Psicopedagogia – Percursos e práticas clínicas

R$64,00

ISBN 978-85-7854-424-9

Organizadoras: Rosanita Moschini Vargas e Luciana Ferreira da Silva

Formato: 14x21cm

176 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2018

Resumo:

 O que tornou este livro possível foi o espaço moinho construído durante o Projeto intitulado Percurso em Psicopedagogia, promovido pelo Institut Avuí, tendo como idealizadoras as organizadoras desta obra. O Percurso em Psicopedagogia consiste em uma formação para profissionais e simpatizantes que se abrem em busca da interlocução psicopedagógica ao pensar-SER e conhecer-SER a partir do processo de construção de autoria: no pensar, no fazer e no ser. Outrossim, o Percurso desperta a construção da escrita-científica – de práticas, de pesquisas, de inquietações profissionais – de saberes que aqui se mostram como obra, como “textos visíveis” de quem autorizou-SER a mostrar-SER ao percursar. Ao acaso, não por acaso, todas mulheres a quem carinhosamente chamamos de Percurseiras.

A folha em branco é deveras provocativa para o psicopedagogo e para aqueles que reconhecem as aprendizagens – acadêmicas, cotidianas, laborais, intelectuais, comportamentais… – como meio de protagonizar uma história. A folha em branco pede registro, clama por rabiscos e convoca expressões de ideias; incomoda e desacomoda como se fizesse um chamamento por eternização de emoções, de testemunhos e de saberes. E é nesse espaço-tempo em que nos inscrevemos e escrevemos o percursar.e

Categoria:

Descrição

Currículo das organizadoras:

Rosanita Moschini Vargas
Mestra em Educação – UFSM (2013). Especialista em Infância e Família: Avaliação, Prevenção e Intervenção – UFRGS (2014). Especialista em Organização Pedagógica da Escola: Orientação Educacional – UNINTER (2014). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional – UNILASALLE (2005). Graduada em Pedagogia – UNISINOS (2003). Conselheira Eleita do Conselho Nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia, ABPp (Gestão 2017-2019). Vice-Presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia Seção RS/ ABPpRS (Gestão 2017-2019). Membro da Diretoria e Coordenadora da Comissão Científica da Associação Brasileira de Psicopedagogia Seção RS/ ABPpRS (Gestão 2011-2013/ 2014-2016). Participante do Grupo Didático-Psicopedagógico, coordenado por Alicia Fernández (EpsiBA). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Básica e Superior. Assessora e consultora educacional. Professora convidada nos Cursos Psicopedagogia Clínica e Institucional, Educação Especial e AEE em diversas IES.

E-mail: rosanitamoschini@gmail.com

Luciana Ferreira da Silva
Proprietária-fundadora e diretora do InstitutAvuí no qual atua como psicopedagoga clínica, covisora (1993 – atual). Doutora (2007) e mestre (1999) em Educação. Especialista em Psicopedagogia Clínica Institucional (1995). Graduada em Pedagogia (1993) e em Ciências Jurídicas e Sociais (2013) pela PUCRS. Aperfeiçoamento em Psicopedagogia Clínica (1999), EpsiBA – Buenos Aires/ARG. Formação Psicanalítica (1999) Escuela Ortodoxa de Psicanálise – Buenos Aires/ARG. Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (1996 – atual), da Universidade do Extremo Sul Catarinense e na Unilasalle de Lucas de Rio Verde/MT (2012 – atual), da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC (2012 – atual), da Faculdades QI (2015 – atual), da Faculdade da Serra Gaúcha – FSG (2016 – atual) e da IERGS (2016 – atual), atuando como convidada nos cursos de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Formação de Professores e Educação Especial. Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicopedagogia do InstitutAvuí – GEPPp-IA acompanhando estudos do BrainMapping Center da Universidade da Los Angeles – UCLA/USA. Sócia-proprietária da Ferreira & Moschini Assessoria e Consultoria Educacional e Empresarial – F&M (2015 – atual). Tem experiência nas áreas: Neurociências, Psicopedagogia, formação de professores, processos de aprendizagens de pessoas com deficiência cognitivas e motoras. Supervisora de estágio e voluntária em projetos sociais. Advogada (não atuante, OAB/RS 101350) presta assistência jurídica paralegal principalmente na temática de políticas educacionais/inclusão. Membro da Associação de Psicopedagogia do Rio Grande do Sul – ABPp/RS.

E-mail: lfesi@terra.com.br

Sumário

Prefácio……………………………………………………………………………………….. 15

Apresentação……………………………………………………………………………… 23

PERCURSANDO NAS TRAMAS DO SABER……………………………. 27

A Constituição do Aprender

e a Relação Familiar…………………………………………………………. 29

Fernanda Torzeczki Trage

Os Contos de Fadas e a

Relação com o Aprender………………………………………………… 37

Maria de Fátima Royes Terroso

Um Caso para ser Lembrado: Fausto16………………………. 47

Carolina Abichéquer, Luciana Ferreira da Silva

Família: quando a intolerância

afeta a aprendizagem……………………………………………………… 61

Adriana Pilger Klering

A Família Hipossuficiente em

Interface ao Não Aprender……………………………………………. 77

Elisiane Camargo Pereira, Luciana Ferreira da Silva

Sintomas Manifestados na Aprendizagem

por Crianças e Adolescentes Vítimas

de Abuso Sexual………………………………………………………………. 89

Karine Pires Fauri de Oliveira

O Papel do Psicopedagogo no

psicopedagogia percursos.indd 13 11/05/2018 16:10:40

Atendimento de Crianças com

Transtorno do Espectro Autista…………………………………….. 99

Sionara Camargo Campos

Psicopedagogia no Ensino Superior:

Que espaço é esse?…………………………………………………………. 113

Jéssica de Marco, Rosanita Moschini Vargas

O Psicopedagogo no Ambiente

Corporativo: (re)velando espaços…………………………………. 125

Maríndia Dias Barbosa

MODALIDADES CLÍNICAS: ESTUDOS DE CASO…………………… 145

A Menina que Escondia Maçãs……………………………………… 147

Luciana Ferreira da Silva

Aurora uma Grande Menina: as modalidades

ensinantes impressas no aprender………………………………. 159

Rosanita Moschini Vargas

DAS TRAMAS, ENREDOS E TECERES……………………………………… 171

Minha Trajetória no Institut AVUÍ…………………………………. 173

Olíbia Vieira

Informação adicional

Peso 0,300 kg
Dimensões 14 × 21 × 3 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?