Descrição
Júlia Eugênia Gonçalves concluiu os créditos do
Programa de Doutorado em Ação, Comunicação e
Conhecimento do Departamento de Filosofia e Ciências
da Educação da Universidade de León, Espanha, tendo
obtido o certificado de suficiência investigadora. Mestra
em Educação pela UFF-RJ. Especialista em
Psicopedagogia Clínica por E.PSI.BA, Argentina; em
Ambientes Virtuais de Aprendizagem pela OEI – Organização dos Estados
Ibero-americanos; em Inovação e Gestão da EAD pela USP. Mediadora do PEI
– Programa de Enriquecimento Instrumental de Reuven Feuerstein. Foi
membro do Conselho Nacional da ABPp – Associação Brasileira de
Psicopedagogia, de 1997 a 2010. Associada benemérita do Núcleo Sul Mineiro
da ABPp. Diretora da Fundação Aprender para a Educação, Cultura, Ciência e
Tecnologia, em Varginha – MG. Dedica-se há mais de 45 anos à prática
psicopedagógica nos âmbitos institucional e clínico, prestando consultoria e
atendendo crianças, adolescentes, adultos e idosos em terapia da
aprendizagem. É autora dos livros “Psicopedagogia Para Adultos e Idosos:
diagnóstico e intervenção” (2020) e “Práticas Psicopedagógicas com Adultos e
Idosos” (2022), ambos pela Wak Editora.
Sumário
PREFÁCIO
Iara Caierão…………………………………………………………….. 13
PALAVRAS DA AUTORA……………………………………… 25
APRESENTAÇÃO
João Beuaclair…………………………………………………………. 27
INTRODUÇÃO…………………………………………….. 31
CASOS OU HISTÓRIAS CLÍNICAS?……………………………….. 41
ROSA E SEU HORIZONTE………………………………………………. 51
JOSUÉ, O EXECUTIVO…………………………………………………….. 69
MARIANA E A DISGRAFIA ……………………………………………. 81
SAMUEL, QUE
APRENDEU MUITAS COISAS…………………………………………. 91
UM CASAL E UM
COLARINHO PUÍDO……………………………………………………….. 103
MARCOS E A ESCOLA TÉCNICA ………………………………….. 113
LÚCIA E UM GRANDE AMOR……………………………………….. 123
Para Terminar…………………………………………………………… 131
Referências…………………………………………………………………. 135
Avaliações
Não há avaliações ainda.