Psicopedagogia clínica e institucional

R$78,00

ISBN 978-85-7854-423-2

Organizadores: Luciana Queiroz Bem Portela e Cleison Luiz Rabelo

Formato: 14x21cm

265 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2018

Resumo:

Este livro oferece conhecimentos para a prática psicopedagógica, auxiliando o psicopedagogo a refletir sobre suas ações de avaliar e intervir no processo de aprendizagem. Traz considerações a partir da articulação de profissionais de áreas diversas que atuam na aprendizagem, visando subsidiar o profissional da Psicopedagogia, que busca aprimorar-se, com o objetivo de fundamentar a sua atuação, seja na clínica ou na instituição.

Eis, nesta obra, temas pertinentes à Psicopedagogia cuja intenção é que o psicopedagogo amplie seus conhecimentos em torno da aprendizagem sobre diferentes sujeitos e contextos.

O psicopedagogo visa buscar respaldo teórico para intervir com os aprendizes que apresentam dificuldades em seu processo de aprendizagem. Encontram-se neste livro textos elaborados por profissionais que possibilitam a articulação de várias áreas do conhecimento e que permitem aos psicopedagogos compreender a necessidade de buscar subsídios para uma intervenção com o aprendiz, com o intuito de identificar os fatores que desencadeiam as dificuldades de aprendizagem e como estas se manifestam, enfatizando estratégias para buscar soluções.

As reflexões e os conhecimentos sistematizados nesta obra são de profissionais educadores, psicopedagogos, observadores, questionadores e, sobretudo, pesquisadores em Psicopedagogia, cuja proposta em escrever tem o objetivo de reunir vivências diversas e apresentar temas relacionados com a fundamentação teórica e prática da Psicopedagogia.

Os autores apresentam a compreensão do fenômeno da aprendizagem de forma a integrar as várias áreas do conhecimento, considerando as diferentes abordagens. É na interdisciplinaridade, pela junção de esforços de diversos especialistas, que se busca, neste livro, compreender a aprendizagem humana e seus desdobramentos na clínica e na instituição.

Categoria:

Descrição

Currículo dos organizadores:

Luciana Queiroz Bem Portela

Psicopedagoga e arteterapeuta com formação em Psicanálise. Supervisora psicopedagógica. Gestora da Firmato Desenvolvimento Humano e Organizacional. Membro titular da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp) Nacional. Presidente da ABPp, Seção Ceará. Professora em Cursos de Pós-Graduação. Prática Clínica e Institucional. Coautora dos livros: “Estudos de Caso em Psicopedagogia – da escuta à escrita” (ABPp publicado pela Wak Editora – 2015) e “Supervisão Psicopedagógica – Da Reflexão à Ação” (Wak Editora – 2017).

Cleison Luís Rabelo

Mestre em Educação e Filosofia. Arte-educador. Arteterapeuta. Psicopedagogo. Pedagogo. Especialista em Docência do Ensino Superior, Gestão Escolar. Personal Life Coach. Gestor da Faculdade Regional Jaguaribana (FRJ) e da Faculdade Plus.

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO

1. BRINCAR PARA SER FELIZ E APRENDER

Angela Cristina Munhoz Maluf

2. ARTETERAPIA – PROCESSO, SENTIMENTOS, EMOÇÕES

Cleison Luiz Rabelo, Edenice Maria da Silva, Maria Euda Barbosa

3. ABORDAGEM SISTÊMICA DA FAMÍLIA E A AÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

Luciana Queiroz Bem Portela, Wanessa Jheniffer Firmino da Silva, Isabel Cristina Soares do Nascimento

4. PSICOPEDAGOGIA E PSICOMOTRICIDADE: INTERFACES PARA UMA PRÁTICA CLÍNICA

Ana Carolina Ferreira de Mendonça

5. CONTRIBUIÇÕES DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA CLÍNICA PSICOPEDAGÓGICA.

Maria de Angelica Pires de Souza

6. LIDERANÇA NA ESCOLA ATUAL

José Airton de C. Bezerra

7. REFLEXÕES SOBRE INCLUSÃO E PRINCÍPIOS DA PSICANÁLISE

Raimunda Cid Timbó, Maria Angelica Pires de Souza, Maria Stela Oliveira Costa

8. CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE NO CONTEXTO DA PSICOPEDAGOGIA

Raimunda Cid Timbó

9. PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM: DIFICULDADES OU TRANSTORNOS?

Geraldo Lemos da Silva

10. FUNDAMENTOS BIOPSICOSSOCIAIS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Nora Cavaco

11. AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO ESPAÇO CLÍNICO

Luciana Queiroz Bem Portela, Otília Damaris Queiroz

12. DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Liana Nise Martins Albuquerque

13. REFLEXÕES SOBRE ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NA ESCOLA INCLUSIVA

Maria Angelica Pires de Souza

14. PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL: PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA, OUTROS CAMPOS E POSSIBILIDADES

Luciana Queiroz Bem Portela , Suely Fermon de Morais Oliveira

Informação adicional

Peso 300 g
Dimensões 14 × 21 × 3 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?