- Como psicopedagogos podem orientar educadores na utilização do método clínico em sua prática?……………………………………………………………………………………………………… 61
- Como psicopedagogos podem utilizar o método clínico
em sua prática?……………………………………………………………………………………………….. 65
- O que são esquemas, definidos por Piaget?……………………………………….. 67
- Qual é a relação entre o esquema e o conceito de organização e de aprendizagem? …………………………………………………………………………………………………………………………… 69
- O que são esquemas figurativos e operativos?…………………………………… 71
- O que é adaptação, assimilação, acomodação e equilibração? ……….. 73
- Em Psicopedagogia, falamos de hipoassimilação,
hiperacomodação, hipoacomodação e hiperassimilação,
mas o que isto significa? ………………………………………………………………………………. 77
- Como se iniciou a Psicanálise? ………………………………………………………………. 81
- Por que a Psicanálise é importante para os estudos
da Psicopedagogia?……………………………………………………………………………………….. 85
- Como a afetividade interfere na nossa relação com o mundo?……….. 89
- Qual a importância de Pichon-Rivière para a Psicopedagogia?………… 93
- O que é ECRO?…………………………………………………………………………………………. 97
- O que são Grupos Operativos?……………………………………………………………… 99
- O que Pichon quer dizer com pré-tarefa, tarefa e projeto?……………….. 103
- O que é teoria dos três D elaborada por Pichon-Rivière?………………….. 105
- Quem é o profissional da Psicopedagogia que atua na clínica?……….. 107
- Por que é importante o conhecimento de informações
da Neurociência pelo psicopedagogo?………………………………………………………. 109
- O que são dificuldades de aprendizagem?………………………………………….. 113
- Qual a diferença entre transtorno específico de aprendizagem e dificuldades de aprendizagem?……………………………………………………………………………………………….. 117
- A aprendizagem estudada pela Psicopedagogia restringe-se
ao ambiente acadêmico? ……………………………………………………………………………… 119
- O que a pessoa deve fazer para se tornar um profissional da Psicopedagogia? 121
- Onde o profissional da Psicopedagogia pode atuar?………………………… 123
- Como é realizado o trabalho do psicopedagogo institucional
nas escolas?…………………………………………………………………………………………………….. 125
- Como é realizado o trabalho psicopedagógico em consultórios? ….. 127
- Posso abrir uma clínica como psicopedagoga(o)? …………………………….. 129
- O que devo fazer para começar a atuar em consultório
de Psicopedagogia?……………………………………………………………………………………….. 131
- Como montar um consultório psicopedagógico e que materiais são importantes? …………………………………………………………………………………………………………………………… 133
- Qual é a importância do Diagnóstico Psicopedagógico Clínico? …….. 137
- Que recursos de avaliação o psicopedagogo poderá utilizar
na sua avaliação?…………………………………………………………………………………………….. 139
- O que é mais importante: ter uma boa técnica ou estabelecer
um bom vínculo entre terapeuta, paciente e cliente? ……………………………….. 143
- O que é sintoma?…………………………………………………………………………………….. 145
- Quando se inicia o Diagnóstico Psicopedagógico?……………………………. 147
- O que é EOCA?…………………………………………………………………………………………. 149
- O que é a hora do jogo?…………………………………………………………………………. 151
- O que é Sessão Lúdica Centrada na Aprendizagem?…………………………. 155
- Há uma rigidez no uso dos instrumentos de avaliação
na Psicopedagogia? ………………………………………………………………………………………. 157
- Qual a diferença da Hora do Jogo para o jogo como processo de intervenção psicopedagógica?…………………………………………………………………………………………… 159
- Qual é a diferença entre Tarefa e Produção
no fazer psicopedagógico?…………………………………………………………………………… 161
- O que é anamnese e qual sua importância no processo
de avaliação psicopedagógica? …………………………………………………………………… 163
- Por que alguns profissionais da Psicopedagogia optam
por realizar a anamnese ao final do processo diagnóstico? …………………… 167
- Quais são os dois grandes eixos de análise que devem ser verificados
no diagnóstico psicopedagógico ……………………………………………………………….. 169
- O que são Provas Operatórias de Piaget, e como surgiu? ……………….. 171
- Com as provas operatórias de Piaget podemos avaliar
o QI (Quociente de Inteligência)?…………………………………………………………………. 175
- O que pode ocasionar a defasagem cognitiva? …………………………………. 177
- Por que os vínculos afetivos devem ser alvo de investigação
do trabalho psicopedagógico?…………………………………………………………………….. 179
- O que são Técnicas Projetivas? ……………………………………………………………… 183
- Qual é a diferença entre as Técnicas Projetivas Psicopedagógicas
e as Técnicas Projetivas Psicológicas?………………………………………………………….. 187
- Por que é importante o encaminhamento para outros profissionais
após a finalização de um diagnóstico psicopedagógico?……………………….. 189
- Psicopedagogo dá diagnóstico de transtorno específico
de aprendizagem (com prejuízos na leitura, com prejuízos
na expressão escrita, com prejuízos na Matemática?………………………………… 193
- Além de causas neurológicas, que outras causas podem explicar as dificuldades de cálculo, leitura e escrita?………………………………………………………………………………………………. 195
- Psicopedagogo dá diagnóstico de TDAH?………………………………………….. 197
- Psicopedagogo dá diagnóstico de autismo? ……………………………………… 199
- A partir de que idade uma criança pode passar pela avaliação psicopedagógica? …………………………………………………………………………………………………………………………… 201
- Que instrumentos podemos usar para avaliar
a criança pré-escolar? ……………………………………………………………………………………. 203
- Quais os motivos que levam um adulto a buscar atendimento psicopedagógico? …………………………………………………………………………………………………………………………… 205
- Como é realizada a avaliação de pacientes adultos?………………………….. 207
- O que é laudo ou informe psicopedagógico? ……………………………………. 211
- O que é Devolução?………………………………………………………………………………… 213
- O que é Intervenção Psicopedagógica?……………………………………………….. 217
- O paciente chegou com diagnóstico do neurologista.
Posso iniciar o atendimento pela intervenção ou preciso
fazer a avaliação psicopedagógica?…………………………………………………………….. 221
- Que materiais devo ter no consultório para começar o trabalho
de intervenção?……………………………………………………………………………………………….. 223
- Quando se inicia a intervenção propriamente dita? …………………………… 225
- O que esclarecer aos pais e ao sujeito desde o início
da intervenção?……………………………………………………………………………………………….. 227
- Com que trabalha um psicopedagogo na prática?…………………………….. 229
- O que é Caixa de Trabalho e como é utilizada? ………………………………….. 231
- Quais as funções dos jogos no trabalho psicopedagógico?…………….. 235
- Como se dá o atendimento psicopedagógico com idosos
e qual sua importância?…………………………………………………………………………………. 239
- O que é Projeto de trabalho?…………………………………………………………………. 241
- O que é psicodrama e como é possível usá-lo
na clínica psicopedagógica?………………………………………………………………………….. 243
- O que é o jogo de areia? Como pode ser utilizado no consultório
de Psicopedagogia clínica? ………………………………………………………………………….. 245
- O que é metacognição e qual a sua importância no
processo de aprendizagem?…………………………………………………………………………. 249
- O que é Consciência fonológica e como este trabalho
pode ser realizado?………………………………………………………………………………………… 251
- Como a escola pode auxiliar o trabalho psicopedagógico?……………… 255
- O que é disgrafia e como o psicopedagogo pode ajudar? ……………… 257
- Como intervir na ortografia?………………………………………………………………….. 261
- Por que é importante fazer os registros das sessões a
cada sessão e como devem ser feitos (papel, digital)? ……………………………. 263
- Por quanto tempo devemos guardar os registros do paciente
após o término de atendimento?………………………………………………………………… 265
- De quanto em quanto tempo o psicopedagogo visita
a escola do paciente?…………………………………………………………………………………….. 267
- Devemos cobrar pela visita à escola?……………………………………………………. 269
- O que fazer quando o sujeito não apresenta evolução
na intervenção psicopedagógica? ………………………………………………………………. 271
- Quando a criança ou o adolescente não quer participar da atividade proposta, o que deve ser feito? …………………………………………………………………………………………………………. 273
- Existe um relatório de intervenção? Qual o objetivo?…………………………. 275
- Que cuidados devemos ter na comunicação com a família?…………….. 277
- Quando saber o momento de encerrar o atendimento,
ou seja, alta do paciente?………………………………………………………………………………. 279
Referências 281
Avaliações
Não há avaliações ainda.